MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica, Ensino de Biologia, Conteúdos de Matemática, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo problematiza a conexão da Biologia e da Matemática, considerando a prática pedagógica, por meio de uma revisão bibliográfica a partir da busca de produções que descrevem situações da relação da Biologia e da Matemática, considerando práticas efetivas pautadas nessa relação, utilizadas para potencializar principalmente o ensino de conteúdos de Genética na educação básica. A coleta de dados foi realizada utilizando-se para a pesquisa as bases de dados: Biblioteca digital USP – Teses e Dissertações, Acervo UNESP e no Portal de Periódicos Capes/MEC, dentro de um recorte temporal entre os anos de 2010 a 2020. Os resultados apontam existir escassez de pesquisas com foco na relação destas duas unidades curriculares associadas a práticas de ensino e aprendizagem. Observa-se a importância da conexão entre a Biologia e Matemática em situações de ensino e de aprendizagem e a relevância de se buscar que o aluno seja autônomo, reflexivo no seu processo de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Univates: Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas -UNIVATES-RS; Doutorando em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES; Graduado em Ciências Biológicas-UEMG; Professor da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais, Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas-UNIVATES-RS; Voluntário do Grupo de Pesquisa Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências-UNIVATES-RS, Lajeado, RS, Brasil.

Andreia Aparecida Strohschoen, Univates: Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Ecologia, Professora dos Programas de Pós-graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino - PPGEnsino e Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE; Graduada em Ciências Biológicas-UNIVATES; Grupo de Pesquisa Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências-UNIVATES-RS, Lajeado, RS, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Lourdes M. W. de; SILVA, H. C. da. A Matematização em Atividades de Modelagem Matemática. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.3, p.207-227, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1982- 5153.2015v8n3p207>. Acesso em 24 abr. 2021.

BARBOSA, Magali A. As elaborações de conhecimentos geométricos no ensino fundamental II em uma microbacia = o papel da mediação do professor e da matematização do lugar/ambiente. Dissertação (Mestrado) – São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, 2013. 207 p. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287072>. Acesso em: 20 ago. 2021.

BELLINI, L. Marta. Epistemologia da biologia em um enfoque piagetiano: para pensar o ensino de Ciências. In MEGLHIORATTI, Fernanda A.; OLIVEIRA, André Luis de; FERRAZ, Daniela F. (Orgs.), Estratégias de ensino e aprendizagem em ciências: reflexões e práticas. (Coleção Ensino de Ciências Cascavel, 2a ed., p. 15-57). Cascavel: Edunioeste, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.> Acesso em: 28 de mar. 2021.

CARBONEL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CONCEIÇÃO, Fábio H. G.; SANTOS, Andréia B.dos; MENEZES, B. V. de; TORRES, N. L. A importância da aplicabilidade da matemática no cotidiano: Perspectiva do aluno Jovem e Adulto. II Encontro Científico Multidisciplinar, 2016. Anais... II Encontro Científico Multidisciplinar FAMA – Faculdade Amadeus Aracaju/SE. 2016.

COUTINHO, Renato M. Equações diferenciais com retardo em biologia de populações. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica, 2010.

COX, Charles; REYNOLDS, Birdy; SCHUNN, Christian; SCHUCHARDT, Anita. Using Mathematics and Engineering to Solve Problems in Secondary Level Biology. Journal of STEM Education. v.17, n. 1, 22-3-, 2016.

EAGER, Eric; PEIRCE, James; BARLOW, Patrick. Math Bio or BioMath? Flipping the Mathematical Biology Classroom. Letters in Biomathematics. v.1, p.139-155. <https://doi.org/10.1080/23737867.2014.11414476>. Acesso em: 28 de mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

FREITAS, Wanderley S. de. A Matematização Crítica em projeto de Modelagem. Tese (Doutorado em Educação, Conhecimento e Inclusão Social). Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais. 2013.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an education task. Dordrecht: Kluwer, 1973.

KELLNER, Eva; ATTORPS, Iiris. Primary school teachers’ concerns and needs in biology and mathematics teaching. Nordic Studies in Science Education. 11. 282. 10.5617/nordina.964. 2015.

LUCCAS, Simone; BATISTA, Irinéa de L. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 451-468, 2011.

MARTINS, Endrigo A. A influência da “matematização” na aprendizagem de ciências naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do ensino fundamental. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2014.

MENDES, Gabriela H. G. I. Matematização e Ensino de Física: uma discussão de noções docentes. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.

MENDES, Gabriela H. G. I.; BATISTA, Irinéa de L. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 3, p. 757-771, 2016.

NEVIN, Ann I.; THOUSAND, Jacqueline S.; VILLA, Richard A. Collaborative teaching for teacher educatorsdWhat does the research say? Teaching and Teacher Education, v. 25, p. 569–574, 2009. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X0900028>. Acesso em: 20 mar. 2021.

NUNES, Rodrigo dos R.; RIBEIRO, Josiane da C. L.; AMORIM, Ricardo J. R. A aprendizagem colaborativa na formação docente: prática pedagógica e tecnologias digitais. Revista Profissão Docente, v. 17, n. 36, p. 21-34, jan.- jul., UNIUBE, Uberaba-MG, 2017. Disponível em: <http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1108>. Acesso em: 20 mar. 2021.

OLIVEIRA, Márcia A. R. de. O Ensino de Ciências e Biologia e a Sala de Aula Invertida: Uma tendência contemporânea. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ handle/10183/201591/001105766.pdf?sequence= 1&isAllowed=y>. Acesso em: 23 de mar. 2021.

OLIVEIRA, Rodrigo C. de. Matematização: estudo de um processo. 62f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

REIS, Erisnaldo F. Modelagem Matemática e Leishmaniose: Proposta de Ensino e de Aprendizagem Relacionando Biologia e Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES-RS, 2016. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/browse?type=author&value=Reis%2C+Erisnaldo+Francisco>. Acesso em: 22 mar. 2021.

REIS, Róbson R. dos. Heidegger e os limites da matematização no conhecimento dos organismos vivos. Kriterion: Revista de Filosofia. v. 58, n. 138, 2017. [Acessado 20 Agosto 2021] , pp. 691-710. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0100-512X2017n13713rrr>. Acesso em 20 ago. 2021.

REIS, Erisnaldo F.; QUARTIERI, Marli T.; STROHSCHOEN, Andreia A. G. Modelagem matemática e biologia associadas para estudo da leishmaniose no ensino médio. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38-47, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p38-47.i5340. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5340>. Acesso em: 24 mar. 2021.

ROUX, S. Forms of mathematization (14th-17th centuries). Early Science and Medicine, Leiden, v. 15, n. 4-5, p. 319-337, 2010.

ROZENSZAJN, Ronit; YARDEN, Anat. Mathematics and biology teachers' tacit views of the knowledge required for teaching: varying relationships between CK and PCK. International Journal of STEM Education. 2014. <https://doi.org/1. 10.1186/s40594-014-0011-7>.

SAMPAIO, Cassia F.; SILVA, Amanda G. da. Uma introdução à biomatemática: a importância da Transdisciplinaridade entre biologia e matemática. Anais...VI Colóquio: Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE, Brasil, 2012. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10179/26/26.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2021.

SILVA, Amsranon G. F. G. da. Matemática Aplicada à Biologia. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional do Departamento de Matemática) da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2016. Disponivel em: http://www.repositorio. ufc.br/handle/riufc/19087. Acesso em: 02 abr. 2021.

SILVA, Heloísa Cristina da. Matematização e Modelagem Matemática: possíveis aproximações. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Londrina. Universidade Estadual de Londrina. 2013. Disponivel em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_1e1ae358d6cc3c8860134710623c4b54>. Acesso em: 02 abr. 2021.

SILVA, Suzana F. da; GOMES, Hugo G. de L. Matemática interligada a biologia: o estudo da função exponencial no ensino médio com o auxílio do Geogebra. V CONEDU- Congresso Nacional de educação. 2018. Anais... V CONEDU, Olinda - PE de 17 a 20 de outubro, 2018, Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6142_10092018102646.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.

SILVA Jr., César da. Biologia 3, Ensino Médio,11 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SILVA Jr., G. B. Biologia e matemática: diálogos possíveis no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008. Disponível em <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/281-1-A-gt2_silva%20j%C3%BAnior_tc.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.

TOLENTINO, Jucicleide das D. .; FERREIRA, Ana C.; TORISU, Edmilson M. Autoeficácia matemática e motivação para aprender na formação inicial de pedagogos. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 36, e227158, 2020 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100265&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 ago. 2021.

TREFFERS, A. Three Dimensions: a modelo of goal and theory description in mathematics instruction – The Wiskobas Project. Dordrecht: Reidel Publishing Company. 1987.

TREFFERS, A.; GOFFREE, F. Rational analysis of realistic mathematics education: the Wiskobas program. In: STREEFLAND, L. (Ed.). Proceedings of the Ninth International Conference for the Psychology of Mathematics Education: individual contributions. Utrecht: University of Utrecht, 1985. v. 2, p. 97-121.

VIZCAINO, Diego. Papel da matematização nas explicações de professores e alunos em disciplinas de física na formação inicial de professores. 2013. 257 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110910>.

VIZCAÍNO, Diego; TERRAZZAN, Eduardo. Significados de "matematização" de professores e estudantes de um curso de licenciatura em física: um estudo de caso. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v.8, p. 54 – 65, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

REIS, E. F. .; STROHSCHOEN, A. A. MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022028, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1673. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos