POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647

Palavras-chave:

Buraco negro, Educação científica, Ensino de física

Resumo

Este artigo investiga os resultados de uma atividade de divulgação científica sobre o tema dos Buracos Negros, ocorrida em maio de 2019, junto a alunos de turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. Essa atividade teve o objetivo de que os alunos desenvolvessem uma melhor compreensão científica acerca do conceito de Buraco Negro e de tópicos de astrofísica relacionados. Um ponto central foi refletir acerca da primeira imagem de um Buraco Negro que fora divulgada pela mídia cerca de um mês antes da sua realização, em abril de 2019. Para a elaboração da apresentação foi estudado o modo como o conceito de Buraco Negro se desenvolveu historicamente ao longo de mais de dois séculos. Após a realização da apresentação, um questionário foi respondido por n=40 alunos. A análise das distribuições estatísticas das respostas dadas tornou possível compreender as visões e concepções dos alunos sobre questões relacionadas ao teor da atividade feita. O trabalho realizado permitiu compreender as potencialidades do uso da História da Ciência em atividades de educação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Rosa, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).
Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).
Mestre em Física pela USP (1988).
Doutor em Física pela USP (1996).
Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.

Referências

ABBOTT, B. P. et al. Observation of Gravitational Waves from a Binary Black Hole Merger. Physical Review Letters, 116, 061102, 2016. Disponível em: https://journals.aps.org/prl/pdf/10.1103/PhysRevLett.116.061102. Acesso em: 22 jul. 2021.

ANDRADE, E. de L. P. et al. Katie: saindo do buraco negro e impulsionando as meninas para a computação. Anais do XIV Women in Information Technology (WIT), 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11302. Acesso em: 28 jul. 2021.

ARCIDIACONO, G; GOMES, D.; OLIVEIRA, E. Capelas de. Mecânica, Gravitação e Cosmologia: Uma breve introdução. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

CAIRES, L. Dia histórico para a ciência: revelada a primeira imagem de Buraco Negro. Jornal da USP, 10/04/2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/dia-historico-para-a-ciencia-revelada-a-primeira-imagem-de-buraco-negro/. Acesso em: 23 jul. 2021.

CARVALHO, L. M. O. de; MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do aluno e a autoformação de professores. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/KM5pNgvBFLwHGCHsxdqwn6w/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

COUPER, H.; HENBEST, N. A história da astronomia. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

FRÓES, A. L. D. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172014000300016. Acesso em: 23 jul. 2021.

GHIZONI, H. S.; NEVES, M. C. D. Interstellar: A relatividade na ficção científica e o ensino de física. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 21, n. 2, p. 289-310, 2018. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/ff79/6bb79356515b03bd162da0f8169df2207859.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

GUIMARÃES, H. R. E a fotografia do Buraco Negro, hein? Aliás, foto? Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencias, n. 19, p. 93-100, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/9629/7022. Acesso em: 25 jul. 2021.

HAWKING, S. W. Buracos Negros: Palestras da BBC Reith Lectures. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

HOOFT, G. Introduction to the theory of black holes. Utrecht, Netherlands: Utrecht University, 2009. Disponível em: https://webspace.science.uu.nl/~hooft101/lectures/blackholes/BH_lecturenotes.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

LIMA JUNIOR, H. C. D. et al. Sombras de buracos negros: desvendando a física por

detrás da imagem de M87. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20200232, 2021. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2021.

LOBO, M. P. No interior do horizonte de um buraco negro de Schwarzschild. Revista Physicae, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/physicae/article/view/13438. Acesso em: 28 jul. 2021.

LUMINET, J.-P. Image of a spherical black hole with thin accretion disk. Astronomy and Astrophysics, v. 75, p. 228-235, 1979. Disponível em: http://articles.adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-iarticle_query?1979A&A....75..228L&data_type=PDF_HIGH&whole_paper=YES&type=PRINTER&filetype=.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

MACHADO, R. R.; TORT, A. C. Michell, Laplace e as estrelas negras: uma abordagem para professores do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, e2314, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/sf3PwZCcX8Myn8WMjtLqSxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

MAJAESS, D. J. Concerning the Distance to the Center of the Milky Way and its Structure. ArXiv, 2010. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1002.2743.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

MARCHI, F.; LEITE, C. Uma possibilidade de leitura no ensino de física: O tema Buracos Negros através de um livro de divulgação científica. Atas do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336899625_UMA_POSSIBILIDADE_DE_LEITURA_NO_ENSINO_DE_FISICA_O_TEMA_BURACOS_NEGROS_ATRAVES_DE_UM_LIVRO_DE_DIVULGACAO_CIENTIFICA. Acesso em: 25 jul. 2021.

MATSUURA, O. T. A primeira imagem de um Buraco Negro. Cadernos de Astronomia, v. 1, n. 1, p. 52-82, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/31781/21244. Acesso em: 27 jul. 2021.

NEVES, J. C. S. O buraco negro e sua sombra. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200216, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/MNc6M6njv79NbCcbLjBW9HB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

NUNES, I. R. de S. A imagem de um buraco negro: um estudo das geodésicas tipo-luz no espaço-tempo de Schwarzschild. 2021. 72f. Monografia (Bacharelado em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/22383/1/Isabella%20Ramos%20de%20Souza%20Nunes.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

OVERBYE, D. John A. Wheeler, Physicist Who Coined the Term ‘Black Hole,’ Is Dead at 96. The New York Times, April 14, 2008. Disponível em: https://www.nytimes.com/2008/04/14/science/14wheeler.html. Acesso em: 22 jul. 2021.

PENROSE, R. Gravitational collapse and space-time singularities. Physical Review Letters, v. 14, n. 3, p. 57-59, 1965. Disponível em: https://journals.aps.org/prl/pdf/10.1103/PhysRevLett.14.57. Acesso em: 24 jul. 2021.

PENROSE, R. Gravitational Collapse: The Role of General Relativity. General Relativity and Gravitation, v. 34, n. 7, p. 1141-1165, 2002. Disponível em: http://old.phys.huji.ac.il/~barak_kol/Courses/Black-holes/reading-papers/PenroseSing2.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

RIBEIRO, A.; SEDANO, L. Formação docente: o perfil dos professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1234-1255, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/796. Acesso em: 27 jul. 2021.

SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. da S.; FREITAS, N. M. da S. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 175-201, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/720. Acesso em: 25 jul. 2021.

SANTOS, W. G. dos; HALMENSCHLAGER, K. R. Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de física a partir de análise de textos jornalísticos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 181-202, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800. Acesso em: 28 jul. 2021.

SCHWARZSCHILD, K. On the Gravitational Field of a Mass Point according to Einstein’s Theory. ArXiv, 1916. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/physics/9905030.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

SERRA, H. Formação de professores e formação para o ensino de ciências. Educação e Fronteiras On-Line, v. 2, n. 6, p.24-36, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/2165/1242. Acesso em: 27 jul. 2021.

SILVA, A. F.; FERREIRA, J. H.; VIERA, C. A. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 283-304, 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/314. Acesso em: 23 jul. 2021.

SOARES, D. De Schwarzschild a Newton. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20190262, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/JpqMGth8HhLv5fb5QqyYJKg/?lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2021.

SOUZA, Ni. F. M. L. de. eHealth Literacy entre jovens: estudo exploratório sobre o papel das condições socioeconômicas no uso da informação sobre saúde na Internet. 2020. 195 f. Mestrado (Dissertação em Ciências) – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/44437/2/nicole_souza_icict_mest_2020.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.

THE EHT COLLABORATION et al. First M87 Event Horizon Telescope Results. I. The Shadow of the Supermassive Black Hole. The Astrophysical Journal Letter, v. 875, 2019. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/ab0ec7. Acesso em: 27 jul. 2021.

THORNE, K. S. Black Holes and Time Warps: Einstein’s Outrageous Legacy. New York: W.W. Norton & Company, 1994.

THORNE, K. S. The Science of Interestellar. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

TYSON, N. de G. Morte no Buraco Negro e outros dilemas cósmicos. São Paulo: Planeta, 2016.

Downloads

Publicado

2022-06-17

Como Citar

ROSA, V. C.; TEIXEIRA, R. R. P. POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022044, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos