Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de Estágio do curso de Fisioterapia

Autores

  • Dalianne Lobo da Costa Universidade Federal de Rondônia
  • Rosângela França Universidade Federal de Rondônia
  • José Lucas Bueno Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1473

Palavras-chave:

Formação docente., Supervisor de estágio de Fisioterapia, Ensino Superior

Resumo

Os contextos de atuação da área de Saúde exigem profissionais com formação generalista, conhecimentos técnico-científicos, postura ética, práticas humanizadas e com visão crítico-reflexiva. Partindo dessa premissa, esta pesquisa visou analisar a formação pedagógica do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia, em Porto Velho/RO e as contribuições desse profissional para a formação dos fisioterapeutas, envolvendo também aspectos atinentes à identidade docente e à profissionalização. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa, realizada em duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Os resultados apontaram que a formação pedagógica para a supervisão de estágio se dava pela “autorreflexão da prática diária da preceptoria”, no acompanhamento do contato direto dos estudantes com os pacientes, pelos exemplos dos professores que tiveram ao longo do processo de escolarização e pelas semanas pedagógicas, que ocorriam esporadicamente ou semestralmente nas IES. Mediante tais resultados, conclui-se que é necessário uma ressignificação pessoal, política e social acerca da importância e consequências da formação pedagógica do docente da área da Saúde do Ensino Superior, principalmente, do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia, para haver a institucionalização do comprometimento com a formação crítica e humanizada dos egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalianne Lobo da Costa, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil

Rosângela França, Universidade Federal de Rondônia

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico da UNIR, Porto Velho-RO, Brasil. 

José Lucas Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Acadêmico da UFTM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da UNIR. Coordenador do Departamento de Educação da UFTM, Uberaba - MG, Brasil

Referências

ALMEIDA, M. I. Formação de professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Ed. Cortez, 2012.

BRANT, Victoria M.R. (Org.), O porquê e o para quê de um seminário sobre formação pedagógica de preceptores. In: Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora: Ed. Juiz de Fora, 2011. p. 5 -10.

BRASIL, lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Ministério da Saúde. Aderência dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e odontologia às diretrizes curriculares nacionais. Brasília: 2006.

BRZEZINSKI, I. (org.) Profissão professor: Identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano editora, 2002.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FORMOSINHO, J. Formação de professores - Aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformação. In: PIMENTA, S. G., ALMEIDA, M.I. (org.) Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J.C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisas: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, S. G., ALMEIDA, M.I.(org.) Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. 2ª Ed. rev., São Paulo: Summus, 2012.

PERRENOUD, P. Competências para ensinar no século XXI: A formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PIMENTA, S. G., ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.

VEIGA, I. P. A. A docência na Educação Superior e as didáticas especiais: campos em construção, Rev. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 455-464, set./dez. 2011.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Ed. Artimed, 2007.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

COSTA, D. L. da; FRANÇA, R. de F. C. .; BUENO, J. L. P. . Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de Estágio do curso de Fisioterapia. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020094, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1473. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1473. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)