Participação de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física

Autores

  • Amanda Machado Teixeira
  • Mauren Lúcia de Araújo Bergmann
  • Jaqueline Copetti

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1017

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar se os estudantes com Síndrome de Down de um município da Fronteira oeste do RS participam das aulas de Educação Física, descrevendo como ocorre esta participação, e de que forma os pais/responsáveis e os professores de Educação Física desses alunos entendem e contribuem para o processo inclusivo dos mesmos, nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, participaram do estudo quatro estudantes com Síndrome de Down de duas escolas públicas e uma privada, quatro pais/responsáveis e três professoras de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os participantes do estudo, bem como, empregada observação sistemática das aulas, de forma direta e não participante, para aqueles estudantes que participavam das aulas de Educação Física. Verificou-se que apenas duas estudantes, matriculadas em instituição privada de ensino, frequentam as aulas de Educação Física, mas essa participação não ocorre de forma efetiva. Ainda, identificou-se que a abordagem do professor de Educação Física e a escolha dos conteúdos, contribuem para a não participação do estudante com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física escolar. Frente à realidade encontrada, percebe-se que ainda existem muitas barreiras para que a participação de estudantes com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física aconteça de forma efetiva.

 

Palavras-chave: Educação Física escolar. Síndrome de Down. Educação Inclusiva.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

TEIXEIRA, A. M.; BERGMANN, M. L. de A.; COPETTI, J. Participação de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 319–346, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1017. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos