DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E PÓS-GRADUAÇÃO: motivações e dificuldades para cursar um mestrado acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1751

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente. Pós-graduação. Mestrado.

Resumo

O texto possui como objetivo discutir a pós-graduação stricto sensu como espaço de desenvolvimento profissional docente, investigando as dificuldades para ingresso e para permanência, além das motivações de cursar um mestrado acadêmico. O referencial teórico parte de autores da formação docente, como Gatti et al. (2019), Fiorentini e Crecci (2013), entre outros. A metodologia do estudo, de caráter exploratório, segue uma abordagem mista, utilizando dados qualitativos e quantitativos, coletados por meio de questionário digital. Os participantes da pesquisa são discentes de um curso de mestrado acadêmico de uma instituição pública, localizada no Nordeste Paraense. Os resultados da pesquisa apontam como principal motivação para o retorno aos estudos a busca pela carreira docente no ensino superior, corroborando o mestrado como espaço indutor de desenvolvimento profissional docente. Entre as dificuldades de ingresso, destacou-se a falta de tempo para se preparar para o processo seletivo. Quanto às dificuldades de permanência, as restrições financeiras foram as que se destacaram. Os resultados indicam ainda maior dificuldade de permanência por parte das alunas, evidenciando diferenças nas condições entre homens e mulheres para cursar a pós-graduação.

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Biografia do Autor

Geiziane Lima, Universidade Federal do Pará- Graduação

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- Campos de Castanhal.

Débora Alfaia, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação, Universidade de Brasília (UnB); docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Castanhal- Brasil; Grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação (GEPIntE).

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

FERREIRA DE LIMA, G.; ALFAIA DA CUNHA, D. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E PÓS-GRADUAÇÃO: motivações e dificuldades para cursar um mestrado acadêmico . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022020, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1751. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1751. Acesso em: 31 out. 2024.

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Artigos