SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI (1986 [1985]; 2003 [1985]; 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2783

Palavras-chave:

Gramática, Ensino, Mário Perini

Resumo

O ensino de gramática está intrinsecamente ligado ao ensino de língua. Este artigo deriva do capítulo cerne da dissertação de mestrado, inserida nas pesquisas de um grupo de estudos linguísticos do Pará. O objetivo foi analisar as obras gramaticais de Mário A. Perini: Para uma nova gramática do português (1986 [1985]), Gramática descritiva do português (2003 [1995]) e Gramática descritiva do Português Brasileiro (2016). Para guiar a análise, esta pesquisa responde a quatro questões norteadoras: O que é gramática?; O que é ensinar gramática?; Para que ensinar gramática?; e Como ensinar gramática?. Estas questões orientam o subprojeto que analise as gramáticas escritas por linguistas brasileiros, abrigado no projeto macro “Língua, gramática, variação e ensino”. Na concepção de Perini, gramática é uma disciplina científica; o ensino de gramática visa ensinar o aluno a pensar sobre a linguagem, do ponto de vista da aquisição de conhecimentos; a gramática deve ser ensinada e estudada como parte da formação científica dos alunos; e, o ensino de gramática, enquanto matéria útil para a formação dos alunos, deve ser feito de maneira realista para promover a formação intelectual. Diante dos desafios de ensino em sala de aula e visando fomentar uma nova visão sobre o ensino da língua portuguesa e da gramática, a pesquisa conclui que Perini propõe uma reformulação significativa nos estudos gramaticais e no ensino de língua, com ênfase em métodos que atendam aos desafios contemporâneos do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Cleilma Sousa Rodrigues Riker, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE). Com experiência em educação nas áreas de Gestão e Secretariado Escolar; Docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando tanto na unidocência como nas áreas de Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística, Teologia e Missões (no ensino superior) e nas áreas de artes, literatura, redação, ensino religioso e língua estrangeira (inglês e espanhol), na educação básica. Além de atuar nas áreas de tutoria em EaD e na Coordenação de Curso Pré-Vestibular e de Pólo Educacional em EaD pela Eadcon/Unitns e como secretária executiva junto à Coordenação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFOPA e na Diretoria pedagógica do Projeto Lumière da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atua como membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA/UFOPA) e como professora de Língua Portuguesa, na rede estadual de ensino no Pará (Seduc) e como professora de inglês na rede particular

Ediene Pena Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Linguística. Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitora de Cultura, Comunidade e Extensão-Procce e Coordenadora do Gelopa/Ufopa.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

RIKER, C. S. R.; PENA FERREIRA, E. SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI (1986 [1985]; 2003 [1985]; 2016). Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024069, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2783. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2783. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos