PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS EM BAIRROS DE PERIFERIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2619

Palavras-chave:

representações sociais, ensino médio, projeto de vida

Resumo

A reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017) contribuiu para realinhar a estrutura curricular da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) para essa etapa da Educação Básica. Trazendo uma abordagem baseada em competências e habilidades mobilizadoras para o exercício da cidadania; ela trouxe à baila a chamada competência de “Trabalho e Projeto de Vida” - que objetiva valorizar a diversidade de saberes e experiências para entender o mundo do trabalho e instrumentalizar o sujeito para uma reflexão autônoma, crítica e responsável em torno de suas escolhas sobre o seu futuro. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar as representações sociais de jovens de classes populares matriculados no Ensino Médio sobre os seus Projetos de Vida. Participaram deste estudo cinco escolas públicas estaduais de Ensino Médio do estado de São Paulo, sendo quatro da capital e duas na cidade de Hortolândia, região do interior. Foram participantes 576 estudantes dos três anos desta etapa de educação. Para a coleta de dados, utilizou-se diferentes instrumentos (questionários com questões abertas e fechadas e coleta de desenhos) e a técnica de associação livre de palavras, cujo tema indutor foi “minha vida no futuro”. A análise do material está sendo realizada com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados preliminares indicam que o possível núcleo central está relacionado às questões pragmáticas de subsistência – dinheiro, trabalho, sucesso, faculdade. Contudo, as análises dos desenhos estão revelando outras possibilidades para as representações desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Oliveira Andrade Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutoranda em Educação: Formação de Formadores. Doutora e mestra em Educação: Psicologia da Educação. Pós-doutorado em Educação. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente, atuando como formadora na Divisão dos Centros de Educação Unificados e Educação Integral da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) da PUC/SP.

Angela Maria Baltieri Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Formação de Formadores (PUC/SP), Doutora e Mestra em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes e graduada em Letras pela Faculdade Integradas de Guarulhos. Professora Especialista em Currículo da Diretoria de Ensino de Sumaré, da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, responsável pelo acompanhamento de escolas, formação de professores e de coordenadores pedagógicos das escolas da Diretoria. Atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

BALTIERI-SOUZA, A. M. A prática do professor de Língua Portuguesa: representações sociais. 687f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SP: 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho de Educação Básica. Resolução n. 3 de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE;CEB, 2018a. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

BRASIL Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio. Acesso em: 29 mar. 2024.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional de Domicílio – PNAD. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=5300108&tema=1. Acesso em: 29 mar. 2024.

CASSIO, F.; GOULART, D. B. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. In: Dossiê A implementação do Novo Ensino Médio nos Estados. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 509-534, mai./ago. 2022a. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em: 19 mar. 2024.

CASSIO, F.; GOULART, D. B., Itinerários Formativos e “liberdade de escolha”: Novo Ensino Médio em São Paulo. In: Dossiê A implementação do Novo Ensino Médio nos Estados. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 509-534, mai./ago. 2022b. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em: 19 mar. 2024.

COUTINHO, M. P. L.; DO BÚ, E. A técnica de Associaçao Livre de Palavras sobre o prisma do softuare Tri-Deux-Mots (version 5.2). Revista Campo do Saber. v. 3, n. 1, jan/jun 2017. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/72. Acesso em: 21 fev. 2024.

FERREIRA, S. Imagem de Escola: um Estudo Psicossocial. Revista @mbienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. v. 7, n. 2, p. 291-313maio/ago., 2014.

JACOMINT, M. A. Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país. Revista Retratos de Escola. v. 16, n. 35, p. 267-283, mai./ago. 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/45. Acesso em:

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

QEDU. Use dados. Transforme a educação. Disponível em: https://qedu.org.br/. Acesso em: 19 jan. 2023. 19 jan. 2023.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. Site. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/. Acesso em:25 fev. 2023.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista: etapa ensino médio, São Paulo: SEDUC / UNDIME, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso em: 29 mar. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Regulamento do curso Inova Educação. Oferecido aos servidores municipais e estaduais de São Paulo em 2021. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/02/regulamento_Inova-seduc-sme-basica-3cursos-1ed_2021-fbasica.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

SOUSA, C.P.; SOUZA, A. M. B.; SILVA, J. G. A.; HOFFMANN, J.; LINS, M. C. E.; CARDOSO, R. A.; SILVA, S. O. A. Representação Social de jovens estudantes do ensino médio sobre Futuro. In: Sousa, C. P.; MARCONDES; A.; JARDIM, A. C. S.; COELHO, V. R. Qual futuro? Representações Sociais de professores, jovens e crianças. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 183-213.

TENENTE, Luiza. G1 Globo. Entenda o que é ‘Projeto de Vida’, componente obrigatório do novo ensino médio a partir deste ano. 12 jan. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/01/12/o-que-e-projeto-de-vida-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 19 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

SILVA, S. de O. A.; BALTIERI SOUZA, A. M. . PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS EM BAIRROS DE PERIFERIA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024041, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2619. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2619. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê