CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DE BEBÊS: a arte de compartilhar vidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2667

Palavras-chave:

Condição docente, Professoras de bebês, Resistência

Resumo

A condição docente de professoras de bebês é um tema relevante nos estudos sobre professores/as na educação infantil. É premente, na sociedade de modo geral e na comunidade educacional, que se tenha uma compreensão da docência com essas crianças. Este artigo analisa os resultados de pesquisas realizadas no grupo de Pesquisas GRÃO, no programa de Pós-graduação da UFCG. As pesquisas têm, como objeto de estudo, a condição docente de professoras de bebês nas instituições públicas de Campina Grande-PB. Indaga-se: quais os contornos que as professoras de bebês dão à docência com os bebês?. O desenho metodológico envolveu imersão em campo por meio de observação, realização de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e registro em vídeos, fotos e áudios das atividades cotidianas das docentes. Os dados produzidos foram analisados sob a técnica de Análise de conteúdo de Bardin, à luz de teóricos do campo dos estudos de professores. Argumenta-se que as professoras de bebês se autodefinem, no âmbito do dom e do profissionalismo, de forma complementar, e que estão criando metodologias no enfrentamento de condições adversas de trabalho advindas dos contextos burocráticos do estado. Os resultados analisados confirmam o pressuposto inicial, mostrando as condições de trabalho em que as professoras exercem a docência, as estratégias criadas por elas, que podem se configurar como resistência às adversidades presentes no cotidiano, tais como, contratos temporários de trabalho, rotinas rígidas, espaços inadequados, etc. Professoras e bebês são protagonistas na educação e cuidados nos cotidianos das instituições de educação infantil de Campina Grande-PB.

 

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Biografia do Autor

Maria das Graças Oliveira , Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Isabela Sarah Trigueiro Custódio de Brito, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Campina Grande, na linha de Práticas educativas e diversidade. Foi professora de Educação Infantil na escola Semear Montessori em Campina Grande - PB, possui graduação em Pedagogia pela UFCG, Campus I. É integrante do GRÃO- Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais, e GPEG- Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Fez parte do apoio pedagógico da Unidade Acadêmica de Educação Infantil- UAEI/UFCG. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. Tem interesse nas temáticas de Educação Infantil, Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Kimberlly Saiwry Nunes Pereira , Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Educação. Professora de Educação Infantil do Colégio Motiva, Camína Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

OLIVEIRA , M. das G. .; BRITO, . I. S. T. C. de; NUNES PEREIRA , K. S. . CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DE BEBÊS: a arte de compartilhar vidas. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024034, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2667. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2667. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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Artigos