NEOLIBERALISMO, IDEB E QUALIDADE EDUCACIONAL: ressonâncias em produções científicas (2017-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2220

Palavras-chave:

IDEB, Qualidade da Educação, Neoliberalismo

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa que teve como objetivo perscrutar a relação estabelecida entre o IDEB enquanto um instrumento de verificação da qualidade, ou como um dispositivo de responsabilização educacional. Para atender ao proposto, fez-se um estudo sobre o neoliberalismo e sua influência nas políticas educacionais, em particular, sua ressonância com o índice do IDEB como instrumento de medida da qualidade da educação. Efetivou-se, para tanto, uma pesquisa bibliográfica em produções científicas (teses e dissertações) com publicação no ‘Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)’. A seleção do corpus para análise ocorreu por meio de um recorte temporal entre os anos de 2017 a 2019, tendo como seleção final um total de 4 (quatro) dissertações. As análises foram cometidas com base na teoria foucaultiana da Análise do Discurso (AD). Conforme evidenciado, nota-se um movimento que encaminha o IDEB a uma direção oposta ao que se propõe realizar, de divulgar um resultado que aponte a qualidade da educação. Os discursos das produções científicas revelam a faceta mercadológica do índice, sendo reconhecido pelos atores educacionais apenas como um número, um rótulo de classificação/ranqueamento a serviço da meritocracia. Constata-se, portanto, sua vertente não como um mecanismo de diagnóstico, e sim, de um produto do sistema neoliberal que exige e condiciona a educação para ‘produção’ de sujeitos que respondam a lógica concorrencial, isto é, atuando de forma eficiente e oferecendo respostas eficazes ao mercado.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES).

Ciclene Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Adjunta IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES).

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Brasil, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar; Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC); Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). 

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

FERNANDES, M. B. .; SILVA, C. A. da; SOUZA, A. S. . NEOLIBERALISMO, IDEB E QUALIDADE EDUCACIONAL: ressonâncias em produções científicas (2017-2019) . Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023043, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2220. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2220. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê