ANÁLISES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2614

Palavras-chave:

Educação Infantil, BNCC, Currículo

Resumo

Homologada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como função a organização do currículo da Educação Básica, determinando as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nas respectivas etapas. O processo de instituição de uma BNCC para Educação Infantil, bem como o próprio documento, gerou e ainda gera várias críticas. Neste contexto, a pesquisa realizada busca levantar e analisar os estudos publicados sobre a BNCC, no período de 2015 a 2022, objetivando identificar os elementos discutidos sobre a proposta curricular para a Educação Infantil. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando-se os termos BNCC e Educação Infantil. Após a leitura dos resumos e exclusão dos que não apresentavam os requisitos da pesquisa, chegou-se ao total de 13 artigos, que foram lidos na íntegra e analisados. Os resultados da análise indicam que todos os trabalhos foram publicados em periódicos da área de Educação; a maior parte dos textos se caracteriza como estudo teórico e documental, excetuando-se um deles, que investiga as alterações na prática pedagógica pós BNCC. Os autores realizam análises históricas, epistemológicas, políticas e pedagógicas do documento, a partir de diferentes matrizes teóricas e dedicam-se a evidenciar o contexto de sua elaboração e as consequências para a garantia dos direitos das crianças nos espaços escolares. Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais ampla das transformações pelas quais está passando essa etapa da educação básica a partir das mudanças curriculares estabelecidas pela BNCC.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia Aparecida Nascimento Freire Teodoro, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), do Departamento de Ciências da Educação (DED), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Orientada pela Profa. Dra. Marli Lucia Tonatto Zibetti. Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Cacoal (2013). Pós graduada. Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto Estado de São Paulo no ano de 2016.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA/USP). Professora do Departamento de Psicologia (DEPSI) da UNIR, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UNIR) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar (PPGEEProf/UNIR) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, BR.

Patrícia Ferreira Miranda, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado pela Universidade Federal de Rondônia: Porto Velho, RO, BR.

Referências

ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B. Alguns apontamentos: a quem interessa a base nacional comum curricular para a Educação Infantil? Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 46-65, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2385. Acesso em: 25 jan. 2024.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Campos de Experiência: Uma possibilidade para interrogar o currículo. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S; FARIA, A. L. G. de (org.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015. p. 185-198.

BARBOSA, I.; SILVEIRA, T. A. T. M.; SOARES, M. A. Educação infantil e currículo: o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 74–93, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p74-93. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12698. Acesso em: 23 dez. 2023.

BELLINI, A. A.; ARAÚJO, E. S. Infância e conhecimento: princípios e bases à luz da teoria histórico-cultural. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, n. 23, p. 27-42, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/7249. Acesso em: 23 dez. 2023.

BRASIL. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDB). Brasília: Governo Federal, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jul. 2024.

BRASIL. Lei N° 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Governo Federal, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 22 jul. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 3 dez. 2023.

CAMPOS, R. F.; DURLI, Z. BNCC para a educação infantil: é ou não é currículo? Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 251-267, jan./abr. 2020. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/campos-durli.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

CAVALCANTE, L. T.C.; OLIVEIRA, A. A. S. de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v26n1/v26n1a06.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

CEZARI, E.; SOUSA, J. da S. C.; CUNHA, R. de S. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: conceitos e propostas de um currículo. Revista Observatório, Palmas, v. 2, especial 2, p. 456-475, out. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/download/2582/9043. Acesso em: 1 jul. 2023.

FRANGELLA, R.de C. P.; CAMÕES, M. C. de L. S.; DRUMMOND, R. de C. R. Produções curriculares e educação infantil - apostas ou garantias? Eccos- Revista Científica, São Paulo, n. 59, p. 1-19, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13657. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13657 . Acesso em: 1 jul. 2023.

GONÇALVES, C. B. V.; CARVALHO, J. M. Os códigos alfanuméricos da base nacional comum curricular (BNCC) para a educação infantil e as brincadeiras das crianças. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.1, p. 219-240, jan./mar. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48507/34912. Acesso em: 14 maio 2023.

GUIZZO, B. S.; ALMEIDA, V. da S. Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: uma discussão a partir dos Estudos Culturais. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 15-32, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12640.

Acesso em: 20 mai. 2023.

MESQUITA, F. J. P. L. GISI, M. L. A interface neoliberal nas políticas da educação infantil: discussão rumo ao contexto da BNCC. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, p. 1-17, jun. 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15836. Acesso em: 26 maio 2023.

MORAIS, A. G. de. Base Nacional Comum Curricular: que direitos de aprendizagem relativos à língua escrita defendemos para as crianças na educação infantil? Revista Brasileira de Alfabetização. Vitória, v. 1, n. 2, p. 161-173 jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/67. Acesso em: 28 maio 2023.

NOVAIS, G. S.; NUNES, S. do C. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: uma estratégia a favor da educação emancipatória das infâncias e redução das desigualdades educacionais? Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 25, n. 4, p. 1056–1086, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46457. Acesso em: 27 jun. 2023.

PERSICHETO, A. J. O.; PEREZ, M. C. A. Aprendizagem na infância: diálogos entre os referenciais curriculares nacionais para a educação infantil, as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil e a base nacional comum curricular. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, v. 8, n. 1, p. 96-111, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3753. Acesso em: 25 jun. 2023.

QUEIROZ, W. I. de. MILITÃO, S. C. N. Avaliações externas e em larga escala no contexto da política educacional do estado de Goiás. Revista Exitus, Santarém/PA, v.12, n. 1, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1752. Acesso em: 25 fev. 2024.

ROSA, L. O. da.; FERREIRA, V. S. O papel da brincadeira nas versões da BNCC: discursos constituindo saberes na educação infantil. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 62, p. 1-20, jul./set. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/download/18508/9863.

Acesso em: 29 maio 2023.

SANTOS, S. E. dos; MACEDO, E. E. de. BNCC para a educação infantil e a urgência de resistências. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12694. Acesso em: 22 jun. 2023.

SANTIGO, D. E.; GOMES, F. G.; SOUZA, F. D. de. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a Educação Infantil: um estudo a partir das metodologias de ensino. Revista Caminhando, v. 25, n. 1, p. 185-198, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/9961/7235. Acesso em: 20 jun. 2023.

THOMÉ, Z. R. C.; BRAGA, G. de B.; LAMEIRA, I. D. E. D. A formação do professor e seu reflexo na práxis educativa. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1714/1052. Acesso em: 25 fev. 2024.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R. ; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p.103-117.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

TEODORO, K. A. N. F.; ZIBETTI, M. L. T. .; MIRANDA, P. F. ANÁLISES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024032, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2614. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2614. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)