REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PROJETO DE VIDA DE JOVENS APRENDIZES: desafios e possibilidades futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2607

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Futuro, Jovens Aprendizes, Representações Sociais

Resumo

Neste artigo, recorte de um estudo mais amplo, discute-se as representações sociais sobre Projeto de Vida de jovens aprendizes em inserção profissional no contexto pandêmico. A pesquisa quali-quantitativa, foi realizada com 228 jovens aprendizes moradores do estado do Rio de Janeiro e vinculados ao Programa Jovem Aprendiz. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: questionário e entrevista narrativa. A análise de conteúdo foi realizada com base no tratamento dos dados qualitativos após processamento no software IRaMuTeQ. Como resultado, foi possível compreender como as representações sociais sobre Projeto de Vida se manifestam, as ideias que surgem durante esse processo e como os jovens planejam seu futuro. Apesar de possuírem incertezas sobre seus objetivos, esses jovens sonham, planejam e desejam investir em educação superior, seja ingressando na universidade ou em cursos técnicos, visando alcançar novos patamares em suas vidas. Reconhecem o Projeto de Vida como algo relevante, capaz de melhorar não apenas a própria qualidade de vida, mas também a de seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Braz Ramos, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – (UNESA), RJ. Atua como docente em cursos de capacitação destinados aos jovens aprendizes pelo Senac. 

Patrícia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais, Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté - SP e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá- RJ.

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação da Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ), é professor adjunto da Miami University of Science and Technology, Florida, Estados Unidos (EUA).

Referências

ALVES, D. A. Sonhos de adolescentes em desvantagem social: vida, escola e educação matemática. Tese (doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/236147. Acesso em: 30 mar. 2024.

ARANTES, Valéria Amorim; PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Projetos de Vida de jovens brasileiros: identidades e valores em contexto. Estudos de Psicologia, Campinas), 38, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/8YtxKS3rXSk9bRXppsVTJbv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2024.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos - PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial - PET, altera a Lei no 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Lei/L11180.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Lei Nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Brasília: Presidência da República, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Decreto-lei Nº 5.452, de 1º de maio de1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1943. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

CHAUÍ, Marilena. Em defesa da educação pública, gratuita e democrática. São Paulo: Autêntica, 2018.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

DAMON, Willian. O que o Jovem quer da Vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2008.

DAMON, Willian; MENON, Jenni; BRONK, Kendall Cotton. The Development of Purpose During Adolescence. July 2003. Applied Developmental Science 7(3):119-128. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S1532480XADS0703_2. Acesso em: 30 mar. 2024.

FARIAS, Degiane da Silva. Juventude, escolarização e Projetos de Vida: representações sociais dos jovens de Bragança/Amazônia Paraense. Orientadora: Ivany Pinto Nascimento. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10898. Acesso em: 30 mar. 2024.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. São Paulo: Autêntica, 2013.

JODELET, Denise. Representações sociais e mundos de vida. Tradutora, Lilian Ulup. – Paris: Éditions des archives contemporaines; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPRess, 2017.

JODELET, Denise. Les représentations sociales. p. 31-61. Paris: PUF, 1989. Tradução: Tarso Bonilha Mazzotti. Revisão Técnica: Alda Judith Alves-Mazzotti., Rio de Janeiro: UFRJ - Faculdade de Educação, 1993.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber – Representações, comunidade e cultura. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. Cap. IV. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

LEBLANC, Jean-Marc. Proposition de protocole pour l'analyse des données textuelles: pour une démarche expérimentale en lexicométrie. Nouvelles perspectives en sciences sociales (NPSS), 11(1), 25-63, 2015. Disponível em: https://id.erudit.org/iderudit/1035932ar. Acesso em: 30 mar. 2024.

LECCARDI, Carmem. Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e o tempo. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOHERDAUI, Isabela Cintra. Projetos de Vida de Jovens Aprendizes: reflexões sobre as contribuições dos programas de aprendizagem. 154p. 2021. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Franca, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/85f65625-9ae6-49d5-9e08-fd041caef339. Acesso em: 30 mar. 2024.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade: sociologia e psicologia. Tradução Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.

Moura Leila Silva de. Juventude e trabalho: o perfil do jovem aprendiz da rede pró-aprendiz-Go. 2018. 131 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/a9a21fb4-ec77-41bc-9080-4b30c4c92cf3. Acesso em: 30 mar. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3519/351964732005/html/. Acesso em: 30 mar. 2024.

REILLY, Timothy Scott; MARIANO, Jenni Menon. Promovendo Projetos de Vida maduros além da sala de aula: o papel da família e de outras instituições no compromisso com um Projetos de Vida agente. Estudos de Psicologia, 38. Campinas, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/bjt5y3sJprrTcckQF66NzQt/?lang=en. Acesso em: 30 mar. 2024.

SANTANA, Leonor M.; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Escolha Profissional e Representações Sociais: um estudo com estudantes de Ensino Médiode escolas públicas. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-20, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053/10728. Acesso em: 30 mar. 2024.

SILVA, José Edson da. Formare: construção de Projetos de Vida. Boletim Técnico do Senac, v. 42, n. 3, p. 76-91, set./dez. 2016. Rio de Janeiro, Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/372/358. Acesso em: 30 mar. 2024.

SILVA, Marco Antonio Morgado da; DANZA, Hanna Cebel. Projetos de Vida e identidade: articulações e implicações para a educação. Educação em Revista, rev. 38, UFMG. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2024.

SINAIT - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. Manual da aprendizagem profissional: o que é preciso saber para contratar o aprendiz. Brasília, 2019, 65 p.

SOUSA, Michela Augusta de Moraes e. Juventudes e a disciplina Projetos de Vida em uma escola em tempo integral de Catalão-GO. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2020.

TARDELI, Denise D’Auria; ARANTES, Valéria Amorim. As Possibilidades de Autorrealização Expressas nos Projetos de Vida de Adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional. ABRAPE. 25. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HpXTgDSg7GCwWcVhHGNSCGm/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2024.

VALSINER, JAAN. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. São Paulo: ARTMED, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

RAMOS, M. B. .; MONTEIRO, P. O.; SANTOS, A. F. C. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PROJETO DE VIDA DE JOVENS APRENDIZES: desafios e possibilidades futuras. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024039, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2607. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2607. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê