CURRÍCULO ESCOLAR COMO MOBILIZAÇÕES INVENTIVAS E AFETIVAS PELA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1760Palavras-chave:
Práticas docentes, currículo escolar, jogos de cenas, educação escolarizadaResumo
O objetivo deste texto é problematizar práticas curriculares e o fazer docente com base em estudos realizados na disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, em um Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar de uma universidade federal situada no Norte do Brasil. Tem como base teórica estudiosos do campo do currículo, como Veiga-Neto, Ivor Goodson, Marluce Paraíso e Sônia Clareto. Os diálogos ficcionais dos jogos de cenas, inspirados na terapia desconstrucionista de Jacques Derrida (1971) e nos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein (1999), mostram a potência de práticas docentes curriculares a partir de formas outras que permitam re(pensar) padrões unívocos estabelecidos e consolidados na educação escolar.
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