O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2739Palavras-chave:
Autismo, Ensino de Matemática, Educação Básica, Educação Especial, InclusãoResumo
Este estudo, pretende tecer importantes reflexões ao investigar o uso do ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral foi investigar como professores do 3º ano do Ensino Fundamental ensinam a aritmética no ensino da Matemática para estudantes com autismo. A base teórica concentra-se nos conceitos principais de Educação Especial, com uma perspectiva inclusiva, e no ensino da Matemática para estudantes com deficiência para ensinar Matemática às crianças com TEA. Os estudos fundamentam-se em autores como Almeida (2018), Bersch (2013; 2017), Camargo (2020), Lopes et al. (2012), Mantoan (1997; 2015), Mazzotta (2011), Oliveira (2016), Sassaki (2009) e Viana e Manrique (2019). Para orientar os procedimentos de coleta de registros, optou-se pela pesquisa de campo de cunho qualitativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). Os resultados incluiram a identificação das percepções e atitudes dos docentes à descrição de suas práticas educativas.
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