ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA A PARTIR DE UM CENÁRIO DE LÍNGUAS E IDENTIDADES CERCEADAS

Autores

  • Janaina Moreira Pacheco de Souza UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1748

Palavras-chave:

Narrativa (auto)biográfica. Formação docente. Prática de linguagem. Pesquisa.

Resumo

Interessa, neste artigo, apresentar reflexões tecidas durante a escrita da tese de doutorado em Educação, quando optou-se pela abordagem narrativa (auto)biográfica como caminho de investigação da pesquisa sobre agentes de letramento em escolas de fronteira, tendo em vista a racionalidade humana, sensível e compartilhada (BRAGANÇA, 2014) apresentada por essa abordagem teórica-metodológica. As reflexões ancoradas na abordagem apresentaram dimensões experienciais de uma professora alfabetizadora que nos permitiram compreender a formação e o saber fazer docente a partir de práticas linguísticas reflexivas. Além disso, observou-se que a construção do conhecimento está implicada diretamente no envolvimento do sujeito com seu processo biocognitivo, permitindo-lhe integrar à consciência, descobertas, significados e aprendizados que são primordiais numa pesquisa. Fundamentaremos essas reflexões em estudos bibliográficos que  conferem às narrativas o potencial formativo do sujeito de uma pesquisa, articulando ação e reflexão através de um movimento subjetivo e autorreflexivo.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

MOREIRA PACHECO DE SOUZA, J. ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA A PARTIR DE UM CENÁRIO DE LÍNGUAS E IDENTIDADES CERCEADAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022076, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1748. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1748. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos