CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CIDADE: a partir da leitura de imagens fotográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1613

Palavras-chave:

Fotografia, Percepções de Ciência e Tecnologia, Espaço Urbano

Resumo

Uma fotografia ao ser observada pode ser lida/interpretada, mas essa leitura/interpretação é influenciada pelo contexto sociocultural do leitor. Sendo assim, buscamos investigar quais as percepções dos membros de uma comunidade acadêmica sobre o tema Ciência e Tecnologia (CT) ao analisarem fotografias da cidade que foram sugeridos por entrevistados em uma “cadeia” de entrevistas (técnica Snowboll Sampling). Perceber a CT, a partir de uma fotografia, não representa uma percepção comum entre os entrevistados, nem tão pouco reconhecer que a CT faz parte da cidade onde eles habitam. A CT em suas casas, ruas, praças etc. fazem parte do pensamento expresso por poucos entrevistados. Como considerações desta pesquisa, apontamos que a escola pode contribuir para aproximar a CT das pessoas, trazendo para sala de aula propostas que considerem a Cidade um grande Museu Aberto e disponível para o estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Cecatto, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil; Bolsista da Capes.

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutorado em Educação, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste no curso de Química Licenciatura, Campus de Toledo, Paraná, Brasil; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, Campus de Cascavel, Paraná, Brasil. 

Douglas Henrique Santos Conerado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Química Licenciatura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Toledo, Paraná, Brasil. 

Referências

AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/106/o/AGAMBEN-Giorgio-Profanacoes.pdf. Acesso em 20 fev. 2020.

BALDIN, N.; MUNHOZ, E.M.B. Snowbaal (Bola de Neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011, p. 329-341.

CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos Estudantes de Ensino Médio e a divulgação científica. 2009. 364f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo/SP, 2009.

CUNHA, M. B.; CECATTO, A. J.; CONERADO, D. H. S. A Ciência e a Tecnologia na voz de entrevistados de uma amostra não probabilística. In: MACEDO, B.; SILVEIRA, S.; MEZIAT, D.; ASTETE, M. G.; BENGOCHEA, L. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en Debate. Uruguai, 2019. p. 82-90.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. Disponível em: https://cteme.files.wordpress.com/2011/03/dubois-philippe-oato-fotogrc3a1fico-e-outros-ensaios-2.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

FABRICIO, T. M.; PEZZO, M. R.; FREITAS, D. A cidade como espaço de educação em ciências: uma proposta de ampliação do potencial educativo de museus e centros de ciências a partir do enfoque CTS. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia: São Paulo. 2013.

LEFEBVRE, H. O direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias, São Paulo: Centauro, 2001, p. 40-60.

LIMA, I. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/wpcontent/uploads/2016/09/Fotografia-e-sua-linguagem-Ivan-Lima.pdf. Acesso em: 16 abr. 2019.

MARTINS, C. A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/martins-celia2013-imagem-fotografica-como-uma-forma-de-comunicacao.pdf. Acesso em 16 abr 2019.

OLIVEIRA, C. I. C; SOUZA, L. H. P. Imagens na educação em Ciências. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

PERSICHETTI, S. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Senac, 2000.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

CECATTO, A. J.; BORIN DA CUNHA, M. .; SANTOS CONERADO, D. H. . CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CIDADE: a partir da leitura de imagens fotográficas . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022013, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1613. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1613. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos