AS CRIANÇAS E A NATUREZA EM CONTEXTOS RURAIS AMAZÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693Palavras-chave:
Crianças. Natureza. Mundo rural amazônico.Resumo
O artigo trata do convívio das crianças com a natureza amazônica em contextos rurais amazônicos da cidade de Abaetetuba-PA, sustentado pela ideia de que elas são seres relacionais e que se constituem em conexão com outros seres e que potencializam atividades e ações neste estado de conexão. Trata-se de uma investigação desenvolvida em 2018 e 2019, que abarcou pesquisas bibliográfica e de campo, utilizando-se recursos etnográficos, cuja centralidade foram entrevistas e observações com as crianças, levando em consideração suas vozes e suas opiniões, tomando-as como sujeitos sociais, produtoras de conhecimento e de uma sociabilidade com seus pares e com adultos. Como resultado, foi possível perceber que as crianças desses contextos possuem concretamente uma conexão com o solo natural, por meio de vivências junto da mãe terra e das águas, ou seja, há uma atitude prospectiva de reinvenção dos conteúdos culturais existentes no lugar através de seus brincares e de outras experiências e, ao mesmo tempo, seus valores do conviver, suas tradições ricas de simbologias amazônicas convertem-se em processos educativos no ordinário da vida. Estes indícios podem ser úteis para pensar possíveis (re)configurações educacionais em contextos rurais na região do Baixo Tocantins/PA.
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