DIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1562

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem em Educação Física, Avaliação procedimental, Protocolo de avaliação, BNCC-Educação Física

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um protocolo avaliativo como proposta de avaliação da aprendizagem para a área da Educação Física escolar, de acordo com a dimensão procedimental, tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteando esse processo de construção. Listamos, como objetivos específicos, realizar uma revisão teórica sobre a avaliação da aprendizagem em Educação e na Educação Física, sob a perspectiva da dimensão procedimental; identificar instrumentos e formas de avaliação da aprendizagem com base nas dimensões procedimentais; e construir o protocolo avaliativo conforme o referencial teórico estudado e a BNCC. Ressaltamos que esse protocolo deve ser entendido como um norte, um orientador e não como algo fechado e condensador de todo conhecimento que o aluno pode adquirir em relação ao conteúdo trabalhado. Cada docente deverá adequar esse protocolo de acordo com a realidade e as vivências de seus alunos. Outrossim, ele deve funcionar como uma referência se o aluno alcançou ou não os objetivos de aprendizagem do conteúdo trabalhado, com o intuito de que o professor possa ter um diagnóstico da aprendizagem para intervir de forma propositiva para que o discente consiga apreender os conhecimentos inerentes a esse conteúdo.

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Biografia do Autor

Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Brasil. Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação – LABORARTE/UNICAMP e Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas Para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE/UFPA. Coordenadora de projeto aprovado pelo Edital PIBIC/UFPA.

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da UFPA. Brasil. Grupo de Pesquisa: Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física – CAÊ.

Christiani Lourdes Melo Newar, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela UFPA. Brasil. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará – PIBIC/UFPA.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, M. .; SANTOS FURTADO, R. .; MELO NEWAR, C. L. . DIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020152, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1562. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1562. Acesso em: 3 jul. 2024.

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