AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA DIMENSÃO CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1865Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem em Educação Física. Avaliação conceitual. Protocolo de avaliação. BNCC-Educação Física.Resumo
O objetivo deste artigo é construir um protocolo avaliativo como proposta de
avaliação da aprendizagem para a área da Educação Física escolar, de acordo
com a dimensão procedimental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
norteando esse processo de construção. Listamos, como objetivos específicos,
realizar uma revisão teórica sobre a avaliação da aprendizagem em Educação e
na Educação Física, sob a perspectiva da dimensão procedimental; identificar
instrumentos e formas de avaliação da aprendizagem com base nas dimensões
procedimentais; e construir o protocolo avaliativo conforme o referencial teórico
estudado e a BNCC. Ressaltamos que esse protocolo deve ser entendido como um
norte, um orientador e não como algo fechado e condensador de todo
conhecimento que o aluno pode adquirir em relação ao conteúdo trabalhado.
Cada docente deverá adequar esse protocolo de acordo com a realidade e as
vivências de seus alunos. Outrossim, ele deve funcionar como uma referência se o
aluno alcançou ou não os objetivos de aprendizagem do conteúdo trabalhado,
com o intuito de que o professor possa ter um diagnóstico da aprendizagem para
intervir de forma propositiva para que o discente consiga apreender os
conhecimentos inerentes a esse conteúdo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 21, n. 03, p. 7-16, set./dez., 2017.
ARAÚJO, A. M. T.; MENEZES, C. S.; CURY, D. Um ambiente integrado para apoiar a avaliação da aprendizagem baseado em mapas conceituais. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS, p. 49-59, 2002. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/164/150. Acesso: 20/05/2020.
BETTI, I. C. R. O que ensinar? A perspectiva discente. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, suplemento 1, 1995.
BETTI, M. Educação Física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.
BIESTA, G. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.147 p.808-825 set./dez., 2012.
BRACHT, V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que ela pode ser (elementos de uma teoria pedagógica da educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. Unijuí, 2014.
BRACHT, V. Entre a inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física no Brasil. IN: BRACHT, Valter; ALMEIDA, Ueberson; WENETZ, Ileana (orgs.). A educação física escolar na América do sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2018.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pela CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
CARVALHO, M. H. C. et al. Avaliar com os pés no chão: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Pernambuco: UFPE, 2000.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, S. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16., p. 127-140, fev., 2012.
FERRAZ, O. L.; FLORES, K. Z. Educação física na educação infantil: influência de um programa na aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 47-60, jan/mar, 2004.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.
GORDO, M. S. C.; FURTADO, R. S.; NEWAR, C. L. M. Dimensão procedimental na avaliação da aprendizagem em educação física escolar. Revista Êxitus, Santarém-PA, v. 11, p. 01-25, 2021.
HOFFMAN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 16 ed. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1995.
HOFFMAN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 17 ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
HYPOLITO, Á. BNCC: agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019.
KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In: V Colóquio Internacional sobre géstion universitária em America del Sur. Mar del Plata, 8, 9 e 10 de dezembro de 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96974/Maria%20Elizabeth%20Kraemer%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20aprendizagem%20como%20con.pdf?sequence=3&isAllowed=y Acesso: 20/06/2020.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da física: a teoria de aprendizagem de David Ausubel como sistema de referência para a organização do ensino de ciências. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1983.
ROMBALDI, R. M. A avaliação e sua importância In: CANFIELD, M. S. Isto é educação física. Santa Maria: JTC, p 33- 49, 1996.
SANTOS, W.; MATHIAS, B. J.; MATOS, J. M. C.; VIEIRA, A. O. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, jan./mar. de 2015.
SILVA, J. F.; BANKOFF, A. D. P. Métodos de avaliação em educação física no ensino fundamental. Conexões (Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP): Campinas, v. 8, n. 1, p. 54-76, jan./abr. 2010.
TRIPP. D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set-dez, 2005.
VIEIRA, V. A. M. A.; SFORNI, M. S. F. Avaliação da aprendizagem conceitual. Programa de Desenvolvimento Educacional. Maringá-PR, 2009.
VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Margarida do Espírito Santo C. Gordo, Renan Santos Furtado, Maria Victoria da Luz Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).