AS CRIANÇAS E A NATUREZA EM CONTEXTOS RURAIS AMAZÔNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693

Palavras-chave:

Crianças. Natureza. Mundo rural amazônico.

Resumo

O artigo trata do convívio das crianças com a natureza amazônica em contextos rurais amazônicos da cidade de Abaetetuba-PA, sustentado pela ideia de que elas são seres relacionais e que se constituem em conexão com outros seres e que potencializam atividades e ações neste estado de conexão. Trata-se de uma investigação desenvolvida em 2018 e 2019, que abarcou pesquisas bibliográfica e de campo, utilizando-se recursos etnográficos, cuja centralidade foram entrevistas e observações com as crianças, levando em consideração suas vozes e suas opiniões, tomando-as como sujeitos sociais, produtoras de conhecimento e de uma sociabilidade com seus pares e com adultos. Como resultado, foi possível perceber que as crianças desses contextos possuem concretamente uma conexão com o solo natural, por meio de vivências junto da mãe terra e das águas, ou seja, há uma atitude prospectiva de reinvenção dos conteúdos culturais existentes no lugar através de seus brincares e de outras experiências e, ao mesmo tempo, seus valores do conviver, suas tradições ricas de simbologias amazônicas convertem-se em processos educativos no ordinário da vida. Estes indícios podem ser úteis para pensar possíveis (re)configurações educacionais em contextos rurais na região do Baixo Tocantins/PA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Toutonge, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP); Professora da Faculdade de Educação e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba; Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica.

Maria Natalina Mendes Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (UFPA); Professora da Faculdade de Educação pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica.

Referências

ANDRADE, S. S.; PACHECO, T. do S. C. Infâncias e crianças ribeirinhas da Amazônia marajoara: linguagens e práticas culturais. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, set. /dez. 2016. p. 104-116.

BASTOS, A. P. V. et al. Economia e sociedade na região do Tocantins, Pará. UFPA, NAEA. Belém, n. 259, 2010. p. 1-32.

BRANDÃO, C. R. Olhar o mundo e ver a criança: Ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculo de cultura. Crítica educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.1, jan./jun. 2015a. p.108-132.

BRANDÃO, C. R. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Rev. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, jan. /jun. 2007. p. 11-27.

BRANDÃO, C. R. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2ª ed. – Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005.

CASTRO, E. Terras de preto entre rios e igarapés. In: CASTRO, E. Belém de Águas e Ilhas. Belém: CEJUPA, 2006.

FONSECA, C. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 10, jan./abr., 1999. p. 58-78.

GUSMÃO, N. M. M. Olhar viajante: Antropologia, criança e aprendizagem. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2 (68), p. 161-178, maio/ago. 2012.

LIONETTI, L. (Org.). La historia de las infancias en América Latina. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2018.

MARTINS, J. de S. (Org.). Regimar e seus amigos: a criança na luta pela terra e pela vida. In: MARTINS, J. de S. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.

POJO, E. C. T. Gapuiar de saberes e de processos educativos e identitários na comunidade do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba – PA. 243 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas – SP, 2017.

ROSEMBERG, F. Crianças e adolescentes na sociedade brasileira e a Constituição de 1988. In: OLIVEN, R. G.; RIDENTI, M.; BRANDÃO, G. M. (Org.). A Constituição de 1988 na vida brasileira. São Paulo: Hucitec, 2008.

TIRIBA, L. Educação infantil como direito e alegria. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.1, jan./ abr. 2017, p. 72-86.

UNICEF. Pobreza na Infância e na Adolescência. 2018. Disponível em: https://www.unicef.org. Acesso em: 08 set. 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

TOUTONGE, E.; MENDES FREITAS, M. N. . AS CRIANÇAS E A NATUREZA EM CONTEXTOS RURAIS AMAZÔNICOS. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022005, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1693. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê