E quando as crianças com cinco anos chegam a escola?

Autores

  • Bianca Santos Chisté
  • Elaine Gracia de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1020

Resumo

Este estudo tem como intenção apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida de 2015 a 2016, na qual se investigou como acontece a inserção das crianças com 05 anos de idade no ensino fundamental. A investigação realizada em uma escola pública do município de Rolim de Moura caracterizou-se como um estudo de caso e teve como instrumentos de produção de dados a análise documental, a observação em sala de aula, e as entrevistas realizadas com duas professoras do Ciclo Básico de Alfabetização. Fundamentadas em Leite (2011), Kohan (2007), Kramer (2006), Barbosa (2006) entre outros, procuramos discutir neste artigo, sobre a infância e suas singularidades, a partir das implicações da inserção das crianças pequenas no ensino fundamental. As discussões indicam a necessidade de pensarmos a educação da criança, a partir do lugar da infância e da própria criança.

 

Palavras-chave: Legislação. Infância. Criança. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CHISTÉ, B. S.; OLIVEIRA, E. G. de. E quando as crianças com cinco anos chegam a escola?. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 406–433, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1020. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos