ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA A PARTIR DE UM CENÁRIO DE LÍNGUAS E IDENTIDADES CERCEADAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1748Palavras-chave:
Narrativa (auto)biográfica. Formação docente. Prática de linguagem. Pesquisa.Resumo
Interessa, neste artigo, apresentar reflexões tecidas durante a escrita da tese de doutorado em Educação, quando optou-se pela abordagem narrativa (auto)biográfica como caminho de investigação da pesquisa sobre agentes de letramento em escolas de fronteira, tendo em vista a racionalidade humana, sensível e compartilhada (BRAGANÇA, 2014) apresentada por essa abordagem teórica-metodológica. As reflexões ancoradas na abordagem apresentaram dimensões experienciais de uma professora alfabetizadora que nos permitiram compreender a formação e o saber fazer docente a partir de práticas linguísticas reflexivas. Além disso, observou-se que a construção do conhecimento está implicada diretamente no envolvimento do sujeito com seu processo biocognitivo, permitindo-lhe integrar à consciência, descobertas, significados e aprendizados que são primordiais numa pesquisa. Fundamentaremos essas reflexões em estudos bibliográficos que conferem às narrativas o potencial formativo do sujeito de uma pesquisa, articulando ação e reflexão através de um movimento subjetivo e autorreflexivo.
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