TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2528

Palavras-chave:

TDIC, Educação, Prática Pedagógica

Resumo

A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade contemporânea, impactando diversos setores, incluindo a educação. Diante disto, o presente estudo objetivou-se mapear, na literatura educacional, desafios e possibilidades do uso da TDIC nas práticas pedagógicas. Trata-se de uma revisão de literatura, que obteve como fonte de pesquisa filtragem em bases de dados. A presente revisão foi dividida em quatro linhas teóricas sendo elas: A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação; A integração da TDIC à prática pedagógica; Os desafios e possibilidades que a incorporação da TDIC na educação apresenta; Os principais impactos nos processos de ensino e aprendizagem. A literatura encontrada indica que a incorporação da TDIC na educação apresenta desafios que vão desde a resistência à mudança até questões de infraestrutura. Todavia, as possibilidades e vantagens que a TDIC traz são significativas, oferecendo oportunidades para aprendizagem mais ativa, personalizada e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Moreira dos Santos, Prefeitura de Boa Vista

Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino e atualmente mestranda em Educação Inclusiva pelo PROFEI/UFRR. Professora efetiva do quadro Municipal de Boa Vista-RR. 

Erika dos Santos Cazuza, Prefeitura de Manaus

Mestranda em Educação Inclusiva pelo PROFEI/UFRR. Especialista em Pedagogia e Organização do Mundo do Trabalho. Professora Efetiva do quadro Municipal de Manaus, atuando na Educação Infantil.

 

Felipe Aleixo, Universidade Federal de Roraima

Doutor e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara. Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima campus Paricarana (Boa Vista-RR). Professor permanente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UFRR). Membro do Laboratório de Línguas Orais e Sinalizadas (LAPLOS) da UFRR e do grupo de Pesquisa em Língua de Sinais da Unesp “SignL”.

Referências

ANJO, Alexandre; SILVA, Gláucia. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação UNIDADE I. Secretaria de Tecnologia Educacional. Universidade Federal do Mato Grosso. MT, 2018.

ARAGÃO, Carla; BRUNET, Karla Schuch; PRETTO, Nelson de Luca. Hackear a educação por dentro. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ perspectiva/article/view/73348. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRANCO, E. P.; Adriano, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 328–350, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 27 jul. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, Luzia Alves de et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) e a sala de aula. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 9, n. 26, p. 32-51, 2019.

KENSKI, Vani M; MILL, Daniel (Org.) Verbete do Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, 2018.

MARCON, Karina; MALAGGI, Vitor. (Re)Pensar Os Processos Educativos Escolares Sob O Olhar Da Inclusão Digital. Informática na Educação: Série de Livros da CEIE-SBC. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/inclusao-digital/. Acesso em: 04 abr. 2023.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018.

OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, p. 1-25, e-28275, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 08 mar. 2023

PALÁCIO, M. A. V. .; TAKENAMI, I.; GONÇALVES, L. B. de B. .; CECON, R. S. Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1598. Acesso em: 29 jul. 2023.

PESSOA, Francisco Nunes. Desafios da Formação Inicial Docente para uso das TDIC na Educação Básica. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 13, n. 01, p. 31-47, sep. 2020. ISSN 1984-7866. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2996. Acesso em: 27 july 2023.

RIBEIRO, ANA Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. (Orgs.) Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia / organização. 1. ed. - São Paulo, 2020.

SANTOS, Lyslley Ferreira dos; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Aprendizagem colaborativa no ensino de história: a sala de aula invertida como metodologia ativa. RENOTE, v. 16, n. 2, p. 101-111, 2018.

SILVA, Chayene Cristina Santos Carvalho da; TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020.

SILVA, Diego Salvador Muniz da et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e058, 2022.

SILVA, Eliata. A formação do professor e os desafios da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula. Revista Mediação, [S. l.], n. 10, p. 03–15, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/article/view/2200. Acesso em: 27 jul. 2023.

SIQUEIRA, C. F. R. de; MOLON, J.; FRANCO, S. R. K. Professores de TDIC nos cursos de formação docente: desafios dos profissionais frente às tecnologias educacionais. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 42–60, 2021. DOI: 10.23925/2358-4122.2021v8i1p42-60. Disponível em: https://revistas. pucsp.br/index.php/emd/article/view/49147. Acesso em: 27 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Como Citar

SANTOS, R. M. dos; CAZUZA, E. dos S.; ALEIXO, F. . TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023064, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2528. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2528. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos