NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Currículo

Resumo

Ao longo das últimas décadas as políticas educacionais do ensino médio vêm passando por diversos debates e reflexões. Dentro dessa perspectiva, se destaca a política curricular do Novo Ensino Médio. O presente trabalho de abordagem qualitativa, em uma perspectiva descentrada, tem como objetivo refletir sobre a construção do currículo das escolas de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará, a partir do Novo Ensino Médio. Para tanto foi realizado estudo documental e de campo, com aplicação de instrumento de pesquisa com professores que atuam em uma escola de ensino médio em tempo integral, de Fortaleza, CE. Os resultados da pesquisa apontam para os diversos desafios que as escolas enfrentam na perspectiva da política do Novo Ensino Médio. Desafios que vão desde a constituição do currículo até a formação de professores.

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Biografia do Autor

Adriana Schneider Muller Konzen, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialização em Gestão Escolar (UVA); Multiletramentos (FGF); Ensino de Geografia (UFC). Graduação Geografia (UFSM). Professora da Rede Estadual/CE. Programa de Pós Graduação em Ensino – POSENSINO.

 

 

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino (UERN/ UFERSA/ IFRN). Especialização em Docência do ensino superior pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduação em Letras - habilitação Língua Portuguesa (UERN). Técnica administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Arido. Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ). Doutor em Educação (UFPB). Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia (UERN). É vice diretor da Faculdade de Educação e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. Programa de Pós Graduação em Ensino – POSENSINO.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

KONZEN, A. S. M.; OLIVEIRA, P. R. M. de; SANTOS, J. M. C. T. NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023071, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2526. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2526. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos