TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648

Palavras-chave:

espaços não formais, produto educacional, resíduos sólidos

Resumo

Promover uma Educação Ambiental crítica em prol da formação de cidadãos conscientes e sensíveis aos impactos ambientais é um propósito escolar imprescindível. Este trabalho apresenta um conjunto de atividades de Educação Ambiental que visa contribuir com tal objetivo, relatando a elaboração e avaliação de uma trilha interpretativa em uma área florestal da região amazônica, realizada com um grupo de alunos de uma escola pública de um município litorâneo da região nordeste do Pará. Questionários, atividades na biblioteca, utilização da internet por meio de celular, uso de equipamentos para aferição de temperatura ambiente,  seminários e debates em sala de aula foram utilizados antes, durante e após  a incursão à uma trilha de mata local, compondo a sequência de ensino. Durante a realização das atividades foi possível notar maior interesse e sensibilização dos estudantes que, ao longo da realização das diferentes tarefas educativas propostas, tiveram a oportunidade de refletir sobre melhores hábitos de produção e descarte de lixo e resíduos, principalmente sobre o papel de cada cidadão frente a situação ambiental do próprio bairro ao redor da escola e da cidade onde residem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jurandy das Chagas Lima, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre em Docência em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará - Brasil; Egresso do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. 

Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino de Ciências, Universidade de Burgos (UBU/Espanha); Professor da Universidade Federal do Pará - Brasil; Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências e Matemática

Referências

ACSERALD, H. Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Fundação Heinrich Böll, 2004.

AIRES, B. F. C; BASTOS, R. P. Representações sobre meio ambiente de alunos da educação básica de Palmas (TO). Ciência & Educação, Bauru, v. 17, p. 353-364, 2011.

ALMADA, E.D.B.; BERNARDES, M.A.; SANTOS, L.R. Educação ambiental através do uso de trilha ecológica no semiárido. Anápolis/GO. Faculdade Católica de Anápolis (monografia), 2013.

ALMEIDA, N. C. C; SANTOS, C. F. D; NUNES, A: LIZ, M. S. M. D. Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 481-500, 2019.

ARANCÍBIA, S. D; CAVALCANTE, A. M. B. Conservação da biodiversidade e da paisagem através de trilhas com sinalização para o ecoturismo, na Reserva Ecológica de Sapiranga, Ceará. In: Reunião Anual da SBPC, 57ª, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UECE, 2005.

ARAÚJO, D.; FARIAS, M.E. Trabalhando a construção de um novo conhecimento através dos sentidos em trilhas ecológicas. In: Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental, II, Itajaí. Anais... Itajaí: Unilivre, 2003.

BORTOLAI, M.M.S.; Aguilar, M.B.A.; Novais, L.G.B.N; Rezende, D.B. Análise de uma sequência didática para o Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X, Águas de Lindóia, 2015. Anais... Aguas de Lindóia, 2015. p.1-8.

BRABO, J. C; GOMES, A.S.A; PESSOA, S. C. O; Nascimento, A.N.S. Protocolo para coleta e análise de ideias e preocupações de professores sobre Educação Ambiental (PCA-EA). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 105-124, 2018.

BRASIL, 1999. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, no 79, Seção 1, p.1-3, 28 abr. 1999.

BRINKER, J.M.O.P. Possibilidades de ensino e aprendizagem de ciências biológicas a partir de situações existentes numa trilha ecológica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 1997.

BRITO, N. S. Educação ambiental e práticas pedagógicas para a sensibilização e motivação dos alunos. TCC (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2015.

CAETANO, A.C; GOMES, B.N; JESUS, J.S; GARCIA, L.M; REIS, S.T. Interpretação ambiental nas unidades de conservação federais. Brasília: ICMBio, 2018.

CAMPELO, B.S.; VIANA, M.M.; CARVALHO, M.C.; ANDRADE, M.E.A.; CALDEIRA, P.T.; AVREU, V.F.G.L. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CARDOSO, N.B. Bibliotecas Verdes e Sustentáveis no Brasil: diretrizes para bibliotecas públicas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

CAVALCANTE, C. (org.) Desenvolvimento e natureza: estudos para sociedade sustentável. São Paulo: Cortez. 261p. 2003.

FALCÃO, E.B.M.; ROQUETTE, G.S. As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas. Revista Ensaio, v. 9, n. 1, p. 38-58, 2007.

FERRAZ, A.T.; SASSERON, L.H. Espaço interativo de argumentação colaborativa: Condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 1-25, 2017.

FREITAS, R. F. de; OLIVEIRA, E. M. de; FREITAS, N. M. da S. Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências. Revista Exitus, v. 10, n. 1, p. e020096, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232.

FRANÇA, P. A. R.; GUIMARÃES, M. G. V. A educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus (AM): um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 2, p. 3128-3138, 2014.

GARRIDO, L. S; MEIRELLES, R. M. S. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do ensino fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, p. 671-685, 2014.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8a. ed. Campinas: Papirus, 2012.

HESSELINK, F; VAN KEMPEN, P; WALS, A. ESDebate: International Debate on Education for Sustainable Development. Cambridge: IUCN Publications Services Unit, 2000.

IKEMOTO, S.M.; MORAES, M.G.; COSTA, V.C. Avaliação do potencial interpretativo da trilha do Jequitibá, Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro. Sociedade & Natureza, v. 21, n. 3, p. 271-287, 2009.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p. 233-250, 2005.

LIMA, J. C; BRABO, J. C. Trilhas interpretativas em aulas de educação ambiental. Belém: Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601967.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Educação Ambiental: um olhar sobre Dissertações e Teses. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 3-31, 2006.

LOUREIRO, C.F.B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LAYRARGUES, P. P; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço de cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 69-96.

MACY, J.; BROWN, M.Y. Nossa vida como Gaia: práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. São Paulo: Ed. Gaia, 2004.

MARTINS, L.M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L.M,; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica. p. 13-31 2010.

MATURANA, H.R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MENEZES, I; FERREIRA, P. Cidadania participatória no cotidiano escolar: a vez e a voz das crianças e dos jovens. Educar em revista, n. 53, p. 131-147, 2014.

MILEIPE, J.C. A. Dimensão da Ética Ambiental na Educação para a Sustentabilidade: limites e possibilidades. Universidade Federal de Pernambuco – Dissertação. Recife, 2011.

MORAN, J.M.; MASETO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013.

PEREIRA, A.C.S.; ROSSI, F. Cultura Corporal na Educação Infantil: possibilidades didáticas. Bauru : UNESP/FC, 2020.

PROGRAMA ÁGUA BRASIL. Resíduos Sólidos. Youtube, 6 abr. 2015. Disponível em: https://youtu.be/MiuIckYJfQY. Acesso em: 14 out. 2021.

QUEIROZ, T. V.; DORNFELD, C. B. Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar. Revista Exitus, v. 9, n. 5, p. 421-447, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1113.

RAMOS, L. B. C; ROSA, P. R. S. O Ensino de Ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2008.

RATCLIFFE, M. Discussing socio-scientific issues in science lessons: pupils’ actions and the teacher’s role. School Science Review, v.79, n.288, p.55-9, 1998.

REIGOTA, M. 2010. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.

SAITO, C. H. Quais seriam as Questões Globais que desafiam a Educação Ambiental? Para além do modismo, uma análise sistemática e uma visão sistêmica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 4-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7138.

SANTOS, C. M. et al. Oficina de interpretação ambiental com alunos do ensino fundamental na “Trilha do Jatobá” em Ilha Solteira, SP. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.6, n.2, p.271-288, 2011.

SHABAGA, J. A; HILL, A. R. Groundwater-fed surface flow path hydrodynamics and nitrate removal in three riparian zones in southern Ontario, Canada. Journal of hydrology, v. 388, n. 1-2, p. 52-64, 2010.

SMYTH, J. C. Is There a Future for Education Consistent with Agenda 21? Canadian Journal of Environmental Education, v.4, p. 69-82, 1999.

SOARES, M. B.; FRENEDOZO, R. C. Educação ambiental: concepções e prática de professores da cidade de Santo André (SP). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII, 2009, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC, 2009. p. 1-11.

SOLINO, A. P.; FERRAZ, A. T.; SASSERON, L.H. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, XXI, Uberlândia, 2015. Anais... Uberlândia, 2015.

TABANEZ, M.F. et al. Avaliação de trilhas interpretativas para educação ambiental. In: PÁDUA, S.M.; TABANEZ, M.F. (Org.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPE, 1997, p. 89-102.

TILDEN, F. Interpreting our Heritage. 4° ed. Chapel Hill, EUA: Editora da Universidade da Carolina do Norte, 2007.

WOLLMANN, E. M; SOARES, F.A.A; ILHA, P.V. As percepções de Educação Ambiental e Meio ambiente de professoras das séries finais e a influência destas em suas práticas docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 387-405, 2015.

YABRUDE, A.T.Z.; SOUZA, A.C.M.; CAMPOS, C.W.; BOHN, L.; TIBONI, M. Desafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n.1, p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200381.

Downloads

Publicado

2022-03-08

Como Citar

LIMA, J. das C.; BRABO, J. C. TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil: . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022022, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1648. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos