O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2739

Palavras-chave:

Autismo, Ensino de Matemática, Educação Básica, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Este estudo, pretende tecer importantes reflexões ao investigar o uso do ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral foi investigar como professores do 3º ano do Ensino Fundamental ensinam a aritmética no ensino da Matemática para estudantes com autismo. A base teórica concentra-se nos conceitos principais de Educação Especial, com uma perspectiva inclusiva, e no ensino da Matemática para estudantes com deficiência para ensinar Matemática às crianças com TEA. Os estudos fundamentam-se em autores como Almeida (2018), Bersch (2013; 2017), Camargo (2020), Lopes et al. (2012), Mantoan (1997; 2015), Mazzotta (2011), Oliveira (2016), Sassaki (2009) e Viana e Manrique (2019). Para orientar os procedimentos de coleta de registros, optou-se pela pesquisa de campo de cunho qualitativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). Os resultados incluiram a identificação das percepções e atitudes dos docentes à descrição de suas práticas educativas.

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Biografia do Autor

Marcelo Jamyson de Paulo Mendes, Universidade Federal de Roraima

Pós-graduando em Ensino da Língua Portuguesa (UENP - 2024), em Educação Especial Inclusiva (UNIMONTES - 2024) e em Tutoria em Educação a Distância (UFMS - 2024). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ateneu (2022). Graduando em Letras Português pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2024). Professor efetivo - SME Fortaleza (CE).

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Educação; Professora da Universidade Federal de Roraima do curso de Educação do Campo LEDUCARR, Coordenadora UAB/UFRR, Coordenadora PROFEI/UFRR, Editora das Revista Ensino em Perspectiva – UECE, e Revista Educação, Pesquisa e Inclusão-REPI/UFRR.

Larisse Amorim Cavalcante, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Educação Especial. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, licenciada em pedagogia, especialista em Gestão ambiental e informática na educação, Professora de Biologia na rede estadual de Roraima e atualmente docente da rede Municipal de Bonfim, na escola Indígena Doutor Eduardo Ribeiro.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

MENDES, M. J. de P. .; VASCONCELOS, K. C. .; CAVALCANTE, L. A. . O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024056, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2739. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2739. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos