Ensaios sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física da Educação Básica: uma análise de percepções
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2686Palavras-chave:
Educação Física, Prática pedagógica, MudançasResumo
O presente estudo versa sobre o trabalho de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica do Ensino Fundamental, lotados em escolas públicas no município de Castanhal-Pará. Apresenta como objetivo identificar como o docente de EF percebe a mudança da sua prática pedagógica com o passar dos anos. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo descritivo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com 10 professores. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Os resultados apontam que das quatro unidades de significado debatidas, a experiência com a docência propiciou mudanças significativas nas práticas pedagógicas ao longo do tempo de atuação, ressignificando a identidade profissional dos entrevistados. No entanto, foi observado que os docentes esbarram em vários desafios que se configuram no trabalho pedagógico, como a falta de espaços, a carência de materiais para as aulas. Assim, a partir dos resultados, é fato que a identidade profissional do professor de EF se transforma a partir do tempo de atuação e a superação dos enfrentamentos encontrados na prática pedagógica, sendo essencial a potencialização do ensino e da aprendizagem de docentes que atuam na Educação Básica.
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