FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2601Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias Emergentes, Educação Infantil, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo se refere a uma pesquisa de mestrado que investigou processos formativos e práticas pedagógicas de professoras de Educação Infantil (EI) de escolas públicas de Porto Velho, Rondônia, no que se refere ao uso pedagógico de Tecnologias Emergentes (TE) nessa etapa da Educação Básica. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialética e que contou com a participação de seis docentes atuantes em turmas de Pré-II de duas escolas selecionadas intencionalmente em diálogo com a secretaria do município. Utilizou-se a entrevista do tipo semiestruturada como instrumento de coleta de dados, dividida em três blocos e aplicada entre os dias 09 e 16 de novembro de 2023. O recorte aqui apresentado se refere aos resultados relativos aos processos formativos das professoras: formação inicial e formação continuada. A investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, fundamentalmente, em pressupostos de L. S. Vigotski e A. N Leontiev acerca do desenvolvimento infantil e em estudos recentes sobre possibilidades de uso pedagógico de tecnologias na EI. A análise dos dados revelou, em síntese, docentes que não receberam qualquer tipo de formação inicial voltada ao uso pedagógico de tecnologias e que são raras as formações continuadas voltadas a esse tipo de temática, frustrando as professoras – que demonstram reconhecer o potencial educacional de ferramentas que estão fortemente presentes na vida das crianças, como smartphones e tablets.
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