APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESAFIOS DA ABORDAGEM STEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2694

Palavras-chave:

Abordagem STEM, Aprendizagem significativa, Ensino de ciencias e matematica

Resumo

Na sociedade actual, os desafios de mudanças sistemáticas levam-nos a reflectir sobre a actividade docente com vista a adopção de abordagens contextualizadas e interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes de forma significativa. O presente trabalho de natureza qualitativa versa sobre as possibilidades de integração da abordagem STEM (ciências, tecnologias, engenharia e matemática), para estimular a criatividade e a inovação na sala de aulas de Ciências e Matemática no contexto moçambicano. Este estudo visa a compreensão de novas formas de ensino e aprendizagem, de modo a desenvolver a aprendizagem significativa com a aplicação da abordagem STEM, numa dimensão de abordagem integrada.  O estudo mostra que a integração da abordagem STEM em Moçambique ainda enfrenta vários desafios dentre eles a integração curricular e sua implementação, formação de professores de ciências e matemática, orientados na abordagem STEM, escassez de recursos educacionais e infraestruturas adequadas. Estes desafios podem dificultar o desenvolvimento de habilidades práticas de ensino assim como limitar as oportunidades de aprendizagem dos alunos nas aulas de Ciências e Matemática.

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Biografia do Autor

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professora da graduação na Academia Militar Marechal Samora Machel, em Moçambique. Actualmente a realizar Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Damasco Rocha Mateus Chalenga, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professor da graduação na Universidade Rovuma (UniRovuma). Actualmente a realizar Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Vital de Melo Lopes Napapacha, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professor da graduação na Universidade Rovuma (UniRovuma). Actualmente a realizar Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Visitante na Universidade Rovuma (UniRovuma), em Moçambique. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- 1D.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

GUIRAGUIRA, E. M. J.; CHALENGA, D. R. M.; NAPAPACHA, V. de M. L.; NUNES, C. P. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESAFIOS DA ABORDAGEM STEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM MOÇAMBIQUE. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024036, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2694. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2694. Acesso em: 21 nov. 2024.

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