PARE A AULA E FAÇA EXERCÍCIOS! PAUSAS FISICAMENTE ATIVAS MELHORAM O DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA DE CRIANÇAS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2584

Palavras-chave:

Educação Matemática, Atividade Física, Cognição

Resumo

A Atividade Física (AF) tem efeitos sobre as Funções Executivas (FE), as quais, por sua vez, foram associadas à conquista tanto na leitura quanto na matemática. Esse trabalho teve como objetivo analisar a literatura de investigações sobre os efeitos de intervenções em aulas com pausas fisicamente ativas no desempenho em leitura e matemática em escolares. Foram selecionadas pesquisas em bancos de dados eletrônicos, com critérios de inclusão e exclusão delineados. Realizou-se processo de identificação, triagem, elegibilidade dos artigos, resultando na inclusão de sete estudos. Em geral, a literatura sugere que há efeitos positivos de aulas com pausas fisicamente ativas na leitura e de maneira mais eficaz no desempenho matemático. Além disso, as aulas fisicamente ativas não comprometem o tempo das aulas acadêmicas e ainda contribuem para a quantidade de AF de moderada a vigorosa recomendadas diariamente para a saúde das crianças. Essa relação parece ser mediada pela melhoria da FE que suporta a aprendizagem. Implicações para a área de Educação Matemática são discutidas.

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Biografia do Autor

Mizael Carvalho de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Pará – Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas; Grupo de Pesquisa NeuroAtiva - Neurociências e Atividade Física.

Luisa Matos da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Pará (UFPA). Universidade Federal do Pará – Brasil; Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Grupo de Pesquisa NeuroAtiva - Neurociências e Atividade Física.

Natáli Valim Oliver Bento-Torres, Universidade Federal do Pará

PhD, Ft. Universidade Federal do Pará – Brasil; Professora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA) e Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes/UFPA); Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde, Reabilitação e Cognição.

João Bento-Torres, Universidade Federal do Pará

PhD, University of Pittsburgh; Universidade Federal do Pará – Brasil; Professora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA); Líder do Grupo de Pesquisa NeuroAtiva - Neurociências e Atividade Física.

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

SOUZA, . M. C. de .; SILVA, L. M. da .; BENTO-TORRES, N. V. O. .; BENTO-TORRES, J. PARE A AULA E FAÇA EXERCÍCIOS! PAUSAS FISICAMENTE ATIVAS MELHORAM O DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA DE CRIANÇAS ESCOLARES. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024021, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2584. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2584. Acesso em: 21 nov. 2024.

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