LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: Inspirações na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2562

Palavras-chave:

BNCC, Língua Portuguesa, Didática

Resumo

Esta conferência aborda os campos de atuação da área de Lingua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular. Neste texto, o foco principal é abordar possibilidades didáticas que ilustrem os eixos estruturantes do ensino da língua: leitura/escuta; escrita; oralidade; análise linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada do Curso de Pedagogia da Unipampa/Campus Jaguarão/RS e do Curso de Mestrado Profissional em Educação (PPGEDU) na mesma instituição.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, 144p.

DALLA ZEN, M. I. Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. Porto Alegre: Mediação, 1997.

FERREIRO, E. A distinção entre o oral e o escrito nos textos narrativos infantis. In: FERREIRO, E. (org.). O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013, p. 175-190.

SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

TERZI, S. B. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995, p. 91-117.

TRAVAGLIA, L. C. Na trilha da gramática: Conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.

VIEIRA, B. R.; MOURA, P. S. A intervenção pedagógica como possibilidade para pesquisa em alfabetização. In: Revista Transmutare, Curitiba, v. 7, e16240, p. 1-16, 2022. DOI: 10.3895/rtr.v7n0.16240. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16240. Acesso em: 01 de dezembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

MOURA, P. dos S. LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: Inspirações na BNCC. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024001, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2562. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2562. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Conferência