AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA DIMENSÃO CONCEITUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1865

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem em Educação Física. Avaliação conceitual. Protocolo de avaliação. BNCC-Educação Física.

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um protocolo avaliativo como proposta de
avaliação da aprendizagem para a área da Educação Física escolar, de acordo
com a dimensão procedimental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
norteando esse processo de construção. Listamos, como objetivos específicos,
realizar uma revisão teórica sobre a avaliação da aprendizagem em Educação e
na Educação Física, sob a perspectiva da dimensão procedimental; identificar
instrumentos e formas de avaliação da aprendizagem com base nas dimensões
procedimentais; e construir o protocolo avaliativo conforme o referencial teórico
estudado e a BNCC. Ressaltamos que esse protocolo deve ser entendido como um
norte, um orientador e não como algo fechado e condensador de todo
conhecimento que o aluno pode adquirir em relação ao conteúdo trabalhado.
Cada docente deverá adequar esse protocolo de acordo com a realidade e as
vivências de seus alunos. Outrossim, ele deve funcionar como uma referência se o
aluno alcançou ou não os objetivos de aprendizagem do conteúdo trabalhado,
com o intuito de que o professor possa ter um diagnóstico da aprendizagem para
intervir de forma propositiva para que o discente consiga apreender os
conhecimentos inerentes a esse conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, F. Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 21, n. 03, p. 7-16, set./dez., 2017.

ARAÚJO, A. M. T.; MENEZES, C. S.; CURY, D. Um ambiente integrado para apoiar a avaliação da aprendizagem baseado em mapas conceituais. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS, p. 49-59, 2002. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/164/150. Acesso: 20/05/2020.

BETTI, I. C. R. O que ensinar? A perspectiva discente. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, suplemento 1, 1995.

BETTI, M. Educação Física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.147 p.808-825 set./dez., 2012.

BRACHT, V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que ela pode ser (elementos de uma teoria pedagógica da educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. Unijuí, 2014.

BRACHT, V. Entre a inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física no Brasil. IN: BRACHT, Valter; ALMEIDA, Ueberson; WENETZ, Ileana (orgs.). A educação física escolar na América do sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2018.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pela CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

CARVALHO, M. H. C. et al. Avaliar com os pés no chão: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Pernambuco: UFPE, 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, S. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16., p. 127-140, fev., 2012.

FERRAZ, O. L.; FLORES, K. Z. Educação física na educação infantil: influência de um programa na aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 47-60, jan/mar, 2004.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.

GORDO, M. S. C.; FURTADO, R. S.; NEWAR, C. L. M. Dimensão procedimental na avaliação da aprendizagem em educação física escolar. Revista Êxitus, Santarém-PA, v. 11, p. 01-25, 2021.

HOFFMAN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 16 ed. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1995.

HOFFMAN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 17 ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.

HYPOLITO, Á. BNCC: agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019.

KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In: V Colóquio Internacional sobre géstion universitária em America del Sur. Mar del Plata, 8, 9 e 10 de dezembro de 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96974/Maria%20Elizabeth%20Kraemer%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20aprendizagem%20como%20con.pdf?sequence=3&isAllowed=y Acesso: 20/06/2020.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.

MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da física: a teoria de aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para a organização do ensino de ciências. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1983.

ROMBALDI, R. M. A avaliação e sua importância In: CANFIELD, M. S. Isto é educação física. Santa Maria: JTC, p 33- 49, 1996.

SANTOS, W.; MATHIAS, B. J.; MATOS, J. M. C.; VIEIRA, A. O. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, jan./mar. de 2015.

SILVA, J. F.; BANKOFF, A. D. P. Métodos de avaliação em educação física no ensino fundamental. Conexões (Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP): Campinas, v. 8, n. 1, p. 54-76, jan./abr. 2010.

TRIPP. D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set-dez, 2005.

VIEIRA, V. A. M. A.; SFORNI, M. S. F. Avaliação da aprendizagem conceitual. Programa de Desenvolvimento Educacional. Maringá-PR, 2009.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2022-06-09

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO C. GORDO, M.; SANTOS FURTADO, R. .; DA LUZ SOUZA, M. V. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA DIMENSÃO CONCEITUAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022040, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1865. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1865. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)