ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a profissionalização dos alfabetizadores no contexto do Programa TOPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2724

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo explora as complexidades e os desafios da educação em alfabetização para jovens e adultos no Brasil, destacando-a como um fator crucial para o desenvolvimento humano, a inclusão social e a participação econômica. A alfabetização é apresentada não apenas como uma habilidade técnica, mas como uma prática social multifacetada, profundamente enraizada nos contextos culturais, políticos e econômicos dos alunos. O texto argumenta que é necessário adotar uma compreensão mais matizada da alfabetização, que vá além da simples dicotomia entre alfabetizado e analfabeto, reconhecendo a existência de um continuum de práticas de alfabetização que refletem as diversas realidades dos alunos. Para ilustrar essa visão, o artigo analisa o Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), destacando o papel central do professor (alfabetizador) no processo de ensino e a importância de uma formação especializada e contínua. A conclusão enfatiza que o ensino da alfabetização vai muito além da transmissão de habilidades de leitura e escrita, envolvendo também a compreensão dos contextos sociais e emocionais dos alunos.

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Biografia do Autor

Graça dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Pedagogia, Universidade de Barcelona (UB); Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Brasil; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos; Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI.

David Mallows , Institute of Education - IOE

Doutor formação docente. Professor Associado no departamento de Cultura, Comunicação e Mídia no UCL Institute of Education (IOE), Londres, Reino Unido; Diretor do IOE Academic Writing Centre.

Camila Costa, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IV; Universidade do Estado da Bahia – Brasil; Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI).

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

COSTA, G. dos S.; MALLOWS , D. .; COSTA, C. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a profissionalização dos alfabetizadores no contexto do Programa TOPA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024048, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2724. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2724. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos