PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2621

Palavras-chave:

Educação antirracista, Formação Continuada, Cultura africana e afro-brasileira, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a cultura africana e afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas e formação continuada de professores, com vistas a uma educação antirracista, buscando-se a desnaturalização de conceitos estabelecidos no ambiente escolar, que reproduzem e reforçam a desigualdade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma universidade federal localizada no norte do Brasil/Amazônia. Trata-se de estudo de natureza interventiva, adotando-se metodologia com elementos da pesquisa pós-crítica. O estudo contou com a participação de professores e equipe gestora. Foram realizados encontros que consistiram em momentos formativos para estudo, problematização e discussão da temática. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos e gravação de falas, tomando-se para análise as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores durante e após os encontros formativos. Os resultados apontam que os participantes se utilizaram de práticas diferenciadas, desconstruindo práticas anteriores, especialmente aqueles que mais resistiam a combater o racismo, o preconceito e a discriminação, passando a valorizar a cultura africana e afro-brasileira através de suas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando promover uma educação antirracista.  

Palavras-chave: Educação antirracista. Formação continuada. Cultura africana e afro-brasileira. Práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuzi Herculina Alves de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE/UNIR).

Ivanil Magalhães da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar, do  Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar  Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf/UNIR).

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar -Mestrado e Doutorado  Profissional  (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Brasil.

Referências

AKKARI, A.; SANTIAGO, M. A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Educação em Questão. Natal, v. 38, n.24, mai/ago. 2010, p. 12.

ALMEIDA, S. L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

ASSIS, A. S. F. de. Não pense, mas olhe! Os cotistas negros. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEEProf. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.

ASSIS, A. S. F. de; FARIAS, K. S. C. dos S. Escola, abre-te para a problematização das relações racializadas! REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 148–165, 2020.

ASSIS, A. S. F. de; FARIAS, K. S. C dos S. Educação sob um olhar antirracista na formação escolar da Amazônia brasileira. Educação, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 1-10, jan - abr. 2021.

BHABHA, H. K. O local de cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9394/96, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm.Acesso em: 10 de fev. de 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 18 de mar. de 2023.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infanti. Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014.

DERRIDA, J. Margens da filosofia. Trad. Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães. Campinas, SP: Papirus, 1991.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

ERNESTO, E. S.; FARIAS, K. S. C. dos S. Educação escolar: a colonialidade no “divã desconstrucionista”. In: VII.CONEDU. Escola em tempos de conexões. 10.46943/ VII.CONEDU, 2021.02.036.

FANK, E. Educação em espaço escolar. Curitiba: Fael, 2012.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FARIAS, K. S. C. dos S. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo fantasmas imperiais. 405 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2014.

FEARN, N. Aprendendo a filosofar em 25 lições: do poço de Tales à desconstrução de Derrida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LIMA, H. K. M. de. A importância de trabalhar o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em sala de aula. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Cabaceiras, PB, 2016.

LÜDKE, M.; BARRETO; G. da C.; ALBERTO, L. B. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009.

MACHADO, A. F. Filosofia africana para descolonizar olhares: perspectivas para o ensino das relações étnico-raciais. #tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014.

MARIM, M. M. B.; FARIAS, K. S. C. dos S. Traços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática). Revista Exitus, Santarém, 2017.

MATTOS, G. A falácia do racismo reverso ganha espaço no ano em que se discute a Lei de Cotas. Jornalize, 25 jan. 2022. Disponível em: https://branquitudes.org/2022/01/25/a-falacia-do-racismo-reverso-ganha-espaco-no-ano-em-que-se-discute-a-lei-de -cotas/. Acesso em: 17 mar. 2024.

QUIJANO, A. A colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Buenos Aires, Clacso, 2005.

SILVA, P. E. O potencial de práticas decoloniais na formação docente. Equidade racial na educação básica: artigos científicos [Recursos eletrônicos], Itaú Social; Realização CEERT, UNICEF; Apoio: Instituto Unibanco, Fundação Tide Setúbal. São Paulo: SP ITAÚ Social et al, 2021.

SOUZA, J. C. S. e. História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar. Educação Pública, 2018.

SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

SOUZA, M. de M. e. África e Brasil africano. 2. ed. -ão Paulo: Ática, 2008.

SOUZA, M. de M. África e Brasil africano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2005.

VEIGA-NETO, A. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, agosto/2002.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. Giovane Rodrigues e Tiago Trajan. São Paulo: Fósforo, 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

ALVES DE SOUZA, N. H. .; DA SILVA, I. M. .; CARVALHO DOS SANTOS FARIAS, K. S. PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024027, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2621. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2621. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos