CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA DESCENTRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2737

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Médio, Políticas Educacionais, Itinerários Formativos

Resumo

O campo do currículo é destaque nas políticas educacionais do ensino médio. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo estudar as concepções de currículo e política e, a partir delas, refletir sobre a construção dos itinerários formativos em uma escola de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará. Trata-se de um estudo bibliográfico, apoiado na teoria pós-estruturalista, pois compreendemos que a sociedade não é construída a partir de estruturas fixas e lineares, que se fecham de forma definitiva, mas de estruturações e reestruturações discursivas imprevisíveis, em uma perspectiva transitória e contingente. A escola consiste em um local de reflexões, disputas e rupturas em que as políticas acontecem, são interpretadas, contextualizadas e recontextualizadas. O resultado da pesquisa apontou para vários desafios, que vão desde a construção dos itinerários formativos até a formação dos professores.

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Biografia do Autor

Adriana Schneider Muller Konzen, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialista em Gestão Escolar (UVA); Multiletramentos (FGF); Ensino de Geografia (UFC). Graduação em Geografia (UFSM). Professora da Rede Estadual/CE.

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialista em Docência do ensino superior pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduada em Letras- habilitação Língua Portuguesa (UERN). Técnica administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Arido.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ), Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia (UERN). Vice diretor da Faculdade de Educação e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

KONZEN, A. S. M. .; OLIVEIRA, P. R. M. de .; SANTOS, J. M. C. T. . CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA DESCENTRADA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024051, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2737. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2737. Acesso em: 24 nov. 2024.

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