TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648

Palavras-chave:

espaços não formais, produto educacional, resíduos sólidos

Resumo

Promover uma Educação Ambiental crítica em prol da formação de cidadãos conscientes e sensíveis aos impactos ambientais é um propósito escolar imprescindível. Este trabalho apresenta um conjunto de atividades de Educação Ambiental que visa contribuir com tal objetivo, relatando a elaboração e avaliação de uma trilha interpretativa em uma área florestal da região amazônica, realizada com um grupo de alunos de uma escola pública de um município litorâneo da região nordeste do Pará. Questionários, atividades na biblioteca, utilização da internet por meio de celular, uso de equipamentos para aferição de temperatura ambiente,  seminários e debates em sala de aula foram utilizados antes, durante e após  a incursão à uma trilha de mata local, compondo a sequência de ensino. Durante a realização das atividades foi possível notar maior interesse e sensibilização dos estudantes que, ao longo da realização das diferentes tarefas educativas propostas, tiveram a oportunidade de refletir sobre melhores hábitos de produção e descarte de lixo e resíduos, principalmente sobre o papel de cada cidadão frente a situação ambiental do próprio bairro ao redor da escola e da cidade onde residem.

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Biografia do Autor

Jurandy das Chagas Lima, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Docência em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará - Brasil; Egresso do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 

Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino de Ciências, Universidade de Burgos (UBU/Espanha); Professor da Universidade Federal do Pará - Brasil; Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências e Matemática

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

LIMA, J. das C.; BRABO, J. C. TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil: . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022022, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1648. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos