A FORMAÇÃO INICIAL E OS SENTIDOS DA PERMANÊNCIA NAS POLÍTICAS ESTUDANTIS DA UFAL
Palavras-chave:
Permanência, Política estudantil, UfalResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos da permanência na política estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no que se refere as questões materiais e simbólicas. O estudo parte da seguinte problematização: Até que ponto as ações materiais que perfazem a Política Estudantil da Ufal, dialoga com a dimensão simbólica da permanência? Metodologicamente organizou-se em torno da abordagem qualitativa, com o foco na pesquisa bibliográfica e recorreu também, aos pressupostos da técnica análise documental. Os documentos oficiais analisados demostraram a intersetorialidade por meio da inter-relação de diferentes programas que visam subsidiar a trajetória do/a estudante pela universidade buscando garantir apoio que abrange a área financeira e pedagógica, tentando estabelecer diálogo entre as questões materiais e simbólicas, que denotam que a universidade apresenta indícios para uma permanência dos/as estudantes que se constitua além do “ficar”.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert C., BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
BRASIL. Decreto 7.234 de 2010 - Plano Nacional de Assistência Estudantil, 2010.
BRASIL. Decreto nº 6.096 de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.
CARMO, Gerson Tavares.; CARMO, Cyntia Tavares. A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, n. 22, v.63, 2014.
CARMO, Gerson. A sala de aula sob outro paradigma: ensaios sobre o permanecer de alunos com alunos e para alunos do Ensino Superior Público. Campo dos Goytacazes – RJ: Encontrografia, 2020.
CARMO, Gerson; ARÊAS, Carlos Artur Carvalho; ARÊAS, Heise Cristine Aires. Ensaio: luzes e sombras sobre o objeto permanência na educação. In.: Raízes investigativas II: a gramática da permanência na educação. Marinaide Freitas; Gerson Tavares do Carmo; Paulo Marinho; Jailson Costa da Silva; Andresso Marques Torres [Orgs.]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 334p. 16 x 23 cm.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia – EDUFBA, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
HERINGER, Rosana Rodrigues; HONORATO, Gabriela. Elementos para uma análise dos estudantes cotistas e bolsistas no curso de pedagogia da UFRJ. Cadernos CRH, salvador, v. 28, 2015.
LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.
NÓVOA, A., & ALVIM, Y. (Col.). (2022). Escolas e Professores proteger, transformar, valorizar. SEC/IAT
REIS, Dyane Brito. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ações afirmativas. 2009. 214 f Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 2009.
REIS, Dyane. O Significado de permanência: explorando possibilidades a partir de Kant. In: CARMO, G. T. Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016.
SOUZA E SILVA, Jailson de. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2018.
UFAL, Instrução Normativa 07/2018. Dispõe sobre o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico no âmbito do Programa de Assistência Estudantil da Proest.
UFAL, Instrução Normativa 03/2021. Dispõe sobre o Apoio Financeiro (bolsas) no âmbito do Programa de Assistência Estudantil da Proest.
UFAL, Universidade Federal de Alagoas. 2007. Projeto Reuni da Universidade Federal de Alagoas.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Karla Loureiro da Silva, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Claudio Pinto Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








