Ensaios sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física da Educação Básica: uma análise de percepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2686

Palavras-chave:

Educação Física, Prática pedagógica, Mudanças

Resumo

O presente estudo versa sobre o trabalho de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica do Ensino Fundamental, lotados em escolas públicas no município de Castanhal-Pará. Apresenta como objetivo identificar como o docente de EF percebe a mudança da sua prática pedagógica com o passar dos anos. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo descritivo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com 10 professores. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Os resultados apontam que das quatro unidades de significado debatidas, a experiência com a docência propiciou mudanças significativas nas práticas pedagógicas ao longo do tempo de atuação, ressignificando a identidade profissional dos entrevistados. No entanto, foi observado que os docentes esbarram em vários desafios que se configuram no trabalho pedagógico, como a falta de espaços, a carência de materiais para as aulas. Assim, a partir dos resultados, é fato que a identidade profissional do professor de EF se transforma a partir do tempo de atuação e a superação dos enfrentamentos encontrados na prática pedagógica, sendo essencial a potencialização do ensino e da aprendizagem de docentes que atuam na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Sthefane Lorrane Marinho do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura na Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal, Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Identidade de Professores de Educação Física.

Jean Takehiro Shimomaebara Sato, University of Tsukuba

Mestrando na University of Tsukuba. Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF)

Sérgio Eduardo Nassar, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor da Faculdade de Educação Física, adjunto do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Identidade de Professores de Educação Física.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

NASCIMENTO, S. L. M. do; TAKEHIRO SHIMOMAEBARA SATO, J.; NASSAR, S. E. Ensaios sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física da Educação Básica: uma análise de percepções. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024063, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2686. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2686. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos