TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2528Palavras-chave:
TDIC, Educação, Prática PedagógicaResumo
A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, impactando diversos setores, incluindo a educação. Diante disto, o presente estudo objetivou-se mapear, na literatura educacional, desafios e possibilidades do uso da TDIC nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma revisão de literatura, que obteve como fonte de pesquisa filtragem em bases de dados. A presente revisão foi dividida em quatro linhas teóricas sendo elas: A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação; A integração da TDIC à prática pedagógica; Os desafios e possibilidades que a incorporação da TDIC na educação apresenta; Os principais impactos nos processos de ensino e aprendizagem. A literatura encontrada indica que a incorporação da TDIC na educação apresenta desafios que vão desde a resistência à mudança até questões de infraestrutura. Todavia, as possibilidades e vantagens que a TDIC traz são significativas, oferecendo oportunidades para aprendizagem mais ativa, personalizada e criativa.
Downloads
Referências
ANJO, Alexandre; SILVA, Gláucia. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação UNIDADE I. Secretaria de Tecnologia Educacional. Universidade Federal do Mato Grosso. MT, 2018.
ARAGÃO, Carla; BRUNET, Karla Schuch; PRETTO, Nelson de Luca. Hackear a educação por dentro. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ perspectiva/article/view/73348. Acesso em: 04 abr. 2023.
BRANCO, E. P.; Adriano, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 328–350, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 27 jul. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARVALHO, Luzia Alves de et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) e a sala de aula. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 9, n. 26, p. 32-51, 2019.
KENSKI, Vani M; MILL, Daniel (Org.) Verbete do Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, 2018.
MARCON, Karina; MALAGGI, Vitor. (Re)Pensar Os Processos Educativos Escolares Sob O Olhar Da Inclusão Digital. Informática na Educação: Série de Livros da CEIE-SBC. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/inclusao-digital/. Acesso em: 04 abr. 2023.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, p. 1-25, e-28275, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 08 mar. 2023
PALÁCIO, M. A. V. .; TAKENAMI, I.; GONÇALVES, L. B. de B. .; CECON, R. S. Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1598. Acesso em: 29 jul. 2023.
PESSOA, Francisco Nunes. Desafios da Formação Inicial Docente para uso das TDIC na Educação Básica. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 13, n. 01, p. 31-47, sep. 2020. ISSN 1984-7866. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2996. Acesso em: 27 july 2023.
RIBEIRO, ANA Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. (Orgs.) Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia / organização. 1. ed. - São Paulo, 2020.
SANTOS, Lyslley Ferreira dos; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Aprendizagem colaborativa no ensino de história: a sala de aula invertida como metodologia ativa. RENOTE, v. 16, n. 2, p. 101-111, 2018.
SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da; TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020.
SILVA, Diego Salvador Muniz da et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e058, 2022.
SILVA, Eliata. A formação do professor e os desafios da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula. Revista Mediação, [S. l.], n. 10, p. 03–15, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/2200. Acesso em: 27 jul. 2023.
SIQUEIRA, C. F. R. de; MOLON, J.; FRANCO, S. R. K. Professores de TDIC nos cursos de formação docente: desafios dos profissionais frente às tecnologias educacionais. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 42–60, 2021. DOI: 10.23925/2358-4122.2021v8i1p42-60. Disponível em: https://revistas. pucsp.br/index.php/emd/article/view/49147. Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Moreira dos Santos, Erika dos Santos Cazuza, Felipe Aleixo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).