NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIAS ATIVAS explorando a ciência da aprendizagem e do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2758

Palavras-chave:

Neurociência, Educação, Metodologias ativas

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar o diálogo entre a neurociência e as metodologias ativas. Para tal, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico foi feita uma pesquisa bibliográfica no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para identificar como o tema educação, neurociência e metodologias ativas tem sido abordado nos artigos científicos. A busca resultou em 35 artigos. Após a leitura desses, foram criadas 14 categorias referentes aos assuntos tratados. Todos os artigos selecionados, sinalizam que entender as contribuições da neurociência para o planejamento didático baseado nas metodologias ativas, em que o aluno seja o centro, é imprescindível. Também, neste presente artigo apresentam-se exemplos de práticas pedagógicas que usam as metodologias ativas indicando suas interfaces com a neurociência. Esses exemplos desvendam as complexas interações que ocorrem no cérebro do aluno quando a aprendizagem se torna ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia  pela Nova Faculdade. Especialista em Controle de Processos pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o  International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós -Doutora em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre  em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó.   Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o  International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

Mônica Ferreira da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Mestre  em Meio ambiente e Turismo pela UNA. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Monsenhor Messias. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o  International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro dos grupos de pesquisa: AVACEFETMG e INFORTEC.

Vínculo institucional: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte – Minas Gerais.

 

Referências

ALBUQUERQUE, T. de L. O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.

AMARAL, A. L. N.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2022.

BACICH, L. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre, 2015.

BARTOSZECK, A. B. Neurociência na Educação. Curitiba, 2003. Disponível em: https://nead.ucs.br/pos_graduacao/Members/419745-30/artigo%20neurociencias%20e%20educacao.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

BORTOLI, B. de; TERUYA, T. K. Neurociência e Educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção. Imagens da Educação, v. 7, n. 1, p. 70-77, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/32171. Acesso em: 30 jun. 2024.

BRASIL, M. S. Neurociência cognitiva e metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 7, p. 1017-1032, jul. 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1742. Acesso em: 30 jun. 2024.

CALABRIA, P. H.; NÓBILE, M. F. Neurodidática e metodologia ativa no ensino: uma relação eficaz. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 316 - 329, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26432. Acesso em: 30 jun. 2024.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, R. L. S. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. 1 - 22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZPmWbM6n7JN5vbfj8hfbyfK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2024.

COSTA, C. S. da; NÓBILE, M. F.; CRESPI, Lívia. R. S. Compreensão do processo de aprendizagem: as contribuições da Neuroeducação. Revista pedagógica, v. 23, p. 1- 28, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZPmWbM6n7JN5vbfj8hfbyfK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2024.

FONSECA, V. da. Papel das Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 236 - 53, 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002. Acesso em: 25 jun. 2024.

FRAGELLI, T. B. O.; SILVA, H. A. G. da. Neurociência da gamificação e do serious game na educação: uma revisão sistemática. Revista Temática, Ano XVI, n. 9, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/55006. Acesso em: 25 jun. 2024.

GROSSI, M. G. R. Os critérios que devem estar presentes nas salas de aula, baseados nos princípios da neurociência. 2022. Disponível em: https://avacefetmg.org.br/. Acesso em: 14 ago. 2024.

GROSSI, M. G. R.; BORJA, S. D. B. A neurociência e a educação e distância: um diálogo necessário. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 9, n. 19, p. 87-102, mai./ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5598. Acesso em: 14 ago. 2024.

GROSSI, M. G. R.; CHAMON, C. M. O potencial educativo do ensino híbrido enquanto uma metodologia ativa: um estudo de caso. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/49808. Acesso em: 14 ago. 2024.

GROSSI, M. G. R.; LOPES, A. M.; COUTO, P. A. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 27- 40, jan./jun. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432014000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 jun. 2024.

GROSSI, M. G. R.; LOPES, M. P.; BAIA, F. J. Discutindo o uso das Metodologias Ativas na Educação a Distância. Revista Paidei@, UNIMES Virtual, v. 15, n. 27, p. 78 - 97, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1392. Acesso em: 14 jun. 2024.

GROSSI, M. G. R.; OLIVEIRA, E. S.; AGUIAR, F. A. de. neurociência na Formação Inicial de professores: uma investigação científica. Ensino em Revista, v.26, n.3, p.871-895, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/50991/27104.

Acesso em: 14 ago. 2024.

GUERRA, L. B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, p. 3 - 12, 2011.

Disponível em: https://www2.icb.ufmg.br/neuroeduca/arquivo/texto_teste.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.

HOWARD-JONES, P. A.; JAY, T.; MASON, A.; JONES, H. Gamification of learning deactivates the default mode network. Frontiers in psychology,v. 6, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2015.01891/full. Acesso em: 14 jun. 2024.

JULIANI; J. P.; CAVAGLIERI, M.; MACHADO, R. B. Design thinking como ferramenta para geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 66 - 83, set. 2015/fev. 2016. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/100887. Acesso em: 25 jun. 2024.

LENT, R. O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

MARKOVA, D. O natural é ser inteligente: Padrões básicos de aprendizagem a serviço da criatividade e educação. São Paulo: Summus, 2000.

PAULA, B. B.; OLIVEIRA, T. de; MARTINS, C. B. Análise do uso da cultura maker em contextos educacionais: revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, RENOTE, v. 17, n. 3, p. 1 - 11, dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/99528. Acesso em: 25 jun. 2024.

ROTTA, N. T. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 469- 486.

ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S. (Org.). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SAMÁ, S.; FONSECA, L. Projetos de aprendizagem sob as lentes da neurociência cognitiva: possibilidade para a construção de conceitos estatísticos. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, edição especial educação Estatística, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62797. Acesso em: 13 set. 2024.

SAVARESSE NETO, E. Metodologias ativas de aprendizagem: entenda o que são e exemplos. 2023. Disponível em: https://fia.com.br/blog/metodologias-ativas-de-aprendizagem/. Acesso em: 13 set. 2024.

SILVA, I. C. da. O uso das metodologias ativas no processo de ensino de crianças com deficiência intelectual no ensino fundamental. 2022. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

SILVA, J. B. da; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, e20180309, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2024.

SIQUEIRA, L. C. C.; NETO, M. V. de S.; OLIVEIRA, F. K. de. Aprendizagem baseada em projetos (ABP): um relato sobre o uso do Life cycle canvas (LCC)® na educação básica. Prometeu, Ano VI, n. 6, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://lte.ce.ufrn.br/prometeu/revistas/revista_2020/6.pdf. Acesso em: 25 jun. 2024.

SOUZA, M. C. de; GOMES, C. Neurociência e o déficit intelectual: aporte para a ação pedagógica. Rev. Psicopedagogia, v. 32, n. 97, p. 104-114, 2015. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100011. Acesso em: 15 ago. 2024.

XIMENDES, E. As bases neurocientíficas da criatividade. O contributo da neurociência no estudo do comportamento criativo. 2010. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) - Faculdade de Belas - Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

ZWICKER, M. R. G. dos S.; SOUSA, K. D. de; JESUS, R. S. de; SOUZA, L. C. de; AZEVEDO, R. J. de. O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EaD. EaD Em Foco, v.11, n.1, p.1-14, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1419. Acesso em: 15 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

GROSSI, M. G. R.; LYRA, L. R.; SILVA, M. F. da. NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIAS ATIVAS explorando a ciência da aprendizagem e do ensino. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024072, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2758. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2758. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos