Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais

Autores

  • Rogério Feitosa Barros Universidade Federal de Rondônia
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França Universidade Federal de Rondônia
  • Wendell Fiori de Faria Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos., Educação Popular., Direitos Humanos.

Resumo

Avanços impulsionados pelas lutas populares sugerem a necessidade de um debate em prol de uma formação que atenda à realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, este estudo teve por objetivo analisar como a formação dos alunos da EJA pode contribuir para a sua participação ativa nas questões sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2018 a 2019. Em relação ao tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, dessa forma foram criadas categorias a priori e a posteriori em consonância com os objetivos da pesquisa e de acordo com a similaridade das respostas dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores da EJA, de escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Velho-RO. Os resultados evidenciaram que o conhecimento sistematizado poderá proporcionar aos alunos da EJA a participação ativa em situações que envolvam seus direitos e deveres. Nessa perspectiva, conclui-se que é necessário que a formação destes se efetive com a problematização dos conteúdos, alinhada à realidade sociocultural real dos alunos e com a melhoria das condições materiais de trabalho nessa modalidade de ensino.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Feitosa Barros, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

Rosângela de Fátima Cavalcante França, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Departamento de Educação (DECED) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

Wendell Fiori de Faria, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor do Departamento de Educação (DECED) e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

Referências

ARROYO, M. G. A Educação básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez e Sara Bahia dos Santos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C. R. Algumas ideias para pensar uma educação centrada na pessoa e destinada a se estender por toda a sua vida. In: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Parecer 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pdf/PCB11_2000.pdf>. Acesso em: 21 mar 2018.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral, 2013.

CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº. 55, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Centauro, 2001.

FREIRE, P. Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

GADOTTI, M. Educação de jovens e adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GADOTTI, M. Educação de adultos como direito humano. EJA em debate, ano 2, nº 2. Florianópolis, 2013.

GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JEFFREY D. C. et al. A Legislação Educacional e o conceito de qualidade na Educação de Jovens e Adultos: princípios e orientações. Revista Exitus, v. 03 n. 02, Jul/dez, 2013.

RUMMERT, S. M. Formação continuada dos educadores de jovens e adultos: Desafios e perspectivas. In: SOARES, L. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, SECAD/MEC/UNESCO, 2006.

UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: UNESCO, 1998.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

BARROS, R. F.; FRANÇA, R. de F. C. .; FARIA, W. F. de . Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020111, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1478. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos