MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673Palavras-chave:
Revisão Bibliográfica, Ensino de Biologia, Conteúdos de Matemática, Ensino e aprendizagemResumo
Este artigo problematiza a conexão da Biologia e da Matemática, considerando a prática pedagógica, por meio de uma revisão bibliográfica a partir da busca de produções que descrevem situações da relação da Biologia e da Matemática, considerando práticas efetivas pautadas nessa relação, utilizadas para potencializar principalmente o ensino de conteúdos de Genética na educação básica. A coleta de dados foi realizada utilizando-se para a pesquisa as bases de dados: Biblioteca digital USP – Teses e Dissertações, Acervo UNESP e no Portal de Periódicos Capes/MEC, dentro de um recorte temporal entre os anos de 2010 a 2020. Os resultados apontam existir escassez de pesquisas com foco na relação destas duas unidades curriculares associadas a práticas de ensino e aprendizagem. Observa-se a importância da conexão entre a Biologia e Matemática em situações de ensino e de aprendizagem e a relevância de se buscar que o aluno seja autônomo, reflexivo no seu processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lourdes M. W. de; SILVA, H. C. da. A Matematização em Atividades de Modelagem Matemática. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.3, p.207-227, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/1982- 5153.2015v8n3p207>. Acesso em 24 abr. 2021.
BARBOSA, Magali A. As elaborações de conhecimentos geométricos no ensino fundamental II em uma microbacia = o papel da mediação do professor e da matematização do lugar/ambiente. Dissertação (Mestrado) – São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, 2013. 207 p. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287072>. Acesso em: 20 ago. 2021.
BELLINI, L. Marta. Epistemologia da biologia em um enfoque piagetiano: para pensar o ensino de Ciências. In MEGLHIORATTI, Fernanda A.; OLIVEIRA, André Luis de; FERRAZ, Daniela F. (Orgs.), Estratégias de ensino e aprendizagem em ciências: reflexões e práticas. (Coleção Ensino de Ciências Cascavel, 2a ed., p. 15-57). Cascavel: Edunioeste, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.> Acesso em: 28 de mar. 2021.
CARBONEL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
CONCEIÇÃO, Fábio H. G.; SANTOS, Andréia B.dos; MENEZES, B. V. de; TORRES, N. L. A importância da aplicabilidade da matemática no cotidiano: Perspectiva do aluno Jovem e Adulto. II Encontro Científico Multidisciplinar, 2016. Anais... II Encontro Científico Multidisciplinar FAMA – Faculdade Amadeus Aracaju/SE. 2016.
COUTINHO, Renato M. Equações diferenciais com retardo em biologia de populações. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica, 2010.
COX, Charles; REYNOLDS, Birdy; SCHUNN, Christian; SCHUCHARDT, Anita. Using Mathematics and Engineering to Solve Problems in Secondary Level Biology. Journal of STEM Education. v.17, n. 1, 22-3-, 2016.
EAGER, Eric; PEIRCE, James; BARLOW, Patrick. Math Bio or BioMath? Flipping the Mathematical Biology Classroom. Letters in Biomathematics. v.1, p.139-155. <https://doi.org/10.1080/23737867.2014.11414476>. Acesso em: 28 de mar. 2021.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.
FREITAS, Wanderley S. de. A Matematização Crítica em projeto de Modelagem. Tese (Doutorado em Educação, Conhecimento e Inclusão Social). Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais. 2013.
FREUDENTHAL, H. Mathematics as an education task. Dordrecht: Kluwer, 1973.
KELLNER, Eva; ATTORPS, Iiris. Primary school teachers’ concerns and needs in biology and mathematics teaching. Nordic Studies in Science Education. 11. 282. 10.5617/nordina.964. 2015.
LUCCAS, Simone; BATISTA, Irinéa de L. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 451-468, 2011.
MARTINS, Endrigo A. A influência da “matematização” na aprendizagem de ciências naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do ensino fundamental. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2014.
MENDES, Gabriela H. G. I. Matematização e Ensino de Física: uma discussão de noções docentes. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014.
MENDES, Gabriela H. G. I.; BATISTA, Irinéa de L. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 3, p. 757-771, 2016.
NEVIN, Ann I.; THOUSAND, Jacqueline S.; VILLA, Richard A. Collaborative teaching for teacher educatorsdWhat does the research say? Teaching and Teacher Education, v. 25, p. 569–574, 2009. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X0900028>. Acesso em: 20 mar. 2021.
NUNES, Rodrigo dos R.; RIBEIRO, Josiane da C. L.; AMORIM, Ricardo J. R. A aprendizagem colaborativa na formação docente: prática pedagógica e tecnologias digitais. Revista Profissão Docente, v. 17, n. 36, p. 21-34, jan.- jul., UNIUBE, Uberaba-MG, 2017. Disponível em: <http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1108>. Acesso em: 20 mar. 2021.
OLIVEIRA, Márcia A. R. de. O Ensino de Ciências e Biologia e a Sala de Aula Invertida: Uma tendência contemporânea. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ handle/10183/201591/001105766.pdf?sequence= 1&isAllowed=y>. Acesso em: 23 de mar. 2021.
OLIVEIRA, Rodrigo C. de. Matematização: estudo de um processo. 62f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
REIS, Erisnaldo F. Modelagem Matemática e Leishmaniose: Proposta de Ensino e de Aprendizagem Relacionando Biologia e Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES-RS, 2016. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/browse?type=author&value=Reis%2C+Erisnaldo+Francisco>. Acesso em: 22 mar. 2021.
REIS, Róbson R. dos. Heidegger e os limites da matematização no conhecimento dos organismos vivos. Kriterion: Revista de Filosofia. v. 58, n. 138, 2017. [Acessado 20 Agosto 2021] , pp. 691-710. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0100-512X2017n13713rrr>. Acesso em 20 ago. 2021.
REIS, Erisnaldo F.; QUARTIERI, Marli T.; STROHSCHOEN, Andreia A. G. Modelagem matemática e biologia associadas para estudo da leishmaniose no ensino médio. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38-47, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p38-47.i5340. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5340>. Acesso em: 24 mar. 2021.
ROUX, S. Forms of mathematization (14th-17th centuries). Early Science and Medicine, Leiden, v. 15, n. 4-5, p. 319-337, 2010.
ROZENSZAJN, Ronit; YARDEN, Anat. Mathematics and biology teachers' tacit views of the knowledge required for teaching: varying relationships between CK and PCK. International Journal of STEM Education. 2014. <https://doi.org/1. 10.1186/s40594-014-0011-7>.
SAMPAIO, Cassia F.; SILVA, Amanda G. da. Uma introdução à biomatemática: a importância da Transdisciplinaridade entre biologia e matemática. Anais...VI Colóquio: Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE, Brasil, 2012. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10179/26/26.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2021.
SILVA, Amsranon G. F. G. da. Matemática Aplicada à Biologia. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional do Departamento de Matemática) da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2016. Disponivel em: http://www.repositorio. ufc.br/handle/riufc/19087. Acesso em: 02 abr. 2021.
SILVA, Heloísa Cristina da. Matematização e Modelagem Matemática: possíveis aproximações. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Londrina. Universidade Estadual de Londrina. 2013. Disponivel em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_1e1ae358d6cc3c8860134710623c4b54>. Acesso em: 02 abr. 2021.
SILVA, Suzana F. da; GOMES, Hugo G. de L. Matemática interligada a biologia: o estudo da função exponencial no ensino médio com o auxílio do Geogebra. V CONEDU- Congresso Nacional de educação. 2018. Anais... V CONEDU, Olinda - PE de 17 a 20 de outubro, 2018, Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6142_10092018102646.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.
SILVA Jr., César da. Biologia 3, Ensino Médio,11 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
SILVA Jr., G. B. Biologia e matemática: diálogos possíveis no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008. Disponível em <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/281-1-A-gt2_silva%20j%C3%BAnior_tc.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.
TOLENTINO, Jucicleide das D. .; FERREIRA, Ana C.; TORISU, Edmilson M. Autoeficácia matemática e motivação para aprender na formação inicial de pedagogos. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 36, e227158, 2020 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100265&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 ago. 2021.
TREFFERS, A. Three Dimensions: a modelo of goal and theory description in mathematics instruction – The Wiskobas Project. Dordrecht: Reidel Publishing Company. 1987.
TREFFERS, A.; GOFFREE, F. Rational analysis of realistic mathematics education: the Wiskobas program. In: STREEFLAND, L. (Ed.). Proceedings of the Ninth International Conference for the Psychology of Mathematics Education: individual contributions. Utrecht: University of Utrecht, 1985. v. 2, p. 97-121.
VIZCAINO, Diego. Papel da matematização nas explicações de professores e alunos em disciplinas de física na formação inicial de professores. 2013. 257 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110910>.
VIZCAÍNO, Diego; TERRAZZAN, Eduardo. Significados de "matematização" de professores e estudantes de um curso de licenciatura em física: um estudo de caso. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v.8, p. 54 – 65, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Strohschoen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).