EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação de professores, Desafios na formação docente

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir a partir de uma contextualização histórica e legal da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobre os desafios e as perspectivas na formação de seus profissionais. A metodologia empregada pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método do materialismo histórico dialético e nos objetivos exploratórios e descritivos. Também utilizou-se da técnica bibliográfica narrativa, por meio de obras de autores e comentadores que examinam acerca da formação docente para atuar na EPT. Este ensaio apresenta uma estrutura que pode ser assim descrita: a) trata de uma breve contextualização histórica e legal da EPT no Brasil; b) reflete sobre os desafios e as perspectivas da formação de professores para a EPT; c) apresenta as considerações finais. Conclui-se que a EPT exige uma formação docente constituinte, sistemática e capaz de permitir a articulação e o desenvolvimento equilibrado de saberes gerais e técnicos, estes específicos de um campo da ciência. 

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Biografia do Autor

Fernanda Reolon Baldiati Dornelles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7153-2069. E-mail: fereolonbdornelles@gmail.com

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5285-0694. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

REOLON BALDIATI DORNELLES, F. .; CASTAMAN, A. S. .; VIEIRA, J. de A. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020133, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1537. Acesso em: 27 jun. 2024.

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