CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DE BEBÊS: a arte de compartilhar vidas
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2667Palavras-chave:
Condição docente, Professoras de bebês, ResistênciaResumo
A condição docente de professoras de bebês é um tema relevante nos estudos sobre professores/as na educação infantil. É premente, na sociedade de modo geral e na comunidade educacional, que se tenha uma compreensão da docência com essas crianças. Este artigo analisa os resultados de pesquisas realizadas no grupo de Pesquisas GRÃO, no programa de Pós-graduação da UFCG. As pesquisas têm, como objeto de estudo, a condição docente de professoras de bebês nas instituições públicas de Campina Grande-PB. Indaga-se: quais os contornos que as professoras de bebês dão à docência com os bebês?. O desenho metodológico envolveu imersão em campo por meio de observação, realização de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e registro em vídeos, fotos e áudios das atividades cotidianas das docentes. Os dados produzidos foram analisados sob a técnica de Análise de conteúdo de Bardin, à luz de teóricos do campo dos estudos de professores. Argumenta-se que as professoras de bebês se autodefinem, no âmbito do dom e do profissionalismo, de forma complementar, e que estão criando metodologias no enfrentamento de condições adversas de trabalho advindas dos contextos burocráticos do estado. Os resultados analisados confirmam o pressuposto inicial, mostrando as condições de trabalho em que as professoras exercem a docência, as estratégias criadas por elas, que podem se configurar como resistência às adversidades presentes no cotidiano, tais como, contratos temporários de trabalho, rotinas rígidas, espaços inadequados, etc. Professoras e bebês são protagonistas na educação e cuidados nos cotidianos das instituições de educação infantil de Campina Grande-PB.
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