Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais

Autores

  • Rogério Feitosa Barros Universidade Federal de Rondônia
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França Universidade Federal de Rondônia
  • Wendell Fiori de Faria Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos., Educação Popular., Direitos Humanos.

Resumo

Avanços impulsionados pelas lutas populares sugerem a necessidade de um debate em prol de uma formação que atenda à realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, este estudo teve por objetivo analisar como a formação dos alunos da EJA pode contribuir para a sua participação ativa nas questões sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2018 a 2019. Em relação ao tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, dessa forma foram criadas categorias a priori e a posteriori em consonância com os objetivos da pesquisa e de acordo com a similaridade das respostas dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores da EJA, de escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Velho-RO. Os resultados evidenciaram que o conhecimento sistematizado poderá proporcionar aos alunos da EJA a participação ativa em situações que envolvam seus direitos e deveres. Nessa perspectiva, conclui-se que é necessário que a formação destes se efetive com a problematização dos conteúdos, alinhada à realidade sociocultural real dos alunos e com a melhoria das condições materiais de trabalho nessa modalidade de ensino.   

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Biografia do Autor

Rogério Feitosa Barros, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

Rosângela de Fátima Cavalcante França, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Departamento de Educação (DECED) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

Wendell Fiori de Faria, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor do Departamento de Educação (DECED) e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil. 

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

BARROS, R. F.; FRANÇA, R. de F. C. .; FARIA, W. F. de . Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020111, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1478. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos