PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2621

Palavras-chave:

Educação antirracista, Formação Continuada, Cultura africana e afro-brasileira, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar a cultura africana e afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas e formação continuada de professores, com vistas a uma educação antirracista, buscando-se a desnaturalização de conceitos estabelecidos no ambiente escolar, que reproduzem e reforçam a desigualdade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma universidade federal localizada no norte do Brasil/Amazônia. Trata-se de estudo de natureza interventiva, adotando-se metodologia com elementos da pesquisa pós-crítica. O estudo contou com a participação de professores e equipe gestora. Foram realizados encontros que consistiram em momentos formativos para estudo, problematização e discussão da temática. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos e gravação de falas, tomando-se para análise as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores durante e após os encontros formativos. Os resultados apontam que os participantes se utilizaram de práticas diferenciadas, desconstruindo práticas anteriores, especialmente aqueles que mais resistiam a combater o racismo, o preconceito e a discriminação, passando a valorizar a cultura africana e afro-brasileira através de suas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando promover uma educação antirracista.  

Palavras-chave: Educação antirracista. Formação continuada. Cultura africana e afro-brasileira. Práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Neuzi Herculina Alves de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE/UNIR).

Ivanil Magalhães da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar, do  Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar  Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf/UNIR).

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar -Mestrado e Doutorado  Profissional  (PPGEEProf), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Brasil.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

ALVES DE SOUZA, N. H. .; DA SILVA, I. M. .; CARVALHO DOS SANTOS FARIAS, K. S. PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024027, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2621. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2621. Acesso em: 7 set. 2024.

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