RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1874

Palavras-chave:

estereótipos, gênero, representações, livros didáticos

Resumo

Este artigo se refere a um estudo acerca dos estereótipos de gênero expostos nas imagens dos livros didáticos utilizados pelo 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul. Teve por objetivo analisar se as imagens dos livros didáticos contribuem para reforçar ou desconstruir os estereótipos de gênero predominantes na sociedade. A pesquisa documental foi realizada a partir da análise das imagens existentes em três livros didáticos, das áreas de Ciências, História e Geografia. Assim, foram encontradas imagens de homens lavando louça e limpando a casa, imagens de meninas brincando de futebol e skate, além de imagens críticas acerca da sobrecarga de trabalho realizada pelas mulheres ou sobre o trabalho das empregadas domésticas, que somente em 2013 tiveram os seus direitos trabalhistas reconhecidos. Nos três livros didáticos analisados, não foram encontradas imagens que reforçassem claramente os estereótipos de gênero, pois embora tenha sido encontrada a imagem de uma menina brincando de boneca, o texto dizia que ela também brincava de futebol e em outro momento apresentava a imagem de uma menina jogando bola. A partir do estudo realizado, foi possível notar que há avanços e tentativas de desconstrução de estereótipos de gênero, nas imagens existentes nos livros didáticos. Deste modo, o trabalho de adequar os livros didáticos, a fim de contribuir com a desconstrução dos estereótipos de gênero, é relevante e necessário, por se tratar de um tipo de material que os alunos de escolas públicas mais utilizam em seu processo de aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Luana de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pelo Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS); Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

PERES GONÇALVES, J.; DE OLIVEIRA ROCHA, L. . RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero?. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022053, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1874. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1874. Acesso em: 3 maio. 2024.

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Artigos