A COLONIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL PELO IDEÁRIO NEOLIBERAL: o caso das escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2681

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Escola Cidadã Integral, Colonização neoliberal

Resumo

O presente artigo reflete sobre a mercantilização da educação, especialmente, a colonização do campo educacional pelo ideário neoliberal. Objetiva desnudar as atuais políticas educacionais, no Brasil, a partir do exemplo concreto da Escola Cidadã Integral, no Estado da Paraíba, revelando o caráter econômico das reformas em curso, abrigadas sob o manto da “educação de qualidade”, nas quais a função da escola se limita ao atendimento do mercado. Para tanto, recorremos a levantamentos bibliográfico e documental sobre o tema, bem como à pesquisa de campo com jovens (de 18 a 29 anos) com histórico de fracasso escolar (reprovação, distorção idade-série e evasão escolar). Concluímos alertando para o “fundamentalismo do livre mercado” em curso, assentado na ortodoxia neoliberal inarredável da defesa do empreendedorismo e da privatização do público. Por fim, constatamos a colonização neoliberal da e na escola reduzindo seu papel à conformação dos sujeitos para adequação à fase em que se encontra o modo de produção capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iarityça da Silva Lindolfo , Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Brasil

Marcelo Saturnino da Silva, Universidade Estadual de Campina Grande

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor na Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB).

Carlos Augusto de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas:Autores Associados, 2004.

BITTAR-GODINHO, J de S.; LIMA, J. P. R. Fundações corporativas: a privatização da educação e as Social Corporativa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 31, n. 27, 14 mar. 2023. Disponível em: http://engemausp.submissao.com.br/21/arquivos/311.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.

CABRAL, A.; SILVA, C. L. de M.; SILVA, L. F. L. Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia. Divulgação científica e tecnológica do IFPB, n. 32, dez., 2016, p. 35-41. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/download/1070/575. Acesso em: 21 jun. 2024.

CAETANO, M. R.; PERONI, V. M. V. Relações entre o público e o privado na educação brasileira: neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa. Trabalho necessário, v. 20, nº. 42, mai/ago, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53469/32448. Acesso em: 26 jun. 2024.

CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA, G. M.; RENTERIA, J. M.; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: Uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, v. 34, n. 6, nov./dez., 2007, p. 428-431. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FEULNER, E. J. Intellectual Pilgrims. The Fiftieth Anniversary of the Mont Pelerin Society. Washington, DC: Heritage Foundation, 1999.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais de educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas. v. 33, n. 119. p. 379-404, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

FOUCAULT, M. Aula do dia 14 de março de 1979. In: FOUCALT, M. Nascimento da Biopolítica: Curso dado no Collège de France (1978-1979). Ed. Michel Senellart. Direção François Ewald e Alessandro Fontana. Trad. Eduardo Brandão. Rev. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 179-220.

FUSER, I. O Petróleo e o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico (1945-2003). 2005. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “Santiago Dantas”, Universidade Estadual de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/0994bb48-e6cd-45fb-a52a-af80239ced4d/content. Acesso em: 21 jun. 2024.

GIROUX, H. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. Os professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Manuel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2005.

HYPOLITO, Á. M. Políticas curriculares, estado e regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7Wj4ZqtJgQDm55nTFxx3PrN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2024.

ICE – INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://icebrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Livreto-Institucional-ICE.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LINDOLFO, I. Fracasso escolar, autoconceito e projetos de vida: relatos de jovens rurais de escolas públicas do município de Mulungu – PB. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/27468/1/PDF%20-%20Iarity%c3%a7a%20da%20Silva%20Lindolfo. Acesso em: 21 jun. 2024.

MORAES, R. C. O legado de Margareth Tatcher. Conjuntura Internacional, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 19-29, 2º. sem. 2013. Disponível em: file:///Users/carlosmedeiros/Desktop/5699-Texto%20do%20artigo-22199-1-10-20130902.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Clacso, 2005. p. 107-30. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf. Acesso em: 25 de jun. de 2024.

SEGATO, R. Contra-pedagogías de la crueldade. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.

NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educ. Soc., ano XXIII, nº. 78, abr./2002., p. 15-36. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wVTm9chcTXY5y7mFRqRJX7m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:24 jun. 2024.

PARAÍBA. Lei nº. 11.314, de 11 de abril de 2019. Altera a Lei nº 11.100, de 06 de abril de 2018, que cria o programa de educação integral. Diário Oficial do Estado da Paraíba, 12 abr. 2019. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2019/abril/diario-oficial-12-04-2019.pdf/view. Acesso em: 24 jun. 2024.

PFLUCK, B. K. O valor do petróleo para o brasil: dos choques da década de 1970 ao pré-sal. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdades de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/166178. Acesso em: 24 jun. 2024.

SILVA, F. V.; LIMA NETO, A. A. Cidadão neoliberal? Práticas pedagógicas subjacentes ao modelo escola cidadã integral técnica (ECIT) da rede estadual da Paraíba. Revista Internacional de Formação de Professores. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/952/470. Acesso em: 22 jun. 2024.

SILVA, H. R.; OLIVEIRA, D. A. O trabalho docente no contexto das escolas cidadãs. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 32, n. 70, p. 109-128, abr./jun. 2023. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v32n70/2358-0194-faeeba-32-70-0109.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

SILVA, M. S. Entre o bagaço da cana e a doçura do mel: migrações e as identidades da juventude rural. 2006. 180f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1881. Acesso em: 22 jun. 2024.

SILVA, M. S. da. As implicações do ensino remoto no cotidiano, na saúde e na aprendizagem de adolescentes e jovens de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel – PB. Projeto de Pesquisa – Iniciação Científica (Cota 2021/2022). 2021, 12 f. Departamento de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, 2021.

SILVA, M. S. da. A vivência do prazer-sofrimento por parte de alunos e professores das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) da Microrregião de Princesa Isabel – PB (11ª Região de Ensino). Projeto de Pesquisa – Iniciação Científica (Cota 2023/2024). 2023, 12 f. Departamento de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, 2023.

TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603. maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.

TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

DA SILVA LINDOLFO , I.; SATURNINO DA SILVA, M. .; MEDEIROS, C. A. de. A COLONIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL PELO IDEÁRIO NEOLIBERAL: o caso das escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024047, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2681. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos