NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526Palavras-chave:
Ensino Médio, Políticas Educacionais, CurrículoResumo
Ao longo das últimas décadas as políticas educacionais do ensino médio vêm passando por diversos debates e reflexões. Dentro dessa perspectiva, se destaca a política curricular do Novo Ensino Médio. O presente trabalho de abordagem qualitativa, em uma perspectiva descentrada, tem como objetivo refletir sobre a construção do currículo das escolas de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará, a partir do Novo Ensino Médio. Para tanto foi realizado estudo documental e de campo, com aplicação de instrumento de pesquisa com professores que atuam em uma escola de ensino médio em tempo integral, de Fortaleza, CE. Os resultados da pesquisa apontam para os diversos desafios que as escolas enfrentam na perspectiva da política do Novo Ensino Médio. Desafios que vão desde a constituição do currículo até a formação de professores.
Downloads
Referências
BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, 24(2), 97-115, 1992.
BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: STEPHEN J. BALL, JEFFERSON MAINARDES (Org.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BALL, S. J. Education Reform: a critical an post-structural approach. Philadelphia: Open University Press, 1994.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016
BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 15 jun 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 31 de janeiro de 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. (Série Legislação Brasileira). Acesos em 01 jul 2023.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 de dez.1996, Seção 1, 27833 p. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 01 jul 2023.
BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 15 jun. 2023.
BUSNARDO, F. de M. G. Políticas curriculares para o ensino médio: a atuação da comunidade disciplinar de ensino de biologia. In:Reunião anual da Anped, 32, Caxambú, 2009. Anais Caxambú: ANPED, 2009.
CEARÁ. Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: ensino Médio. Versão lançamento virtual. Fortaleza, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
CEARÁ. Lei n.º 16.025/ 2016. Dispõe sobre o Plano Estadual De Educação. Disponível em https://belt.al.ce.gov.br › item › download. Acesso em 15 jun. 2023.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 16 jun. 2023.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p.47 - 69, jan./abr., 2006.
SANTOS, J. M. C. T. Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto escolar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 261-283, jan./abr. 2016. Disponível em
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381733201626.Acesso em: 19 jul. 2023. Acesso em: 19 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Schneider Muller Konzen, Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Jean Mac Cole Tavares Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).