ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ICOENSES NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2329Palavras-chave:
Educação Física, Aspectos Organizacionais, prática docenteResumo
Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos organizacionais da prática docente de Educação Física em escolas icoenses, no início da década de 1980. Para isso, foi desenvolvido com a abordagem qualitativa, fundamentado na perspectiva historiográfica da Nova História Cultural, utilizando-se da História Oral híbrida. As fontes documentais escritas utilizadas foram as diretrizes educacionais e o diário de classe de Educação Física do início da década de 1980, adotados pela rede estadual de ensino cearense, e as fontes orais foram relatos de dois professores que lecionaram o referido componente curricular nessa época, no Colégio Senhor do Bonfim e na Escola Ana Vieira Pinheiro. Como principal constatação, destacamos que os aspectos organizacionais da prática docente nos estabelecimentos de ensino icoenses estavam engendrados com as questões biológicas, militares e esportivas. Ressaltamos, ainda, que as diretrizes educacionais e o diário de classe além de estabelecerem aspectos organizacionais de funcionamento da Educação Física nas escolas cearenses, também determinavam elementos pedagógicos para a prática dos professores (realização de exame clínico-biométrico, teste de aptidão física e critérios avaliativos).
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