ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: avanços e desafios em uma universidade pública na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2226

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Educação superior, UFOPA

Resumo

Este artigo tem como questão problematizadora: quais os desafios e/ou avanços da política de assistência estudantil (AE) por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto de uma universidade federal no interior da Amazônia? E devido esta pergunta se buscou saber: Qual o perfil dos beneficiários atendidos pela AE no período de 2017 a 2020? Qual a percepção de estudantes sobre a AE em seu desempenho acadêmico? E quais os desafios e avanços da AE na implementação do PNAES a partir dos estudantes e dos documentos institucionais? A investigação é descritiva, do tipo estudo de caso, desdobrada em bibliográfica, documental e empírica, cujo lócus foi a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus sede em Santarém. No estudo empírico foi aplicado questionário eletrônico (survey) aos estudantes que receberam auxílio permanência entre 2017 a 2020, sendo que 75 questionários respondidos compuseram a amostra do estudo. Quanto aos resultados, o perfil dos estudantes indica tratar-se de um grupo com prevalência do gênero feminino (68%), com a maioria na faixa dos 19 a 25 anos (64%) e (68%) deles se auto identificam pardos. Dentre os participantes da pesquisa, 77% concordam que sem os auxílios estudantis teriam dificuldades para se manter estudando. Quanto aos avanços do PNAES na instituição, estes se revelam nas normatizações dos documentos oficiais e os desafios estão, principalmente, no acompanhamento e na avaliação dos auxílios disponibilizados aos estudantes.

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Biografia do Autor

Helana Miranda da Cruz Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Pedagoga lotada na Pró-reitoria de Gestão estudantil (PROGES) da UFOPA. Membro pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutorado em Psicologia (IP/USP), com estágio na Universidade de Havana (HU/Cuba), doutora em Educação (URV-ES/FE-USP). Psicóloga, Pedagoga e Licenciada em Educação Física. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lotada no Instituto de Ciências da Educação. Docente permanente dos programas de pós-graduação: Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) e Mestrado acadêmico PPGSAQ. Líder do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

Luís Alípio Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pedagogo lotado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Membro pesquisador do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

GOMES, H. M. da C.; BRASILEIRO, T. S. A. .; GOMES, L. A. . ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: avanços e desafios em uma universidade pública na Amazônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023023, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2226. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2226. Acesso em: 27 jun. 2024.

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Artigos