GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: desvelando contextos e desafios (velhos/novos) do direito educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2459

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Direito à educação, Municípios da Região Centro-Oeste

Resumo

A democratização da educação básica é direito de todos os cidadãos, não se restringindo ao objetivo do governo ou do Estado. Neste artigo, objetiva-se apreender as mudanças que se processaram na política e gestão da educação municipal nos anos de 2020 a 2021 (período pandêmico da Covid 19) na Região Centro-Oeste que abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, totalizando um conjunto de 466 municípios. Com análise e interpretação na perspectiva crítica, pauta-se na pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do Ministério da Educação e normas complementares dos próprios Estados e Municípios, com foco na garantia do direito à educação. Por meio de uma abordagem histórica, em que se destacam marcos da política e gestão educacional, procura-se apresentar no texto elementos que asseguram o direito à educação conforme garante a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996; e o Plano Nacional de Educação 2014/2024 – Lei nº 13.005/2014, em suas diretrizes e nas metas e estratégias, sobretudo considerando o princípio da gestão democrática do ensino público, pois sua legitimidade é entendida como um processo coletivo, participativo, com autonomia e emancipação política, desde a dimensão macro (sistemas de ensino) até a micro (unidades escolares). Os resultados denotam nos municípios mudanças/ajustes nos calendários escolares; desigualdades sociais (acesso à internet/ausência); e maior participação das famílias e valorização dos professores.

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Biografia do Autor

Meire Lúcia Andrade da Silva, Rede Municipal de Ensino de Gurupi

Doutoranda em Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino de Gurupi, Gurupi, Tocantins, Brasil.

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás, Goiania, Goiás, Brasil.

Meyrivane Teixeira Santos Arraes , Rede Estadual de Ensino de Palmas

Mestrado em Educação. Professora da Rede Estadual de Ensino, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

SILVA, M. L. A. da; ASSIS, L. M. de; ARRAES , M. T. S. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: desvelando contextos e desafios (velhos/novos) do direito educacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024006, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2459. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2459. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Seção

Dossiê