MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO: questões estruturais e tensões conjunturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2441

Palavras-chave:

Educação municipal, Federalismo, Política educacional

Resumo

Com perspectiva materialista histórico dialética, assentando-se em pesquisa teórico-documental, tematiza-se o Município brasileiro como unidade federativa. Tem-se por objetivo problematizar questões estruturais e tensões conjunturais, no quadro histórico, que repercutem nas condições político-institucionais para a atuação dos Municípios no campo da educação. A organização, manutenção e desenvolvimento da educação infantil e do ensino fundamental, de modo regular e em modalidades; a formação dos profissionais da educação, vinculada a uma política de valorização do magistério; o planejamento educacional; a gestão democrática; o financiamento da educação, dentre outras competências, fazem parte das atribuições dos Municípios. Importa pensar a respeito de vicissitudes e possibilidades do Município como unidade federativa, exigindo um movimento político orgânico, para constituir capacidades de tomar decisões, fazer projeções e realizá-las orientando a vida da população. A interpretação da realidade do Município como ente federado, sobretudo no campo da educação, apresenta complexidade, exigindo enfrentamentos e proposições. Esse é um desafio investigativo que se impõe e torna-se fecundo. Considerando seu papel na garantia do direito à educação, a despeito dos dissensos, especialmente, no que tangem à posição do Município no quadro federativo, quanto a descentralização da educação, enfim, quanto as dimensões do poder local, torna-se primordial reconhecer a história e a importância dos Municípios no país, para compreender as tendências da educação municipal.

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação; Universidade Federal do Tocantins/Palmas/TO/Brasil.

Adaires Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Metre em Educação; Universidade de Coimbra/Portugal e Universidade Federal do Tocantins/Brasil.

Geraldo Grossi Junior, Universidade Federal do Tocantins

Metre em Educação; Universidade Federal do Tocantins/Palmas/TO/Brasil.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

LAGARES, R.; SOUSA, A. R. de; JUNIOR, G. G. MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO: questões estruturais e tensões conjunturais. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024004, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2441. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2441. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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