EMOÇÕES E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2734Palavras-chave:
Emoções, Formação de professores, Experiência docenteResumo
Este trabalho consiste em um recorte de tese de doutorado que busca discutir as implicações das emoções na constituição docente. Foi desenvolvida uma pesquisa de viés qualitativo. A produção dos dados ocorreu a partir da experiência vivida junto a quinze estudantes em formação inicial inseridos no Programa Residência Pedagógica. Ao longo de dezoito meses, os estudantes imergiram na rotina docente e participaram de encontros de formação para compartilhamento e reflexão sobre o vivido nas escolas. Os resultados demonstram a importância de problematizar as emoções ao longo das experiências docentes durante a formação inicial, auxiliando os futuros professores a desenvolverem uma melhor compreensão de si, do trabalho docente e do contexto de intervenção.
Downloads
Referências
AMORIM FILHO, M. L. de; RAMOS, G. N. S. Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo , v. 24, n. 02, p. 223-238, jun. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902010000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2024.
ÁVILA, D. et al. A construção do “ser professor” de Educação Física de docentes em início de carreira da rede municipal de Florianópolis-SC/Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5508, 27 out. 2023. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5508. Acesso em: 15 jul. 2024.
BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. Relação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debate. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 277–283, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/94m6NnHcSRG3tDNgXSSsxBL/?lang=pt#. Acesso: 15 jul. 2024.
BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. Responsabilidade da educação física escolar: concepções dos professores que atuam na formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, p. e2029, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/7KYGgvKNXfkCfHjwwcPF9Tk/?lang=pt#ModalHowcite. Acesso em: 15 jul. 2024.
BAGNARA, I. C. O desafio político da educação física escolar na formação inicial: As ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição particular. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 38, n. 120, p. e11029, 2023. DOI: 10.21527/2179-1309.2023.120.11029. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11029. Acesso em: 19 jul. 2024.
BISCONSINI, C. R.; OLIVEIRA, A. A. B. de. O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo. Motrivivência, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 347–359, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p347. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p347. Acesso em: 22 jul. 2024.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 10 nov. 2022.
CARDOSO, I.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 523–538, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.54129. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54129. Acesso em: 23 jul. 2024.
CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S.; BOROWSKI, E. B. von. A influência da socialização sobre o percurso docente dos professores de educação física no início da carreira. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.25359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25359. Acesso em: 23 jul. 2024.
DAL-CIN, J.; REZER, R. Experiência estética e formação inicial de professores: um olhar para o campo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 1, p. 32–38, jan. 2018. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2497/1420. Acesso em 15 de jul. de 2024.
EUSSE, K. L. Gil; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 11–17, jan. 2016. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2199/1164. Acesso em 15 de jul. de 2024.
FERNANDES, M. M.; COSTA FILHO, R. A. da; IAOCHITE, R. T. Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 2, p. 219–232, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bqmdgfRJdf3wDhWYqpM4Nmj/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.
FIGUEIREDO, Z. C.; PLOTEGHER, Â. T.; ALVES, C. A. Experiências formadoras da docência em Educação Física: estudo das trajetórias dos discentes. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp. v22.54494. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54494. Acesso em: 23 jul. 2024.
FLORES, P. P. et. al. O processo de identização docente em um curso de educação física na perspectiva de seus discentes. Journal of Physical Education, v. 30, p. e3075, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/43744. Acesso em: 15 jul. 2024.
GARIGLIO, J. Â. Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física iniciantes: continuidades/descontinuidades entre a formação inicial e a iniciação à docência. Pro-Posições, v. 32, p. e20180087, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/BFNKTnyNT6S8fJ3Yfm7GwqS/?lang=pt#. Acesso em: 15 jul. 2024.
GARIGLIO, J. Â. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 11–28, dez. 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/511/587. Acesso em: 15 jul. 2024.
GONZÁLEZ-CALVO, G.; VAREA, V.; MARTÍNEZ-ÁLVAREZ, L. ‘I feel, therefore I am’: unpacking preservice physical education teachers’ emotions, Sport, Education and Society, 25:5, 543-555, 2020. DOI: 10.1080/13573322.2019.1620202.
GRIFFITHS, P.; SCARANTINO, A. Emotions in the wild: the situated perspective on emotion. In: ROBBINS, Philip; AYDEDE, Murat (eds.). The Cambridge Handbook of Situated Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 437–53.
HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Etnografía: métodos de investigación. 2 ed. Barcelona: Paidós, 1994.
LIMA, G. Al. et al. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510025, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025. Acesso em: 19 jul. 2024.
MARCON, D.; GRAÇA, A. B. dos S.; NASCIMENTO, J. V. do. Estruturantes da base de conhecimentos para o ensino de estudantes-professores de Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 776–787, jul. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n3p776. Acesso em: 15 jul. 2024.
MARTINY, L. E.; GOMES-DA-SILVA, P. N. A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado. Revista da Educação Física / UEM, v. 25, n. 1, p. 81–94, jan. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20885. Acesso em: 15 jul. 2024.
MARTINY, L.; SOUZA, I.; GOMES-DA-SILVA, P. N. “Como saber se meu mundo de ideias daria certo na prática?” O medo da docência no estágio supervisionado em educação física. Motrivivência, [S. l.], n. 40, p. 51–66, 2013. DOI: 10.5007/2175-8042.2013v25n40p51. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n40p51. Acesso em: 23 jul. 2024.
PAIVA, H. F. F. B. et al. Licenciatura em educação física e a realidade da educação básica: a percepção de futuros professores. Journal of Physical Education, v. 32, p. e3240, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/m9pMWb9h8HhKnJDZ6f8P9ZK/?lang=pt#. Acesso em: 15 jul. 2024.
PEREIRA, G. da S.; FIGUEIREDO, Z. C. C. O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação. Motrivivência, [S. l.], v. 30, n. 56, p. 62–75, 2018. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n56p62. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n56p62. Acesso em: 23 jul. 2024.
PIRES, V.; FARIAS, G. Oliveira; BATISTA, P. M. F. Construção da identidade profissional docente de estagiários em educação fí¬sica. Educación Física y Ciencia, [S. l.], v. 21, n. 4, p. e104, 2019. DOI: 10.24215/23142561e104. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCe104. Acesso em: 23 jul. 2024.
PIRES, V. et al. Identidade docente e educação física: um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 35–60, 2017. DOI: 10.21814/rpe.7415. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7415. Acesso em: 19 jul. 2024.
SCARANTINO, A. The motivational theory of emotions. In (Org.). JACOBSON, Daniel; D’Arms, Justin (Eds.), Moral psychology and human agency. New York, NY: Oxford University Press, 2014, p. 156-185.
SCARANTINO, A. Do Emotions Cause Actions, and If So How? Emotion Review. 9, p. 01-09, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1754073916679005?journalCode=emra. Acesso em: 20 out. 2023.
YONEZAWA, F. Só a alegria produz conhecimento: corpo, afeto e aprendizagem ética na leitura deleuzeana de Spinoza. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 48, p. 186–199, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p186-199. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7406. Acesso em: 26 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mauro Sérgio da Silva, Lucio Martínez Álvarez, Felipe Quintão de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).