A FORMAÇÃO INICIAL E OS SENTIDOS DA PERMANÊNCIA NAS POLÍTICAS ESTUDANTIS DA UFAL

Autores

Palavras-chave:

Permanência, Política estudantil, Ufal

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos da permanência na política estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no que se refere as questões materiais e simbólicas. O estudo parte da seguinte problematização: Até que ponto as ações materiais que perfazem a Política Estudantil da Ufal, dialoga com a dimensão simbólica da permanência? Metodologicamente organizou-se em torno da abordagem qualitativa, com o foco na pesquisa bibliográfica e recorreu também, aos pressupostos da técnica análise documental. Os documentos oficiais analisados demostraram a intersetorialidade por meio da inter-relação de diferentes programas que visam subsidiar a trajetória do/a estudante pela universidade buscando garantir apoio que abrange a área financeira e pedagógica, tentando estabelecer diálogo entre as questões materiais e simbólicas, que denotam que a universidade apresenta indícios para uma permanência dos/as estudantes que se constitua além do “ficar”.

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Biografia do Autor

Ana Karla Loureiro da Silva, Difort/CNPq

Doutoranda e mestra em educação, pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Pesquisadora dos grupos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq).

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da Pós-graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal), líder do grupo Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq), membro do Fórum de EJA  (Faeja), Curadora da rede internacional café com Paulo Freire. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3659-4165. E-mail: naide12@hotmail.com

Claudio Pinto Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- 1D.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1514-6961. E-mail: claudionunesba@hotmail.com.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

SILVA, A. K. L. da; FREITAS, M. L. de Q. .; NUNES, C. P. A FORMAÇÃO INICIAL E OS SENTIDOS DA PERMANÊNCIA NAS POLÍTICAS ESTUDANTIS DA UFAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025051, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2933. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2933. Acesso em: 12 dez. 2025.

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