EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação

politics and management as an object of postgraduate research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1660

Palavras-chave:

Educação Básica. Política e gestão educacional. Pesquisa em Educação.

Resumo

O artigo aprofunda a relação entre a educação básica e a pós-graduação em educação, em virtude da prospecção comum em contribuir com a melhoria da educação básica e, ainda, por ser pouco referenciada. Tem como objetivo revelar os temas que se constituem como objeto de estudo da pós-graduação em educação ao tratar das políticas e da gestão para a educação básica em período recente, especificamente entre 2010 e 2020. Esta última década foi marcada por intensos debates e disputas em torno das políticas educacionais. Destacam-se as discussões em torno do Plano Nacional de Educação e as múltiplas questões que envolvem sua efetivação. O levantamento e a análise da produção científica permitem captar alguns desses movimentos, permitindo situar a produção de um programa de pós-graduação no contexto mais amplo da área da política e gestão da educação. Para tanto, elege-se o PPPGEdu/UFGD como um estudo de caso, representativo das políticas constituidoras da focalização educação básica-pós-graduação. Foram levantadas 65 produções, sendo 60 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado na Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica”. Foi possível constatar um conjunto de desafios para a pesquisa educacional, na perspectiva da política e da gestão, no internacional, nacional e local, com a notificação das problemáticas, ainda, presentes na educação básica, foco das pesquisas educacionais nesses espaços de síntese assimétrica, podendo iluminar os processos de decisão para a melhoria, ainda necessária, da educação básica para todas as regiões brasileiras.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dorados

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós-
Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pelo PNPD/CAPES. Professora da
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atualmente Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa
“Estado, Política e Gestão da Educação - GEPGE”.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na
Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando
junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, líder do Grupo PAES. 

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP), e
Pós-Doutor pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Professor da UFGD, atuando junto
ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GEPGE. 

Referências

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

DE MIRANDA ARANDA, M. A.; MARTINS REAL, G. C. .; PERBONI, F. . EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação : politics and management as an object of postgraduate research. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020176, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1660. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1660. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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