NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Currículo

Resumo

Ao longo das últimas décadas as políticas educacionais do ensino médio vêm passando por diversos debates e reflexões. Dentro dessa perspectiva, se destaca a política curricular do Novo Ensino Médio. O presente trabalho de abordagem qualitativa, em uma perspectiva descentrada, tem como objetivo refletir sobre a construção do currículo das escolas de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará, a partir do Novo Ensino Médio. Para tanto foi realizado estudo documental e de campo, com aplicação de instrumento de pesquisa com professores que atuam em uma escola de ensino médio em tempo integral, de Fortaleza, CE. Os resultados da pesquisa apontam para os diversos desafios que as escolas enfrentam na perspectiva da política do Novo Ensino Médio. Desafios que vão desde a constituição do currículo até a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Schneider Muller Konzen, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialização em Gestão Escolar (UVA); Multiletramentos (FGF); Ensino de Geografia (UFC). Graduação Geografia (UFSM). Professora da Rede Estadual/CE. Programa de Pós Graduação em Ensino – POSENSINO.

 

 

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialização em Docência do ensino superior pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduação em Letras - habilitação Língua Portuguesa (UERN). Técnica administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Arido. Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ). Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia (UERN). É vice diretor da Faculdade de Educação e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. Programa de Pós Graduação em Ensino – POSENSINO.

Referências

BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, 24(2), 97-115, 1992.

BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: STEPHEN J. BALL, JEFFERSON MAINARDES (Org.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BALL, S. J. Education Reform: a critical an post-structural approach. Philadelphia: Open University Press, 1994.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016

BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 15 jun 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 31 de janeiro de 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. (Série Legislação Brasileira). Acesos em 01 jul 2023.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 de dez.1996, Seção 1, 27833 p. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 01 jul 2023.

BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 15 jun. 2023.

BUSNARDO, F. de M. G. Políticas curriculares para o ensino médio: a atuação da comunidade disciplinar de ensino de biologia. In:Reunião anual da Anped, 32, Caxambú, 2009. Anais Caxambú: ANPED, 2009.

CEARÁ. Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: ensino Médio. Versão lançamento virtual. Fortaleza, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

CEARÁ. Lei n.º 16.025/ 2016. Dispõe sobre o Plano Estadual De Educação. Disponível em https://belt.al.ce.gov.br › item › download. Acesso em 15 jun. 2023.

LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 16 jun. 2023.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.94, p.47 - 69, jan./abr., 2006.

SANTOS, J. M. C. T. Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto escolar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 261-283, jan./abr. 2016. Disponível em

https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381733201626.Acesso em: 19 jul. 2023. Acesso em: 19 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

KONZEN, A. S. M.; OLIVEIRA, P. R. M. de; SANTOS, J. M. C. T. NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023071, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2526. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2526. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)