PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS EM BAIRROS DE PERIFERIA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2619Palavras-chave:
representações sociais, ensino médio, projeto de vidaResumo
A reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017) contribuiu para realinhar a estrutura curricular da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) para essa etapa da Educação Básica. Trazendo uma abordagem baseada em competências e habilidades mobilizadoras para o exercício da cidadania; ela trouxe à baila a chamada competência de “Trabalho e Projeto de Vida” - que objetiva valorizar a diversidade de saberes e experiências para entender o mundo do trabalho e instrumentalizar o sujeito para uma reflexão autônoma, crítica e responsável em torno de suas escolhas sobre o seu futuro. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar as representações sociais de jovens de classes populares matriculados no Ensino Médio sobre os seus Projetos de Vida. Participaram deste estudo cinco escolas públicas estaduais de Ensino Médio do estado de São Paulo, sendo quatro da capital e duas na cidade de Hortolândia, região do interior. Foram participantes 576 estudantes dos três anos desta etapa de educação. Para a coleta de dados, utilizou-se diferentes instrumentos (questionários com questões abertas e fechadas e coleta de desenhos) e a técnica de associação livre de palavras, cujo tema indutor foi “minha vida no futuro”. A análise do material está sendo realizada com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados preliminares indicam que o possível núcleo central está relacionado às questões pragmáticas de subsistência – dinheiro, trabalho, sucesso, faculdade. Contudo, as análises dos desenhos estão revelando outras possibilidades para as representações desses estudantes.
Downloads
Referências
BALTIERI-SOUZA, A. M. A prática do professor de Língua Portuguesa: representações sociais. 687f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SP: 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho de Educação Básica. Resolução n. 3 de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE;CEB, 2018a. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.
BRASIL Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 29 mar. 2024.
BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Domicílio – PNAD. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=5300108&tema=1. Acesso em: 29 mar. 2024.
CASSIO, F.; GOULART, D. B. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. In: Dossiê A implementação do Novo Ensino Médio nos Estados. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 509-534, mai./ago. 2022a. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em: 19 mar. 2024.
CASSIO, F.; GOULART, D. B., Itinerários Formativos e “liberdade de escolha”: Novo Ensino Médio em São Paulo. In: Dossiê A implementação do Novo Ensino Médio nos Estados. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 509-534, mai./ago. 2022b. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em: 19 mar. 2024.
COUTINHO, M. P. L.; DO BÚ, E. A técnica de Associaçao Livre de Palavras sobre o prisma do softuare Tri-Deux-Mots (version 5.2). Revista Campo do Saber. v. 3, n. 1, jan/jun 2017. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/72. Acesso em: 21 fev. 2024.
FERREIRA, S. Imagem de Escola: um Estudo Psicossocial. Revista @mbienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. v. 7, n. 2, p. 291-313maio/ago., 2014.
JACOMINT, M. A. Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 267-283, mai./ago. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em:
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
QEDU. Use dados. Transforme a educação. Disponível em: https://qedu.org.br/. Acesso em: 19 jan. 2023. 19 jan. 2023.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. Site. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/. Acesso em:25 fev. 2023.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista: etapa ensino médio, São Paulo: SEDUC / UNDIME, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso em: 29 mar. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Regulamento do curso Inova Educação. Oferecido aos servidores municipais e estaduais de São Paulo em 2021. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/02/regulamento_Inova-seduc-sme-basica-3cursos-1ed_2021-fbasica.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.
SOUSA, C.P.; SOUZA, A. M. B.; SILVA, J. G. A.; HOFFMANN, J.; LINS, M. C. E.; CARDOSO, R. A.; SILVA, S. O. A. Representação Social de jovens estudantes do ensino médio sobre Futuro. In: Sousa, C. P.; MARCONDES; A.; JARDIM, A. C. S.; COELHO, V. R. Qual futuro? Representações Sociais de professores, jovens e crianças. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 183-213.
TENENTE, Luiza. G1 Globo. Entenda o que é ‘Projeto de Vida’, componente obrigatório do novo ensino médio a partir deste ano. 12 jan. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/01/12/o-que-e-projeto-de-vida-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 19 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone de Oliveira Andrade Silva, Angela Maria Baltieri Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).