ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a profissionalização dos alfabetizadores no contexto do Programa TOPA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2724Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Políticas EducacionaisResumo
Este artigo explora as complexidades e os desafios da educação em alfabetização para jovens e adultos no Brasil, destacando-a como um fator crucial para o desenvolvimento humano, a inclusão social e a participação econômica. A alfabetização é apresentada não apenas como uma habilidade técnica, mas como uma prática social multifacetada, profundamente enraizada nos contextos culturais, políticos e econômicos dos alunos. O texto argumenta que é necessário adotar uma compreensão mais matizada da alfabetização, que vá além da simples dicotomia entre alfabetizado e analfabeto, reconhecendo a existência de um continuum de práticas de alfabetização que refletem as diversas realidades dos alunos. Para ilustrar essa visão, o artigo analisa o Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), destacando o papel central do professor (alfabetizador) no processo de ensino e a importância de uma formação especializada e contínua. A conclusão enfatiza que o ensino da alfabetização vai muito além da transmissão de habilidades de leitura e escrita, envolvendo também a compreensão dos contextos sociais e emocionais dos alunos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. C. de. et al. Perfil dos Alfabetizadores do Programa Todos pela Alfabetização-TOPA/Programa Brasil Alfabetizado no Estado da Bahia. Disponível em: https://www.academia.edu/3227796/Perfil_dos_Alfabetizadores_do_Programa_Todos_pela_Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o_TOPA_Programa_Brasil_Alfabetizado_no_Estado_da_Bahia?auto=download&work_id=95178611. Acesso: 21 fev. 2024.
BARRETO, D., & SOUZA, E., (2015) PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO/INSTITUTO IMBORÉS: SEXTA ETAPA Revista Tópicos Educacionais, vol. 21, núm. 2, julio-diciembre, 2015, pp. 28-46 Universidade Federal de Pernambuco.
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2nd Ed. Oxford; Cambridge: Blackwell, 2007.
BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Org.). Situated literacies: reading and writing in context. London; New York: Routledge, 2000.
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campina, SP. Mercado de Letras, 2002.
CASTRO, A. D. de. O Ensino: Objeto da Didática. In CARVALHO. Ana Maria Pessoal et. al. (Org). Ensinar a Ensinar: didatica para a escola fundamental e Media. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001).
CARVALHO, M. P. As políticas para a Educação de Jovens e Adultos nos governos Lula (2003-2010): incongruências do financiamento insuficiente. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 2011.
CARVALHO, C. C. de. Docência na EJA: perspectivas da formação inicial de pedagogos do campus xv da uneb, no desenvolvimento do Estágio Supervisionado, nas séries iniciais do nsino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade – Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, 2016.
EVANS, J., YASUKAWA, K., MALLOWS, D., & CREESE, B. (2017) Numeracy skills and the numerate environment: Affordances and demands. Adults Learning Mathematics: an International Journal, 12(1), 17-26.
CARIBÉ, A.; OLIVEIRA SATURNO, R., 2021. O PROGRAMA TOPA NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS. https://doi.org/10.31070/rm2021ros0
DESJARDINS, R. et al. "OECD skills outlook 2013: First results from the survey of adult skills." Journal of Applied Econometrics, 30.7 (2013): 1144-1168.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GEE, J. (1991). What Is Literacy? In C. Mitchell, & K. Weiler (Eds.), Rewriting Literacy (p. 4). New York: Bergin & Garvey.
GROTLÜSCHEN, A., MALLOWS, D, REDER, S., & SABATINI, J. (2016), “Adults with Low Proficiency inLiteracy or Numeracy”,OECD Education Working Papers,No. 131, OECD Publishing, Paris.http://dx.doi.org/10.1787/5jm0v44bnmnx-en OECD Education Working Papers No 131.
JOSAPHAT, F.C. Paulo Freire, ética e teologia da libertação. In: FREIRE, A. M. A. (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: changing knowledge and classroom learning. 2. ed. Buckingham: Open University Press, 2003.
MALLOWS, D; DOS S. C., G; LESSA SANTOS COSTA, P; NASCIMENTO DOS SANTOS, CL; (2021) Dialogue between social movement activists and a Master's Program in youth and adult education. New Directions in Adult Continuing Education. Special Issue: Lifelong Learning and Adult Education in Latin American and Caribbean Social Movements , 2021 (171-172) pp. 27-41. 10.1002/ace.20438.
OLIVEIRA, R. Depoimento sobre o Programa Todos pela Alfabetização – TOPA. [Entrevista concedida a] Alcir de Souza Caria. [2014]. Entrevistador: Alcir de Souza Caria. Salvador, SEC/BA, 2014.
PEREIRA, A. Cenas de sala de aula com alunas idosas do topa. Interdisciplinar. Universidade Federal de Sergipe, ANO X, v. 22, p. 257-269. jan./jun. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Ticiana/Downloads/ldasilva,+Untitled19.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.
RAMALHO, B. L.; NÚÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SANTOS, A.; OLIVEIRA, J.; JÚNIOR, ADENILSON S. O perfil dos alfabetizadores do programa todos pela alfabetização (topa) na área de abrangência da UESC. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6. n. 6. p. 39721-39739, jun., 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12050/10071. Acesso em fev. 2024.
SANTOS, V. et al. O Programa Todos pela Alfabetização/Brasil Alfabetizado: Uma análise da sua eficácia diante da responsabilidade da gestão municipal. PINDORAMA Revista Eletronica Científica da UFBA. ANO. 4, n 4. p. 34-52, jan./jun., 2013. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/408/283. Acesso em: 18 fev. 2024.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professional think in action. New York: Basic Books, 1983.
SILVA, O. C. B. ALVES DA; SALES, S.C. F., Literacy of Young and Adult People: A Reflection on the Program Literacy for All (TOPA), in the City of Vitória da Conquista, Bahia, Brazil. US-China Education Review A, v. 5, n. 12, p. 783-791, December. 2015. Disponível em: https://web.archive.org/web/20200307164634/http://www.davidpublisher.org/Public/uploads/Contribute/568f7f72f0c2c.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
SILVA, T.C.; SALES, R.S.; SANTANA, N. A educação libertadora na pespectiva de Paulo Freire: um olhar para o programa todos pela alfabetização-topa. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, 13(1), p. 24-28.2019.
SILVA, O. CARDOSA. B. A. Alfabetização de pessoas jovens e adultas: um estudo do Programa TOPA no Município de Vitoria da Conquista – BA. Bahia: UESB. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação – PPG, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2016.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Rede Latino Americana de Informação e Documentação em Educação. Brasília: Inep/Santiago: Reduc, 1989.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.
STREET, B. (1995) Social Literacies Longman: London
STREET, B. (2003) Autonomous and ideological models of literacy: Approaches from new literacy studies. Current Issues in Comparative Education, 5(2):1-15 DOI: 10.52214/cice.v5i2.11369
TEJADA, J. F.; RUIZ BUENO, C.Evaluación de competencias profesionales eneducación superior: retos e implicaciones. Educación XX1. Madrid: 2016.Educación XX1, V.19, n. 1, Págs. 17-38.Disponível em: http://redalyc.org/articulo.oa?id=70643085001 Acesso em: 05/04/2024
TETT, L., (2014) Learning, literacy and identity: ‘I don’t think I’m a failure any more’,British Journal of Sociology of Education,1–18.doi:10.1080/01425692.2014.939265
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graça dos Santos Costa, David Mallows , Camila Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).