MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica, Ensino de Biologia, Conteúdos de Matemática, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo problematiza a conexão da Biologia e da Matemática, considerando a prática pedagógica, por meio de uma revisão bibliográfica a partir da busca de produções que descrevem situações da relação da Biologia e da Matemática, considerando práticas efetivas pautadas nessa relação, utilizadas para potencializar principalmente o ensino de conteúdos de Genética na educação básica. A coleta de dados foi realizada utilizando-se para a pesquisa as bases de dados: Biblioteca digital USP – Teses e Dissertações, Acervo UNESP e no Portal de Periódicos Capes/MEC, dentro de um recorte temporal entre os anos de 2010 a 2020. Os resultados apontam existir escassez de pesquisas com foco na relação destas duas unidades curriculares associadas a práticas de ensino e aprendizagem. Observa-se a importância da conexão entre a Biologia e Matemática em situações de ensino e de aprendizagem e a relevância de se buscar que o aluno seja autônomo, reflexivo no seu processo de aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Univates: Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas -UNIVATES-RS; Doutorando em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES; Graduado em Ciências Biológicas-UEMG; Professor da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais, Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas-UNIVATES-RS; Voluntário do Grupo de Pesquisa Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências-UNIVATES-RS, Lajeado, RS, Brasil.

Andreia Aparecida Strohschoen, Univates: Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Ecologia, Professora dos Programas de Pós-graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino - PPGEnsino e Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE; Graduada em Ciências Biológicas-UNIVATES; Grupo de Pesquisa Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências-UNIVATES-RS, Lajeado, RS, Brasil.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

REIS, E. F. .; STROHSCHOEN, A. A. MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022028, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1673. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos