APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESAFIOS DA ABORDAGEM STEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2694Palavras-chave:
Abordagem STEM, Aprendizagem significativa, Ensino de ciencias e matematicaResumo
Na sociedade actual, os desafios de mudanças sistemáticas levam-nos a reflectir sobre a actividade docente com vista a adopção de abordagens contextualizadas e interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes de forma significativa. O presente trabalho de natureza qualitativa versa sobre as possibilidades de integração da abordagem STEM (ciências, tecnologias, engenharia e matemática), para estimular a criatividade e a inovação na sala de aulas de Ciências e Matemática no contexto moçambicano. Este estudo visa a compreensão de novas formas de ensino e aprendizagem, de modo a desenvolver a aprendizagem significativa com a aplicação da abordagem STEM, numa dimensão de abordagem integrada. O estudo mostra que a integração da abordagem STEM em Moçambique ainda enfrenta vários desafios dentre eles a integração curricular e sua implementação, formação de professores de ciências e matemática, orientados na abordagem STEM, escassez de recursos educacionais e infraestruturas adequadas. Estes desafios podem dificultar o desenvolvimento de habilidades práticas de ensino assim como limitar as oportunidades de aprendizagem dos alunos nas aulas de Ciências e Matemática.
Downloads
Referências
BACICH, L.; HOLANDA, L. Educação STEAM: Reflexões sobre a implementação em sala de aula, conexões com a BNCC e a formação de professores. p. 1–43, 2022.
BATISTA, J. M.; ALVES, M.; RUFCA, R. L. STEAM na Educação Infantil: Uma prática pedagógica que fomenta o protagonismo da criança no seu processo de aprendizagem. Seminário de Inovação na Educação. 2021.
BARROS, E. M. S.; CARVALHO, G. de; COSTA, M. S; de; SILVA, M. M. da. Metodologias Ativas No Ensino Superior. Trabalho & Educação, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 235–237, 2021. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos18/8926111.pdf. Acesso em: 7 set. 2023.
CORRÊA, M. L. B. A abordagem pedagógica com o STEM no ensino de biologia. In: Jornada de Extensão, 19, 1 a 4 out. 2018. Anais... Ijuí: Unijuí, 5f.
CORREIA, A. I. F. Animais Inimaginários: um projeto STEAM-based no 2o Ciclo do Ensino Básico. 2021. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/3008/1. Acesso em: 7 set. 2023.
FUHR, R. C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. V Congresso Nacional de Educação. Anais. Olinda, PE. 2018.
GLASSER, W. Teoria da escolha: Uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2021.
GAROFALO, D. O que é o ensino STEM e como aplicá-lo em sala de aula?. [s. l.] p. 1–9, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula#. Acesso em: 7 set. 2023.
LORENZIN, M. P. Sistemas de actividade, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM. 2019.174f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Ciências) – Universidade de São Paulo, 2019.
LORENZIN, M. P.; ASSUMPÇÃO, C. M.; RABELLO, M. Metáforas Mecânicas: Uma proposta STEAM para o ensino de ciências. In: 6 Congresso Pesquisa do Ensino educação e tecnologia: revisitando a sala de aula. São Paulo: CONPE, 2016, p. 1-14.
MAIA, D. L; CARVALHO, R. A. de; APPELT, V. K. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v.17, n. 49, p. 68-88, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536. Acesso em: 7 set. 2023.
MCTES. Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM & Mecanismo de Implementação. Maputo. 2022.
MOREIRA, M. A. O ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.
MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos: A Teoria da Aprendizagem Significativa. 2.ed. Porto Alegre. 2016.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Instituto de Física – UFRGS, Porto Alegre – RS, 2012.
NADELSON, L. S.; SEIFERT, A. L. Integrated STEM defined: Contexts, challenges, and the future. The Journal of Educational Research, v. 110, n. 3, p. 221-223, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/00220671.2017.1289775. Acesso em: 7 set. 2023.
PUGLIESE, G. O. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2017.
RÍORDÁIN, M. N.; JOHNSTON, J.; WALSHE, G. Making mathematics and science integration happen: key aspects of practice. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 47, n. 2, p. 233-255, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0020739X.2015.1078001. Acesso em: 6 set. 2023.
ROBERTO, G. R. D.; ROYER, M. R.; ZANATTA, S. C.; CARVALHO, H. A. P. O uso da educação STEAM para promover a aprendizagem Matemática e conscientização ambiental. Revista Valore, Volta Redonda, 6 (Edição Especial): p. 746-760, 2021. DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021846746-760. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/846/596. Acesso em: 6 set. 2023.
ROSS, R.; WHITTINGTON, J.; HUYNH, P. LaserTag for STEM Engagement and Education. IEEE Access, v.5, 2017.
SANTOS, J. dos S. dos; SILVEIRA, A. Formação de formadores e formação piloto de professores de Matemática com o GeoGebra em contexto STEAM. Sensos-e, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 88–100, 2021. DOI: 10.34630/sensose.v8i1.3805. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3805. Acesso em: 6 set. 2023.
SANTOS, J dos S. dos; SILVEIRA, A.; LAVICZA, Z. Abordagem STEAM e GeoGebra - Aprendizagem e ensino das Ciências na formação de professores de Cabo Verde. Sensos-e, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 58–71, 2022. DOI: 10.34630/sensose.v9i2.4302. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4302. Acesso em: 6 set. 2023.
THIBAUT, L. et al. Integrated STEM Education: A Systematic Review of Instructional Practices in Secondary Education. European Journal of STEM Education. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emília Maria José Guiraguira, Damasco Rocha Mateus Chalenga, Vital de Melo Lopes Napapacha, Claudio Pinto Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).