EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação

politics and management as an object of postgraduate research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1660

Palavras-chave:

Educação Básica. Política e gestão educacional. Pesquisa em Educação.

Resumo

O artigo aprofunda a relação entre a educação básica e a pós-graduação em educação, em virtude da prospecção comum em contribuir com a melhoria da educação básica e, ainda, por ser pouco referenciada. Tem como objetivo revelar os temas que se constituem como objeto de estudo da pós-graduação em educação ao tratar das políticas e da gestão para a educação básica em período recente, especificamente entre 2010 e 2020. Esta última década foi marcada por intensos debates e disputas em torno das políticas educacionais. Destacam-se as discussões em torno do Plano Nacional de Educação e as múltiplas questões que envolvem sua efetivação. O levantamento e a análise da produção científica permitem captar alguns desses movimentos, permitindo situar a produção de um programa de pós-graduação no contexto mais amplo da área da política e gestão da educação. Para tanto, elege-se o PPPGEdu/UFGD como um estudo de caso, representativo das políticas constituidoras da focalização educação básica-pós-graduação. Foram levantadas 65 produções, sendo 60 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado na Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica”. Foi possível constatar um conjunto de desafios para a pesquisa educacional, na perspectiva da política e da gestão, no internacional, nacional e local, com a notificação das problemáticas, ainda, presentes na educação básica, foco das pesquisas educacionais nesses espaços de síntese assimétrica, podendo iluminar os processos de decisão para a melhoria, ainda necessária, da educação básica para todas as regiões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dorados

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós-
Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pelo PNPD/CAPES. Professora da
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atualmente Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa
“Estado, Política e Gestão da Educação - GEPGE”.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando
junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, líder do Grupo PAES. 

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP), e
Pós-Doutor pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Professor da UFGD, atuando junto
ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GEPGE. 

Referências

ARANDA, Maria Alice de M.; PERBONI, Fabio. Diálogos universidade-escola: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação – GEPGE”. In: REAL, Giselle C. M.; SANTOS JÚNIOR, José (Orgs.). Diálogos universidade-escola: contribuições para a prática da gestão escolar. 1. ed., Jundia, SP, Paco Editorial, 2020 (Coletânea Colóquios sobre avaliação e ensino)

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Palácio do Planalto, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 jul. 2021.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Os planos Nacionais de Pós-Grdduação (PNPG): uma discussão sobre a política de C&T nacional e a formação da agenda de pesquisa. Brasília: Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2020. Disponoível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/RelatrioTcnicoPNPGs.pdf. Acesso em: 20 jul 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília: Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf. Acesso em: 19 jul 2021.

CAPES. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Educação.Brasília: Capes, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/20122017-educacao-relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017-final-pdf. Acesso em: 21 jul 2021.

CORRAZA, Sandra Mara. Manual infame... Mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. Em tese, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, 2016, p. 95 – 105. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/11157/9736 >. Acesso em: 16 jul. 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200.

DI GIORGI, Cristano A. Gaborggini. Uma Outra Escola é Possível. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

DUARTE, C. S. A educação como um direito fundamental de natureza social. Educação & Soceidade, Campinas, v. 28, n.100, pp. 691-713. DOI 10.1590/S0101-73302007000300004. Disponível em: https;//doi.org/10.1590/S0101-73302007000300004. Acesso em: 20 jul. 2021.

FREITAS, D. N. T. de. A avaliação da educação básica no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

IBGE. Cidades: Dourados-MS. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/dourados/panorama. Acesso em: 21 ju. 2021.

MAGALHÃES, A. M. da S. Políticas e expansão da pós-graduação stricto sensu nas universidades federais em Mato Grosso do Sul (2003-2016): uma análise das condições materiais e simbólicas. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Teses%20Defendidas/Ana%20Maria%20da%20Silva%20Magalh%C3%A3es.pdf. Acesse em: 21 jul. 2021.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2006.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade [online]. Campinas, 2009, v. 30, n. 108, pp. 739-760. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300006. Acesso em: 21 jul 2021.

PERBONI, Fabio.; OLIVEIRA, Regina. T. Cestari. de. Hibridismo na gestão escolar. Revista Educação em Questão, v. 59, n. 59, 10 fev. 2021.

SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livros, 2007.

SANTOS, R.; SARAT, M. História e memória da educação na UFGD: os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2008-2018). In: REAL, G.C.M.; MARQUES, E.P.de S. A UFGD na memória científica: contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação. Dourados: editora da UFGD, 2020, p. 23 – 52.

SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPED, 1996.

SOUSA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. de; ALAVARSE, O. M. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. In: FREITAS, D. N. T. de; REAL, G. C.

M. (Orgs.). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados: editora UFGD, 2011, p. 13 – 23.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, 2016.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 159-174, jan./abr. 2012.

UFGD. Portal da Universidade Federal da Grande Dourados. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado em Educação. (Base de dados das Dissertações e Teses Defendidas). Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/index . Acesso em: jul. 2021.

VERGER, Antoni; NORMAND, Romuald. Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 599-622, jul./set. 2015.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

DE MIRANDA ARANDA, M. A.; MARTINS REAL, G. C. .; PERBONI, F. . EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação : politics and management as an object of postgraduate research. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020176, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1660. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1660. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)