CURRÍCULO ESCOLAR COMO MOBILIZAÇÕES INVENTIVAS E AFETIVAS PELA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1760

Palavras-chave:

Práticas docentes, currículo escolar, jogos de cenas, educação escolarizada

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar práticas curriculares e o fazer docente com base em estudos realizados na disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, em um Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar de uma universidade federal situada no Norte do Brasil. Tem como base teórica estudiosos do campo do currículo, como Veiga-Neto, Ivor Goodson, Marluce Paraíso e Sônia Clareto. Os diálogos ficcionais dos jogos de cenas, inspirados na terapia desconstrucionista de Jacques Derrida (1971) e nos jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein (1999), mostram a potência de práticas docentes curriculares a partir de formas outras que permitam re(pensar) padrões unívocos estabelecidos e consolidados na educação escolar.

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Biografia do Autor

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Departamento de Matemática - DMAT Educação, Educação Matemática

Éverton Feitosa dos Santos, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Aluno do Mestrado Profissional em Educação Escolar (UNIR); professor de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho

Fernanda Costa de Góes, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Aluna do Mestrado Profissional em Educação Escolar (UNIR); técnica pedagoga na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

CARVALHO DOS SANTOS FARIAS, K. S. .; FEITOSA DOS SANTOS, Éverton .; COSTA DE GÓES, F. . CURRÍCULO ESCOLAR COMO MOBILIZAÇÕES INVENTIVAS E AFETIVAS PELA PRÁTICA DOCENTE. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020182, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1760. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1760. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos