A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO CAMPO, EM JI-PARANÁ/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692

Palavras-chave:

Infância. Cultura. Identidade.

Resumo

A reflexão apresentada neste texto parte de um recorte da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Escolar, do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional – PPGEEProf, concluído em 2018. Partiu-se do princípio de que a brincadeira está naturalmente presente na infância. Com isso, buscou-se observar as brincadeiras espontâneas infantis no âmbito escolar e compreender a sua representação cultural, se eram e como eram consideradas nas práticas pedagógicas com crianças de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou para a coleta de dados a observação participante, que foi registrada em diário de bordo e registro fotográfico. A observação foi realizada na turma mista de Pré-Escolar I e II, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Edson Lopes, localizada na área rural no município de Ji-Paraná/RO. Participaram da pesquisa a professora da turma e 16 crianças entre quatro e cinco anos de idade. Para analisar os dados utilizou-se o referencial teórico da Sociologia da Infância, tendo como principais referências Sarmento e Gouvea (2008), Abramowicz (2011), Faria e Finco (2011) e Corsaro (2011). As contribuições desta área de estudo concebem a criança como sujeito, protagonista da história e dos processos de socialização, apontando a importância dos interesses infantis em questões que diretamente lhes afetam, de que se constituem na cultura, que produz cultura e a influencia. A análise realizada aponta que as brincadeiras infantis são carregadas de sentido e representam parte das vivências cotidianas das crianças e que nelas estão presentes práticas culturais de dentro e de fora da comunidade. Por outro lado, a pesquisa evidenciou que ainda não foram percebidas pela professora as ricas possibilidades advindas da observação das culturas infantis que podem ser consideradas na prática pedagógica com as crianças. Observa-se a necessidade de formação continuada que oriente o olhar docente para a observação e a escuta das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Maciel Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação escolar. Graduada em pedagogia. Especialista em docência na Educação Infantil. Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Educação na Amazônia, Linha de pesquisa Educação infantil: formação docente e práticas pedagógicas.

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação. Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR.

Leiva Custódio Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Graduada em pedagogia e direito. Especialização em Administração e Planejamento para Docentes. Especialização em Tecnologias Educacionais. Especialização em Gestão Pública. Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Referências

ABRAMOWICZ, A. A Pesquisa com crianças em Infâncias e a Sociologia da Infância. In.: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associado, 2011. Coleção Polêmicas do nosso tempo.

ARROYO, M. G. A Infância Interroga a Pedagogia. In.: SARMENTO, M. J.; GOUVEIA, M. C. S. Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Editora: Vozes, 2008. 277 p.

BENJAMIN, C.; CALDART, R. S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do campo, 2000. (Coleção Por uma Educação Básica do campo v. 3).

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez. 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 03 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF seção 1, p. 32.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

BRASIL. Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/11/2010.

CARVALHO, S. P.; KLISYS, A.; AUGUSTO, S. (Org.). Bem Vindo Mundo! Crianças, cultura e formação de educadores. São Paulo: Petrópolis, 2006. 205 p.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. Trad. De Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COUTINHO, Â. S. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianópolis, SC. Dissertação de mestrado, CED/UFSC: 2002.

EDWARDS, C. Professor e Aprendiz: Parceiro e Guia. O Papel do Professor. In.: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As Cem Linguagens da criança: A experiência de Reggio Emília em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. V. 2, 399 p.

FELIPE, E. S. Infâncias de Assentamento e suas temporalidades históricas. In.: FELIPE, E. S. Infâncias do Campo. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Cap. 1. p. 25-40.

HALL, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11ª edição. Rio de Janeiro: Editora D&P, 2006.

HORN, M. G. S. Sabores, Cores, Sons, aromas: a organização dos Espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PACÍFICO, J. M. Políticas públicas para a Educação Infantil em Porto Velho/RO (1999/2008). Araraquara. 2010. 358 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara.

RINALDI, C. A Pedagogia da Escuta. In.: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As Cem Linguagens da criança. Porto Alegre: Penso, 2016. V. 2, 399 p.

SALLES, F.; FARIA, V. L. B. Currículo na Educação Infantil: diálogo com demais elementos da proposta pedagógica. 2ª edição. São Paulo: Ática, 2012.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In.: SARMENTO, M. J.; GOUVEIA, M. C. S. Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Editora: Vozes, 2008. 277 p.

SARMENTO, M. J. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e Miúdos: Perspectivas sociológicas da infância e educação. Portugal: Asa editores, S.A., 2004. 256 p. (Coleção em foco).

SANTILI, J. Socioambientalismo e novos direitos. São Paulo: Peirópolis, 2005.

SILVA, A. P. S.; PASUCH, J.; SILVA, J. B. Educação Infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012. 271 p. (Coleção Docência em Formação).

SILVA, I. O.; SILVA, A. P. S.; MARTINS, A. A. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências. In: ARAUJO, M. O. Infâncias do Campo. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Cap. 2. p. 41-57. (Caminhos da Educação do Campo).

PASUCH, J.; SILVA, A. P. S. Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo. Anais I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010.

SILVA, H. M.; MACHADO; E. M. A.; PACÍFICO, J. M. O Protagonismo do Coordenador Pedagógico na Formação Docente: Experiência na Educação Infantil em Ji-Paraná-RO. Revista Exitus, Santarém/Pará, v. 08. n.2, p. 111 – 136. Maio/agosto, 2018.

SOUZA, M. F. G. Para além de coelhos e corações: reflexões sobre a prática pedagógica do educador infantil. Linhas críticas, v. 6, n.10. jan. a jun./2000.

SILVA, I. O.; SILVA, A. P. S.; MARTINS, A. A. Infâncias no e do campo: como as Crianças Vivem, brincam, estudam e compartilham experiências? In.: SILVA, I. O.; SILVA, A. P. S.; MARTINS, A. A. Infâncias do Campo. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 284 p. (Caminhos da Educação do Campo).

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

SILVA, H. M.; MACHADO PACÍFICO, J. .; PEREIRA, L. C. . A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO CAMPO, EM JI-PARANÁ/RO. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022002, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1692. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê