Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico

Autores

  • Antônio Carlos Maciel

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID530

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor a trajetória epistemológica da definição do conceito de politecnia como princípio pedagógico e explicar porque é o fundamento determinante da educação integral politécnica. Analisa a concepção marxiana de educação comparando as versões em língua francesa, inglesa, portuguesa e brasileira (MARX, 1976, 1982, 1983, 1996), bem como algumas das mais importantes obras brasileiras sobre o tema (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009), passando por Manacorda (2010) para demonstrar a importância, mas, ao mesmo tempo, os limites do conceito de trabalho como princípio educativo. O resultado do estudo aponta para a necessidade de: a) atualizar a concepção marxiana de educação; b) complementar o trabalho como princípio educativo com a politecnia como princípio pedagógico; c) operacionalizar a prática pedagógica pela formulação da politecnia como princípio pedagógico; d) demonstrar a educação integral politécnica, da educação infantil à universidade, como alternativa às propostas pedagógicas de educação escolar estatal.

 

Palavras-chave: Politecnia. Princípio Educativo. Princípio Pedagógico.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

MACIEL, A. C. Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 85–110, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID530. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/530. Acesso em: 10 maio. 2024.

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