DEMOCRACIA RADICAL E SUBSTANTIVA EM PAULO FREIRE: da escola para o mundo e do mundo para a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1754

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Democracia Radical e Substantiva, Paulo Freire

Resumo

Este texto analisa a acepção freiriana de democracia radical e substantiva como premissa fulcral para uma formação humana emancipatória. Tem-se como pressuposto que a construção da democracia na escola está amalgamada à democratização da sociedade da qual faz parte. Elege-se Paulo Freire como autor de referência e localiza-se outros autores da atualidade que têm tratado deste tema. Constata-se que existem muitas semelhanças entre a concepção de uma sociedade democrática em Freire e em outros autores, notadamente como Chantal Mouffe, aspecto fundamental para a compreensão do cenário contemporâneo e igualmente da democracia escolar e seus desafios.

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Biografia do Autor

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação pela USP; Professor Titular pela UNESP; Docente da PPGEdu UNOESTE São Paulo-Brasil; Orcid https://orcid.org/0000-0002-3977-3217; E-mail: utopico92@gmail.com

Andréia Nunes Militão, UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional,, formação de professores, PNE, Educação Escolar Indígena, Paulo Freire e Educação Básica. 

Fabio Perboni, UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Realizou estágio pós doutoral na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2020) Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição. Atualmente ocupa a função de coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste (2019-2022) e de vice coordenador estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE-MS) (2021-2022). È editor da Horizontes-Revista de Educação (2018-2021). Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral.

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

DI GIORGI, C. A. G.; MILITÃO, A. N.; PERBONI, F. DEMOCRACIA RADICAL E SUBSTANTIVA EM PAULO FREIRE: da escola para o mundo e do mundo para a escola. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022011, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1754. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1754. Acesso em: 21 nov. 2024.

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