EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: considerações sobre a perspectiva inclusiva das pessoas com necessidades específicas
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1857Palavras-chave:
Inclusão escolar. Educação profissional e tecnológica. Estudantes com necessidades específicas.Resumo
Este estudo apresenta-se como recorte de uma dissertação de mestrado, na qual tratou-se da temática Educação Inclusiva, tendo como lócus investigativo um do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM). O objetivo deste artigo foi compreender em quais contextos se desenvolveu a educação das pessoas com necessidades específicas (NE) na EPT, apontando-se algumas interfaces entre a educação inclusiva e a formação integrada, além de abordar os documentos recentes, que dispõem sobre as atividades do Napne no âmbito do IFTM, sob o paradigma da inclusão. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental referente à Educação Inclusiva e à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente do IFTM. Verifica-se que a educação das pessoas com NE na EPT, se iniciou num contexto de cunho, meramente, social e assistencialista, desvinculado da formação científica. Contudo, é num cenário em que se objetiva oferecer à sociedade uma formação profissional integrada, politécnica e omnilateral, que se configura o processo de inclusão das pessoas com NE na EPT, sob a perspectiva da inclusão. Nessa lógica, percebeu-se, por meio dos documentos que regulamentam o Napne do IFTM, que esse núcleo busca promover a cultura da educação para inclusão, a fim de garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes com NE na EPT. Este estudo não contemplou a visão dos estudantes com NE, assim, recomenda-se a realização de pesquisas que possibilitem verificar suas percepções quanto a sua vivência escolar, sob a perspectiva da educação inclusiva, especialmente no contexto da EPT.
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