NEOLIBERALISMO, IDEB E QUALIDADE EDUCACIONAL: ressonâncias em produções científicas (2017-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2220

Palavras-chave:

IDEB, Qualidade da Educação, Neoliberalismo

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa que teve como objetivo perscrutar a relação estabelecida entre o IDEB enquanto um instrumento de verificação da qualidade, ou como um dispositivo de responsabilização educacional. Para atender ao proposto, fez-se um estudo sobre o neoliberalismo e sua influência nas políticas educacionais, em particular, sua ressonância com o índice do IDEB como instrumento de medida da qualidade da educação. Efetivou-se, para tanto, uma pesquisa bibliográfica em produções científicas (teses e dissertações) com publicação no ‘Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)’. A seleção do corpus para análise ocorreu por meio de um recorte temporal entre os anos de 2017 a 2019, tendo como seleção final um total de 4 (quatro) dissertações. As análises foram cometidas com base na teoria foucaultiana da Análise do Discurso (AD). Conforme evidenciado, nota-se um movimento que encaminha o IDEB a uma direção oposta ao que se propõe realizar, de divulgar um resultado que aponte a qualidade da educação. Os discursos das produções científicas revelam a faceta mercadológica do índice, sendo reconhecido pelos atores educacionais apenas como um número, um rótulo de classificação/ranqueamento a serviço da meritocracia. Constata-se, portanto, sua vertente não como um mecanismo de diagnóstico, e sim, de um produto do sistema neoliberal que exige e condiciona a educação para ‘produção’ de sujeitos que respondam a lógica concorrencial, isto é, atuando de forma eficiente e oferecendo respostas eficazes ao mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES).

Ciclene Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Adjunta IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES).

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). 

Referências

AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 53, p. 267-284, abr./jun. 2013.

CARDOZO, E. N. R. “Escolas de qualidade” da rede pública municipal de educação de Belém/PA segundo o IDEB: que qualidade é esta?. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Universidade Federal do Pará, Bélem-PA, 2018.

CASASSUS, J. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a segmentação social. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 09, p. 71-78, mai./ago., 2009.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Série Documental: Textos para Discussão, Brasília-DF, v. 24, n. 22, p. 5-34, 2007.

FERREIRA, L. A. Intencionalidade e influências das avaliações em larga escala no trabalho de docentes de duas escolas da rede municipal de Uberlândia-MG. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 2018.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, npo. 1ve9m7-b2r2o3/,2 n0o0v1embro/ 2001.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução e organização de Roberto Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008b.

GARCIA, L. T. S.; NASCIMENTO, L. B. O Estado-avaliador e a construção do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). In: CASTRO, A. M. D. A.; FRANÇA, M. Política educacional: contextos e perspectivas da educação brasileira. Brasília: Liber Livro, 2012. p. 93-122.

KLEIN, D. H. IDEB e maquinarias: a produção, a quantificação e a expressão da qualidade da educação brasileira. 2017. 190 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2017.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, C. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. Tradução de Márcia Pereira Cunha. Nilton Ken Ota. São Paulo: Elefante, 2020.

MENDES, D. A. A gestão educacional na interface do IDEB e das avaliações externas: uma análise a partir das percepções de egressos do Programa Nacional Escolas de Gestores. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana-MG, 2018.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução Marcelo Duarte. Porta Alegre: Sulina, 2011.

SANTOS, J. R. R. Implicações dos resultados das avaliações em larga escala nos mecanismos de gestão escolar adotados por escolas municipais. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2018.

VEIGA-NETO, A. Teoria e método em Michel Foucault (im)possibilidades. Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, v. 34., p. 83–94, set./dez. 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

FERNANDES, M. B. .; SILVA, C. A. da; SOUZA, A. S. . NEOLIBERALISMO, IDEB E QUALIDADE EDUCACIONAL: ressonâncias em produções científicas (2017-2019) . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023043, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2220. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê