EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENFRENTAMENTO ÀS LGBTIFOBIAS: narrativas de professoras/es do curso normal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2696

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Narrativas de professoras/es, Enfrentamento às LGBTIfobias

Resumo

Essa pesquisa visa analisar as narrativas de professoras e professores, sobre possíveis práticas pedagógicas e didáticas utilizadas no enfrentamento às LGBTIfobias. Foram realizadas cinco entrevistas narrativas com professoras/es que atuam no ensino médio na modalidade normal de um colégio Estadual situado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Essas entrevistas foram categorizadas posteriormente conforme a análise de conteúdo (Bardin, 2016) e sob a perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Como resultado, chegou às seguintes categorias: a presença ou ausência da temática dos estudos de gênero, sexualidade e diversidade sexual e de gênero na formação inicial, ou continuada das professoras e professores; do enfrentamento às LGBTIfobias na escola tema transversal e como tema que gera tensões na relação escola e famílias; da gestão da diversidade na escola, que se organizou em três movimentos: 1) Combate as discriminações e violências contra alunas/os LGBTI; 2) Transgeneridades na escola; 3) Possíveis práticas pedagógicas e didáticas no enfrentamento às LGBTIfobias na formação de professoras/es. A análise possibilitou a identificação de que a escola não é um cenário estático, mas sim um terreno complexo onde diferentes realidades se entrelaçam. Isso enfatiza a importância do ambiente escolar e das práticas pedagógicas e didáticas que reconhecem a pluralidade das/os educandas/os, criando um ambiente que respeita e valoriza as diferenças entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Luiz de Oliveira Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro│Brasil.

Aureliano Lopes da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ronald Clay dos Santos Ericeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro│Brasil
Doutor em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro │Brasil

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETO, A.; ARAÚJO, L.; PEREIRA, M. E. (org.). Gênero e diversidade na escola: formação de professoras (es) em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro - RJ: Cepesc, 2009.

BRASIL. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. Brasília-DF: UNESCO, 1997. E-book. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file

BRASIL. Portaria n.o 233/2010. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2010. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:ministerio.planejamento.orcamento.gestao:portaria:2010-05-18;233. Acesso em: 19 jun. 2024.

BRASIL. Portaria n.o 1.612/ 2011. Diário Oficial da União, Brasília-DF., 2011. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-assegura-uso-de-nome-social-de-transexuais-e-travestis-em-orgaos-do-mec/2933591. Acesso em: 19 jun. 2024.

BRASIL. DECRETO N.o 8.727, DE 28 DE ABRIL DE 2016. Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF., 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8727.htm. Acesso em: 19 jun. 2024.

FERREIRA, M. P. Currículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docente. Revista Margens Interdisciplinar, v. 9, n. 12, p. 37, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.2995. Acesso em: 28 out. 2023.

GESSER, M.; OLTRAMARI, L. C.; CORD, D.; NUERNBERG, A. H. Psicologia escolar e formação continuada de professores em gênero e sexualidade. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 2, p. 229–236, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000200005. Acesso em: 28 out. 2023.

GUARANY, A. L. A.; CARDOSO, L. R. Formação de professores, gênero e sexualidade na produção acadêmica brasileira. Acta Scientiarum. Education, v. 44, p. e55263, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.55263. Acesso em: 28 out. 2023.

JUNQUEIRA, R. D. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homofóbico. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.v2i2.4281. Acesso em: 28 out. 2023.

JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário - A normatividade em ação. Retratos da Escola, v. 7, n. 13, p. 481–498, 2013.

JUNQUEIRA, R. D. Políticas públicas de educação: entre o direito à educação e a ofensiva antigênero. In: RIBEIRO, P. R. C.; MAGALHÃES, J. C.; SEFFNER, F.; VILAÇA, T. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação. [S. l.: s. n.]. p. 179–210, 2018.

LANZ, L. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou. In: RIBEIRO, P. R. C.; MAGALHÃES, J. C.; SEFFNER, F.; VILAÇA, T. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2018. p. 49–67.

LEÃO, A. M. C.; RIBEIRO, P. R. M. A (in) existência da sexualidade no curso de pedagogia: o currículo oculto em evidência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 1, p. 275–290, 2013.

LOURO, G. L. Sexualidade, gênero e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 43–53, 2018.

NELSON, C. Narrativas Queer da vida na sala de aula: lições intrigantes para os estudos da linguagem. In: FERREIRA, A. J. (org.). Narrativas Autobiograficas De Identidades Sociais De Raça Genero Sexualidade E Classe Em Estudos Da. Campinas-SP: Pontes, p. 235–258, 2015.

NERY, J. W.; GASPODINI, I. B. Transgeneridade na escola: estratégias de enfrentamento. Coletânea Diversas Diversidades. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF), 61-80, 2015.

REIS, T.; EGGERT, E. Ideologia de gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. Educação & Sociedade, v. 38, n. 138, p. 9–26, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017165522. Acesso em: 28 out. 2023.

SEPULVEDA, D. A religião e a homofobia no cotidiano escolar. Revista nuestrAmérica, v. 4, n. 8, p. 120–136, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5519/551957377010/html/. Acesso em: 28 out. 2023.

SOUSA, M. G. S.; CABRAL, C. L. O. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, 2015.

SOUZA, L. C.; DINIS, N. F. Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia. Pro-Posições, v. 21, n. 3, p. 119–134, 2010.

SOUZA, M. R. S.; SILVA, D. R. Q.; JUNG, H. S.; DUARTE, J. L. M. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, v. 5, n. 3, p. 16–27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071. Acesso em: 28 out. 2023.

XAVIER FILHA, C. Tecer e entretecer a vida: educação para as sexualidades e formação docente. Intermeio, v. 23, n. 46, p. 215–236, 2017.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

MOURA, D. L. de O.; LOPES DA SILVA JUNIOR, A.; CLAY DOS SANTOS ERICEIRA, R. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENFRENTAMENTO ÀS LGBTIFOBIAS: narrativas de professoras/es do curso normal . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024059, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2696. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos