RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero?
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1874Palavras-chave:
estereótipos, gênero, representações, livros didáticosResumo
Este artigo se refere a um estudo acerca dos estereótipos de gênero expostos nas imagens dos livros didáticos utilizados pelo 5° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul. Teve por objetivo analisar se as imagens dos livros didáticos contribuem para reforçar ou desconstruir os estereótipos de gênero predominantes na sociedade. A pesquisa documental foi realizada a partir da análise das imagens existentes em três livros didáticos, das áreas de Ciências, História e Geografia. Assim, foram encontradas imagens de homens lavando louça e limpando a casa, imagens de meninas brincando de futebol e skate, além de imagens críticas acerca da sobrecarga de trabalho realizada pelas mulheres ou sobre o trabalho das empregadas domésticas, que somente em 2013 tiveram os seus direitos trabalhistas reconhecidos. Nos três livros didáticos analisados, não foram encontradas imagens que reforçassem claramente os estereótipos de gênero, pois embora tenha sido encontrada a imagem de uma menina brincando de boneca, o texto dizia que ela também brincava de futebol e em outro momento apresentava a imagem de uma menina jogando bola. A partir do estudo realizado, foi possível notar que há avanços e tentativas de desconstrução de estereótipos de gênero, nas imagens existentes nos livros didáticos. Deste modo, o trabalho de adequar os livros didáticos, a fim de contribuir com a desconstrução dos estereótipos de gênero, é relevante e necessário, por se tratar de um tipo de material que os alunos de escolas públicas mais utilizam em seu processo de aprendizagem.
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