EMOÇÕES E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2734

Palavras-chave:

Emoções, Formação de professores, Experiência docente

Resumo

Este trabalho consiste em um recorte de tese de doutorado que busca discutir as implicações das emoções na constituição docente. Foi desenvolvida uma pesquisa de viés qualitativo. A produção dos dados ocorreu a partir da experiência vivida junto a quinze estudantes em formação inicial inseridos no Programa Residência Pedagógica. Ao longo de dezoito meses, os estudantes imergiram na rotina docente e participaram de encontros de formação para compartilhamento e reflexão sobre o vivido nas escolas. Os resultados demonstram a importância de problematizar as emoções ao longo das experiências docentes durante a formação inicial, auxiliando os futuros professores a desenvolverem uma melhor compreensão de si, do trabalho docente e do contexto de intervenção.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando pelo PPGEF/UFES. Mestre em Educação Física pela UFES.  Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do Grupo Estudo e Pesquisa em Educação Física: formação docente, currículo e intervenção pedagógica (GEPEF/IFES).

Lucio Martínez Álvarez, Universidade de Valladolid

Doctor por la Universidad de Valladolid (España), licenciado en Educación Física por la Universidad Politécnica de Madrid (España) y Licenciado en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid, España). Profesor (PTUN) de la Universidad de Valladolid.

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutor pela Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduado em Educação Física pela UFES.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

SILVA, M. S. da .; ÁLVAREZ, L. M. . .; ALMEIDA, F. Q. de . EMOÇÕES E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024058, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2734. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2734. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos