Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil

Autores

  • Luciane Santorum Fredrich
  • Isabel Cristina Machado de Lara

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1026

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa desenvolvida em um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Tem como objetivo analisar a utilização de jogos de linguagem utilizados no ensino da Matemática na Educação Infantil. Para tanto, apoia-se teoricamente em conceitos essenciais dos estudos de Wittgenstein (2014), Condé (1998), Gottschalk (2004; 2007), Bello (2017), Bannel (2013), D’Ambrosio (2001), Lara (2001), entre outros. Metodologicamente, realiza uma Análise Textual Discursiva de questionários aplicados a 15 professoras que lecionam em uma escola municipal de Educação Infantil da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS, e observações feitas em algumas de suas aulas. Ao retratar a abordagem Matemática, as linguagens Matemáticas acessíveis às crianças e a linguagem utilizada durante as aulas, verifica que a linguagem que vem sendo utilizada pelos professores que ensinam Matemática na Educação Infantil é a linguagem utilizada no cotidiano escolar, muitas vezes em momentos específicos da rotina, como por exemplo, nas rodas de conversa. Mostra que a formação dos professores que ensinam Matemática na Educação Infantil não aborda os conceitos matemáticos com profundidade. Além disso, conclui que o brincar, as brincadeiras e os jogos, nessa fase do desenvolvimento infantil, são as estratégias mais utilizadas pelas docentes para o ensino da Matemática. Ressalta a importância de que o professor deve estar atento ao utilizar jogos de linguagem que julgue serem adequados para a Educação Infantil, pois, em alguns casos, pode estar se apropriando de termos incorretos ou constituindo uma ideia infantilizada que poderá ser considerada frágil nos anos seguintes.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos de linguagem. Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

FREDRICH, L. S.; LARA, I. C. M. de. Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 576–605, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1026. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1026. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos