AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1752

Palavras-chave:

: Políticas de avaliações externas e em larga escala., Qualidade educacional., Gererncialismo.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisa os impactos do gerencialismo na política educacional do Estado de Goiás. No âmbito micro (estado), escrutina aspectos determinantes da (des)qualificação do ensino público e sua relação com as políticas educacionais norteadas por orientações de organismos multilaterais (macro). Investiga qual o conceito de qualidade perpassa o discurso oficial e como tal conceito está vinculado aos resultados de desempenho produzidos pelas avaliações externas e em larga escala. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, aporta-se no referenciais de (AFONSO, 2009, 2012; LIBÂNEO, 2018; FREITAS, 2012, 2018; BALL, 2002), elegendo ainda como corpus de análise os documentos do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Educação de Goiás e sites oficiais da atual gestão deste estado. Após a revisão de literatura, conclui-se que os resultados das avaliações externas e em larga escala têm sido usados como meio de controle e regulação das escolas e professores, por meio de prêmios e sanções e têm tido um efeito contrário ao que o discurso oficial têm propalado, promovendo uma desqualificação da educação. É possível, no entanto, uma ação contra hegemônica, já que “as escolas também fazem políticas” e que os professores são tanto “sujeitos como atores dessas políticas”, logo eles não apenas implementam, mas, também, as reconfiguram e as transformam no contexto da sala de aula.

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Biografia do Autor

Welcianne Iris de Queiroz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)"

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Presidente Prudente-SP. Brasil.

Sílvio César Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/Marília-SP. Brasil. Professor Assistente Doutor da UNESP/Marília-SP. Docente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente-SP.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

IRIS DE QUEIROZ, W.; NUNES MILITÃO, S. C. . AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022029, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1752. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1752. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos