DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E PÓS-GRADUAÇÃO: motivações e dificuldades para cursar um mestrado acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1751Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente. Pós-graduação. Mestrado.Resumo
O texto possui como objetivo discutir a pós-graduação stricto sensu como espaço de desenvolvimento profissional docente, investigando as dificuldades para ingresso e para permanência, além das motivações de cursar um mestrado acadêmico. O referencial teórico parte de autores da formação docente, como Gatti et al. (2019), Fiorentini e Crecci (2013), entre outros. A metodologia do estudo, de caráter exploratório, segue uma abordagem mista, utilizando dados qualitativos e quantitativos, coletados por meio de questionário digital. Os participantes da pesquisa são discentes de um curso de mestrado acadêmico de uma instituição pública, localizada no Nordeste Paraense. Os resultados da pesquisa apontam como principal motivação para o retorno aos estudos a busca pela carreira docente no ensino superior, corroborando o mestrado como espaço indutor de desenvolvimento profissional docente. Entre as dificuldades de ingresso, destacou-se a falta de tempo para se preparar para o processo seletivo. Quanto às dificuldades de permanência, as restrições financeiras foram as que se destacaram. Os resultados indicam ainda maior dificuldade de permanência por parte das alunas, evidenciando diferenças nas condições entre homens e mulheres para cursar a pós-graduação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso 10 set. 2021.
BRASIL. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Brasilia, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 Acesso em 04/06/2021.
CABRAL, T. L. O.; SILVA, F. C.; PACHECO, A. S. V.; MELO, P. A. A capes e suas sete décadas: trajetória da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileira de Pós-graduação-RBPG, Brasília, v.16, n. 36, 2020. ISSN (on-line): 2358-2332. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/download/1680/915/. Acesso em: 10 set. 2021.
CISCON-EVANGELISTA, M. R. et. al. Pós-Graduação, formação profissional e postergação da constituição de família própria: um estudo com estudantes de mestrado e doutorado. Psicologia e Saber. Social [S. l.], 1(2), 265-277, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/4908/3631. Acesso em: 14 set. 2021.
CLATES, D. M.; FIGHERA, A.C.M.; CAMARGO, M.C.S. O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-17, abril/junho, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67704. Acesso em: 14 set. 2021.
DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
DESLANDES, S. F. MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 28ª Ed. Revista atualizada, Petrópolis RJ: Vozes 2009. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1114.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.
FALEIRO, W; MACHADO, M. A. C; LEMOS, G. K.G; QUEIROZ, G.C. Ser Mestre em Educação: motivos e motivações por essa Formação Continuada. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v.20, n.44, p.01-14, mai./ago., 2020. Disponível em: http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1348. Acesso em: 12 set. 2021.
FERREIRA, M. F.; LOUREIRO, C. Motivos para a procura de mestrados: estudo exploratório com enfermeiros. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 3, n. 9, p. 67-74, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3882/388239968011.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
FIORENTINI, D.; CRESSI, V. M. Desenvolvimento Profissional Docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v.5, n.8, jan. /jun., 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/74. Acesso em: 29 ago. 21.
GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S; ANDRÉ, M. E. D. A & ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GEOCAPES. Sistema de Informações Georreferenciadas - CAPES. 2021. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/ Acesso em: 05 ago. 2021.
HOSTINS, R. Os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) e suas repercussões na pós-graduação brasileira. Perspectiva 24(1), Florianópolis, 2006, p.133-160. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10315. Acesso em: 09 set. 2021.
LOPES, L. G. Gênero como categoria condicionante de delimitações espaciais: uma análise da trajetória feminina na pós-graduação e produção do conhecimento. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 154-168, 2015. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5691. Acesso em: 15 set. 2021.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, p. 7-22. 2009. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: 27 set. 2021.
MORITZ, G.; MORITZ, M. O.; MELO, P. A. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. II Congresso Internacional IGLU, Florianópolis, dezembro/2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/26136. Acesso em: 09 set. 2021.
MOURAO, L.; MONTEIRO, A. Desenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitual. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 23, n. 1, p. 33-45, mar. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v23n1/a05v23n1.pdf. Acesso em: 11 set. 2021.
NEVES, C. E. B. Ensino superior no Brasil: Expansão, diversificação e inclusão. Trabalho apresentado no XXX Congresso da LASA. São Francisco (EUA), 23 a 26 de maio de 2012. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1114.pdf. Acesso: 01 out. 2021.
PIRES, C. M. C; INGLIORI, S. B. C. Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Ciência & Educação, v. 19, n. 4, p. 1045-1068, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/XdYKLHxmx79TWPh8sVB87zB/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2021.
PÓS-GRADUAÇÃO brasileira cresceu 48% na última década. Site Gov.br. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/02/pos-graduacao-brasileira-cresceu-48-na-ultima-decada. Acesso em: 10 set. 2021.
RAMALHO, B. L.; MADEIRA, V. P. C. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 70-81, número especial, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9gS5G9MGJfFn9C6fwMtx7vp/?lang=pt. Acesso em: 04 set. 2021.
ROSA, L. S.; MACKEDANZ, L. F. A análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v.16, e8574, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8574. Acesso em: 27 set. 2021.
SILVA, S. S.; GONZAGA, A. M. Educação em ciências na Amazônia: do proposto no currículo ao vivido no mestrado acadêmico. Rev. ARETÉ. Manaus. v. 5, n. 8, p. 01-18, 2012. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/32. Acesso em: 30 set. 2021.
SILVA, T. C.; BARDAGI, M. P. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 12, n. 29, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marucia-Bardagi2/publication/308757420_O_aluno_de_posgraduacao_stricto_sensu_no_Brasil_revisao_da_literatura_dos_ultimos_20_anos/links/5854140708ae81995eb1ce8e/Oaluno-de-pos-graduacao-stricto-sensu-no-Brasil-revisao-da-literatura-dos-ultimos-20-anos.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geiziane Lima, Débora Alfaia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).