EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação de professores, Desafios na formação docente

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir a partir de uma contextualização histórica e legal da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobre os desafios e as perspectivas na formação de seus profissionais. A metodologia empregada pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método do materialismo histórico dialético e nos objetivos exploratórios e descritivos. Também utilizou-se da técnica bibliográfica narrativa, por meio de obras de autores e comentadores que examinam acerca da formação docente para atuar na EPT. Este ensaio apresenta uma estrutura que pode ser assim descrita: a) trata de uma breve contextualização histórica e legal da EPT no Brasil; b) reflete sobre os desafios e as perspectivas da formação de professores para a EPT; c) apresenta as considerações finais. Conclui-se que a EPT exige uma formação docente constituinte, sistemática e capaz de permitir a articulação e o desenvolvimento equilibrado de saberes gerais e técnicos, estes específicos de um campo da ciência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Reolon Baldiati Dornelles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7153-2069. E-mail: fereolonbdornelles@gmail.com

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5285-0694. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Referências

ABREU, G. R. de. Ressignificação da formação do professor de ensino técnico-profissional: por uma prática reflexiva na reconstrução de sua identidade. RPD – Revista Profissão Docente, Uberaba, v.9, n. 21, p. 114-132, jan./jul. 2009. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/231. Acesso em: 19 jan. 2021.

ARAÚJO, R. M. de L. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho e Educação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 53-63, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8586. Acesso em: 10 jan. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br?setec/arquivos/centenario/historico_educação_profis. Acesso em: 19 nov. 2020.

BRASIL. Concepção e Diretrizes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. PDE: Brasília, 2008c.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Lei 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova, organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L0378.html. Acesso em: 19 nov. 2020.

BRASIL. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008a.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 21 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. * Revogada pela Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. 1971. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=F8342BB4536FBA13C8A2FC6081001C83.proposicoesWebExterno2?codteor=713997&filename=LegislacaoCitada+-PL+6416/2009. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 jun. 2020.

CASTAMAN, A. S.; DE BORTOLI, L. A. Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, V. 23, n. 1, p. 32-44, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595. Acesso em: 05 jan. 2021.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Formando formadores: programa de pós-graduação em rede na área de ensino. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n. 18, p. e8520, fev. 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8520. Acesso em: 19 jan. 2021.

CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, M. M. M. Formação continuada de professores da educação profissional. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 02, n. 03, p. 07-15, Jan./jun. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231150063.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

CIAVATTA, M. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; RAMOS, M.; CIAVATTA, M.(Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.

CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

FIGUEIREDO, A. L.; CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, J. de A. Formação de professores para o ensino médio integrado à educação profissional. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 1329-1341, maio/ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/717. Acesso em: 10 jan. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INOCENTE, L.; TOMMASINI, A.; CASTAMAN, A. S. Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 2, p. 1-10, Out. 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082. Acesso em: 07 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_basica/sinopse_estatistica_educacao_basica_2019.zip. Acesso em: 13 jan. 2021.

KUENZER, A. Z. Primeira Parte. In: KUENZER, A. Z. (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, V. J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001, v. 1, p. 333-355.

LIMA, F. B. G. de; SILVA, K. A. C. P. C. da. As licenciaturas nos Institutos Federais: concepções e pressupostos. In: Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 4, 2011, Goiânia. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/40-164-2-SP.pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2020.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais Inovadores na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, V. 1, n.1, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 04 jan. 2021.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCÍLIO, M. L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n.1, p. 23-38, jun. 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 09 jan. 2021.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 2, n. 23, p. 04-30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 11 jan. 2021.

MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

OLIVEIRA JUNIOR, W. de. A formação do professor para a educação profissional de nível médio: Tensões e (in)tenções. 2008. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de pós-graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, Santos – SP, 2008.

PACHECO, E. (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Fundação Santilanna, São Paulo: Editora Moderna, 2011.

PEREIRA, L. A. C. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da educação profissional e tecnológica. Portal MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/tema5b.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

VIEIRA, M. M. M.; VIEIRA, J. de A. Produção de conhecimentos na educação profissional. HOLOS, [S.1], v.2, p.24-36, mar. 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1994. Acesso em: 18 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

REOLON BALDIATI DORNELLES, F. .; CASTAMAN, A. S. .; VIEIRA, J. de A. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020133, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1537. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)