CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CIDADE: a partir da leitura de imagens fotográficas
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1613Palavras-chave:
Fotografia, Percepções de Ciência e Tecnologia, Espaço UrbanoResumo
Uma fotografia ao ser observada pode ser lida/interpretada, mas essa leitura/interpretação é influenciada pelo contexto sociocultural do leitor. Sendo assim, buscamos investigar quais as percepções dos membros de uma comunidade acadêmica sobre o tema Ciência e Tecnologia (CT) ao analisarem fotografias da cidade que foram sugeridos por entrevistados em uma “cadeia” de entrevistas (técnica Snowboll Sampling). Perceber a CT, a partir de uma fotografia, não representa uma percepção comum entre os entrevistados, nem tão pouco reconhecer que a CT faz parte da cidade onde eles habitam. A CT em suas casas, ruas, praças etc. fazem parte do pensamento expresso por poucos entrevistados. Como considerações desta pesquisa, apontamos que a escola pode contribuir para aproximar a CT das pessoas, trazendo para sala de aula propostas que considerem a Cidade um grande Museu Aberto e disponível para o estudo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/106/o/AGAMBEN-Giorgio-Profanacoes.pdf. Acesso em 20 fev. 2020.
BALDIN, N.; MUNHOZ, E.M.B. Snowbaal (Bola de Neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011, p. 329-341.
CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos Estudantes de Ensino Médio e a divulgação científica. 2009. 364f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo/SP, 2009.
CUNHA, M. B.; CECATTO, A. J.; CONERADO, D. H. S. A Ciência e a Tecnologia na voz de entrevistados de uma amostra não probabilística. In: MACEDO, B.; SILVEIRA, S.; MEZIAT, D.; ASTETE, M. G.; BENGOCHEA, L. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en Debate. Uruguai, 2019. p. 82-90.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. Disponível em: https://cteme.files.wordpress.com/2011/03/dubois-philippe-oato-fotogrc3a1fico-e-outros-ensaios-2.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.
FABRICIO, T. M.; PEZZO, M. R.; FREITAS, D. A cidade como espaço de educação em ciências: uma proposta de ampliação do potencial educativo de museus e centros de ciências a partir do enfoque CTS. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia: São Paulo. 2013.
LEFEBVRE, H. O direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias, São Paulo: Centauro, 2001, p. 40-60.
LIMA, I. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/wpcontent/uploads/2016/09/Fotografia-e-sua-linguagem-Ivan-Lima.pdf. Acesso em: 16 abr. 2019.
MARTINS, C. A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/martins-celia2013-imagem-fotografica-como-uma-forma-de-comunicacao.pdf. Acesso em 16 abr 2019.
OLIVEIRA, C. I. C; SOUZA, L. H. P. Imagens na educação em Ciências. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
PERSICHETTI, S. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Senac, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Julia Cecatto, Marcia Borin da Cunha, Douglas Henrique Santos Conerado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).