DIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1562Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem em Educação Física, Avaliação procedimental, Protocolo de avaliação, BNCC-Educação FísicaResumo
O objetivo deste artigo é construir um protocolo avaliativo como proposta de avaliação da aprendizagem para a área da Educação Física escolar, de acordo com a dimensão procedimental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteando esse processo de construção. Listamos, como objetivos específicos, realizar uma revisão teórica sobre a avaliação da aprendizagem em Educação e na Educação Física, sob a perspectiva da dimensão procedimental; identificar instrumentos e formas de avaliação da aprendizagem com base nas dimensões procedimentais; e construir o protocolo avaliativo conforme o referencial teórico estudado e a BNCC. Ressaltamos que esse protocolo deve ser entendido como um norte, um orientador e não como algo fechado e condensador de todo conhecimento que o aluno pode adquirir em relação ao conteúdo trabalhado. Cada docente deverá adequar esse protocolo de acordo com a realidade e as vivências de seus alunos. Outrossim, ele deve funcionar como uma referência se o aluno alcançou ou não os objetivos de aprendizagem do conteúdo trabalhado, com o intuito de que o professor possa ter um diagnóstico da aprendizagem para intervir de forma propositiva para que o discente consiga apreender os conhecimentos inerentes a esse conteúdo.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Linguagens educação física ensino fundamental, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf Acesso em: 11 abr. 2019.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso: 29 abr. 2019.
BREGOLATO, R. Cultura corporal do jogo. São Paulo: Ícone, 2007.
BRITO, C. L. Repensando a educação física. Rio de Janeiro: Sprint,1996.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CHAVES, E. O. C. Tecnologia na educação, ensino à distância e aprendizagem mediada pela tecnologia: conceituação básica. Revista de Educação, Campinas, v. 3, n. 7, p. 29-43, nov. 1999.
COLL, C.; VALLS, E. A aprendizagem e o ensino de procedimentos. In: COLL, C; POZO, J. I.; SARAIBA, B. Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artemed, 1998. p. 73-118.
DARIDO, S. A Avaliação da educação física na escola. Caderno de formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 127-140, v. 16.
DARIDO, S. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DEMO, P. Avaliação qualitativa: polêmicas do nosso tempo. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
FARIA JÚNIOR, A. G.; FARINATTI, P de T. V. Pesquisa e produção do conhecimento em educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992.
FERREIRA, L. M. S. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
FERREIRA, P. R. P. Avaliar: um ato que exige mudança. AMAE Educando, abr., 1992.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, v. 4, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. 1994. 305 f. Tese (Livre Docência em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo/SP, 1994.
FUZII, F. T.; SOUZA NETO, S. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensado saídas do não lugar da Educação Física escolar. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, set., 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1991.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista. 39. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MATOS, S. R. L.; SCHULER, B. Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n. 1, p. 397 -425, jan./mar. 2019.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
NEUENFELDT, D. J. Instrumentos e critérios de avaliação utilizados pelos professores de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Kinesis, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 14-22, maio/ago. 2017.
OLIVEIRA, I. B.; FRIZZO, G. F. E. Avaliação na Educação Física escolar: um estudo com docentes em diferentes períodos de experiência profissional. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 64-72, maio/ago. 2018.
SILVA, J. F.; BANKOFF, A. D. P. Métodos de avaliação em educação física no ensino fundamental. Conexões, Campinas, v. 8, n. 1, p. 54-74, jan./abr. 2010.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TAFFAREL, C. Z. Sobre o sistema de complexos homem-esporte-saúde: reflexões a partir de contribuições da Alemanha. In: MATIELLO JUNIOR, E.; CAPELA, P.; BREILH, J. Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde. Florianópolis: Copiart, 2010. p. 159-183.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
VENTURINI, G. R. de O. et al. A importância da ludicidade na Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades motoras. Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 145, jun. 2010. Disponível em: http://efdeportes.com. Acesso em: 04 ago. 2020.
ZABALA, A.; ROSA, E. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).