A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional

Autores

  • Antônio Carlos Maciel

Resumo

O Artigo analisa três pressupostos político-ideológicos do gestor escolar como condição sine qua non para tomadas de decisão crítica diante das chamadas políticas de inclusão socioeducacional do governo brasileiro. Utilizando-se da análise histórica, o estudo, com base em autores que dissecaram a natureza da sociedade capitalista e de suas revoluções, demonstra como foi construída a natureza correspondente da escola pública burguesa e, em função disso, sugere três pressupostos para um posicionamento crítico do gestor educacional frente às políticas de inclusão: a opção intransigente pela escola pública, a rejeição da escola pública existente e a inclusão da escola pública na transição do fordismo para a sociedade digital. Embasado por tal concepção, o próprio autor se posiciona acerca das políticas de inclusão do governo brasileiro.

 

Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional. Inclusão socioeducacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

MACIEL, A. C. A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 55–66, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)