SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI (1986 [1985]; 2003 [1985]; 2016)
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2783Palavras-chave:
Gramática, Ensino, Mário PeriniResumo
O ensino de gramática está intrinsecamente ligado ao ensino de língua. Este artigo deriva do capítulo cerne da dissertação de mestrado, inserida nas pesquisas de um grupo de estudos linguísticos do Pará. O objetivo foi analisar as obras gramaticais de Mário A. Perini: Para uma nova gramática do português (1986 [1985]), Gramática descritiva do português (2003 [1995]) e Gramática descritiva do Português Brasileiro (2016). Para guiar a análise, esta pesquisa responde a quatro questões norteadoras: O que é gramática?; O que é ensinar gramática?; Para que ensinar gramática?; e Como ensinar gramática?. Estas questões orientam o subprojeto que analise as gramáticas escritas por linguistas brasileiros, abrigado no projeto macro “Língua, gramática, variação e ensino”. Na concepção de Perini, gramática é uma disciplina científica; o ensino de gramática visa ensinar o aluno a pensar sobre a linguagem, do ponto de vista da aquisição de conhecimentos; a gramática deve ser ensinada e estudada como parte da formação científica dos alunos; e, o ensino de gramática, enquanto matéria útil para a formação dos alunos, deve ser feito de maneira realista para promover a formação intelectual. Diante dos desafios de ensino em sala de aula e visando fomentar uma nova visão sobre o ensino da língua portuguesa e da gramática, a pesquisa conclui que Perini propõe uma reformulação significativa nos estudos gramaticais e no ensino de língua, com ênfase em métodos que atendam aos desafios contemporâneos do trabalho docente.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples” São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAGNO, M. Gramática de Bolso do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BARROSO, A. G. O ensino de gramática na perspextiva da Nova gramática do PortuguÊs Brasileiro de Atabaliba Teixeira de Castilho. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020.
BORGES NETO, J. Gramática do Português Brasileiro. In: FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. (org). Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 267-291.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITTO, L. P. L. A sobra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.
BRITTO, L. P. L. Que fazer? – Indagações sobre o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de formação omnilateral. In: LIMA, A. F.; NASCIMENTO, M. de F. Pesquisa, ensino e formação docente – experiências do Profletras/ UFPA. Campinas: Pontes, 2017, p. 7-16.
CASTILHO, A. T. de. Sobre a Nova gramática do português brasileiro. In: NEVES, M. H. M; CASSEB-GALVÃO, V. C. (Org). Gramática contemporânea do português: com a palavra, os autores. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. [texto digital] São Paulo, Ática, 2011.
GOMES, M. S. A Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (BAGNO, 2012) e o Ensino de Gramática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 vol. 2, p.11-26, Jul-Dez 2017.
FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. Gramáticas em perspectiva. In: FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. (org) Gramáticas Brasileiras: com a palavra, os leitores. São Paulo, Parábola Editorial: 2016, p. 293-318.
FERREIRA, E. P.; BRITTO, L. P. L.; PAIVA, R. do N. Língua, gramática, variação e ensino (projeto de pesquisa em andamento). Santarém/PA: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
NEVES, M. H. M.; CASSEB-GALVÃO, V. C. (org.) Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores. São Paulo, Parábola Editorial: 2014
NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
PERINI, M. A. Para uma nova gramática do português. 3ª ed. São Paulo, Ática: 1986 (1985).
PERINI, M. A. Sintaxe da língua portuguesa – metodologia e funções. São Paulo. Ática, 1989.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003 (1995).
PERINI, M. A. Princípios de linguística descritiva: introdução ao pensamento gramatical. [Livro eletrônico]. São Paulo: Parábola, 2006.
PERINI, M. A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo. Parábola editorial, 2010.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis, RJ. Vozes, 2016.
PERINI, M. A. Gramática, esquemas e a atribuição de relações temáticas. Abralin ao vivo – Linguistas online. Transmitido em 09 de maio de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iQ8KLgqF3n0 Acessos em: 09 mai. 2020.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. [Livro eletrônico]. Campinas/SP: Companhia das Letras, 1996.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, T. O. da. A concepção de Gramática e de ensino na gramática que emerge da obra “A gramática do Português revelada em textos” NEVES (2018). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cleilma Sousa Rodrigues Riker, Ediene Pena Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).