FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2601

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias Emergentes, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo se refere a uma pesquisa de mestrado que investigou processos formativos e práticas pedagógicas de professoras de Educação Infantil (EI) de escolas públicas de Porto Velho, Rondônia, no que se refere ao uso pedagógico de Tecnologias Emergentes (TE) nessa etapa da Educação Básica. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialética e que contou com a participação de seis docentes atuantes em turmas de Pré-II de duas escolas selecionadas intencionalmente em diálogo com a secretaria do município. Utilizou-se a entrevista do tipo semiestruturada como instrumento de coleta de dados, dividida em três blocos e aplicada entre os dias 09 e 16 de novembro de 2023. O recorte aqui apresentado se refere aos resultados relativos aos processos formativos das professoras: formação inicial e formação continuada. A investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, fundamentalmente, em pressupostos de L. S. Vigotski e A. N Leontiev acerca do desenvolvimento infantil e em estudos recentes sobre possibilidades de uso pedagógico de tecnologias na EI. A análise dos dados revelou, em síntese, docentes que não receberam qualquer tipo de formação inicial voltada ao uso pedagógico de tecnologias e que são raras as formações continuadas voltadas a esse tipo de temática, frustrando as professoras – que demonstram reconhecer o potencial educacional de ferramentas que estão fortemente presentes na vida das crianças, como smartphones e tablets.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação (PPGE/UFPel). Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Josiane Zarco de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação (PPGE/UNIR). Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Velho/RO. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Referências

AQUINO, Yayne Cristina F. Educação infantil e tecnologias digitais: estudo de caso na rede pública de ensino. 2021. 223f. (Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Norte, 2021.

ASBAHR, Flávia S. F. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico cultural. 2011. 201f. (Tese de Doutorado em Educação Escolar). Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia, São Paulo, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CAMPOS, Camila S. R. et al. A formação continuada de professores da educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 10, out., 2021.

CASTRO, Rafael F. de. Aprendizagem e Trabalho Colaborativo na Educação a Distância. 2008. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

CASTRO, Rafael F. de. O método dialético em pesquisas educacionais: Contribuições para investigações histórico-culturais. Caderno de Pesquisa UFMA, São Luís, v. 31, n. 1, jan./mar., p. 126, 2024.

CASTRO, Rafael F. de. Tecnologias Emergentes e formação de professores: o que as grades curriculares de cursos de pedagogia sinalizam? In: SILVA, Marijâne S; PEDROZA, Neide B; ISOBE, Rogéria M. R.(Org.). Múltiplos olhares sobre a formação de professores no Brasil. Porto Velho-RO: EDUFRO, 2020.

CASTRO, Rafael F. de; SILVA, Epifânia B. Processos formativos mediados por tecnologias emergentes no estado de Rondônia em tempos de pandemia: o que dizem os professores?. Revista Educar Mais, v. 5, n. 1, p. 7–24, 2021.

CETIC.br. Portal de Dados. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Disponível em: https://data.cetic.br/. Acesso em: 20 março 2024.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. S. A. , 2017.

LEONTIEV, Alexis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander R. Linguagem desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1987.

LEITE, Edna X. Educação infantil e formação docente: desafios de professoras egressas do curso de pedagogia da URCA. 2019. 216f. (Dissertação de Mestrado em Educação e Ensino). Universidade Estadual do Ceará – Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino, Ceará, 2019.

LOPES, Telma S. Formação e ação docente quanto ao uso pedagógico de Tecnologias Emergentes na Educação Infantil: uma investigação Histórico-Cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO. 2024. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.

LUCENA, S. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 59, p. 277-290, jan./mar., 2016.

MAGALHÃES, Cassiana. Implicações da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores da educação infantil. 2014. 198f (Tese de Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

MARAFIGA, Andressa W. Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo. 2021. 242f (Tese de Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. 11. ed. Trad. José Carlos Brunni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec. 1999.

NASCIMENTO, Ana N. As mídias digitais como instrumentos culturais

no desenvolvimento infantil. 2014. 154f. Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

NEVES, Naise V. G. Tomada de Consciência sobre a prática docente e a formação inicial na educação infantil: com a voz, as professoras licenciadas em educação infantil na UFV. 2022. 362f (Tese de Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022.

NUNES, Simara M. T; CAETANO, Plínio A. S Caminhos para a construção da identidade docente. Revista Iluminart do IFSP, v. 1, n. 3, 2009.

PRESTES, Zoia R. Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Seminovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. 296f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Brasília, Brasília. 2010.

SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Universidades, 2010.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, Epifânia B; CASTRO, Rafael F. Formação inicial e atuação docente: uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO. Revista Educação e Formação, Fortaleza, v. 7, e9373, 2022.

SOUZA, Joseilda S. Brincar em tempos de tecnologias digitais móveis. 2019. 471f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

VITAL, Soraya C. C.; URT, Sonia C. Psicologia Histórico-Cultural e políticas para a formação continuada de professores: considerações sobre a não dicotomia teoria e prática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–25, 2023.

VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas Tomo III (Historia del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores). Madri: Visor, 1931/1995.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico - Livro para professores. Trad. e Rev. Téc. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

DE SOUZA LOPES, T.; FONSECA DE CASTRO, R.; ZARCO DE OLIVEIRA, J. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024017, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2601. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2601. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos